• Rafael Donato e Geovane marcaram os gols do jogo
  • Guarani fica próximo de cair para a Série C do Brasileiro
  • Novorizontino chega a 60 pontos e assume a vice-liderança

O Novorizontino deu mais um enorme passo rumo à elite do futebol brasileiro. A equipe do interior paulista venceu o Guarani por 2 a 0 na noite desta terça-feira, no Brinco de Ouro, em Campinas, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O jogo foi definido ainda na primeira etapa. O Tigre do Vale não tomou conhecimento do adversário do mesmo estado e não se importou com a situação do Bugre.

Em dois escanteios, Rafael Donato e Geovane marcaram os gols da equipe de Novo Horizonte. A vitória levou o time treinado por Eduardo Baptista aos 60 pontos e, portanto, à vice-liderança da competição. Sport e Mirassol vem logo em seguida, com 59. O Santos segue como o líder, com 62. O triunfo deixou o Tigre com o acesso à Série A encaminhado.

Isso porque abriu seis pontos para o quinto colocado, o Ceará. Faltando quatro rodadas para o fim do torneio, o Novorizontino vai precisar fazer um grande “esforço” para perder a vaga. Já a situação do Guarani é complicada. O time de Campinas chegou a 27ª rodada como lanterna do torneio. Neste momento, a distância para a Ponte Preta, primeira equipe fora do Z-4, é de sete pontos. O Bugre tem apenas 31 pontos.

Os dois times voltam a campo no próximo sábado. O Guarani tem pela frente o Goiás, fora de casa, na Serrinha, em Goiânia. Enquanto isso, o Novorizontino encara a Chapecoense, na Arena Condá, em Santa Catarina. Os dois jogos estão marcados para às 17h, horário de Brasília.

O jogo

O jogo começou equilibrado. Precisando da vitória, o Guarani foi melhor por um período e teve a primeira chance do jogo. Aos 19 minutos, Caio Dantas recebeu livre na área e cabeceou. Jordi defendeu e ainda pegou o rebote que bateu nos pés do zagueiro Rafael Donato. Quase saiu um gol contra. O mesmo Rafael Donato, portanto, abriu o placar minutos depois. O zagueiro aproveitou um escanteio e a falha da defesa do Bugre. Era o primeiro gol do jogo.

Na parte final do primeiro tempo, o Guarani perdeu outra grande chance. Bruno Mendes recebeu livre de marcação, de frente para Jordi, e acabou desperdiçando a chance. Minutos depois, veio o castigo. A cobrança de escanteio na primeira trave. Geovane cabeceou e a bola ainda bateu em Matheus Salustiano antes de entrar. Pegorari ainda tentou sair para tentar a defesa, mas já era tarde. Assim, era o segundo gol do jogo, o segundo do Novorizontino.

Na segunda etapa, o Guarani tentou pressionar, mas esbarrou na boa defesa do Tigre e na noite infeliz de seus homens de frente. Matheus Bueno, Caio Dantas e Luan Dias levaram certo perigo, mas nada de gols. O Novorizontino, melhor time, ficou com os contra-ataques, mas não quis se arriscar muito. Por fim, o árbitro finalizou a partida com a vitória do Novorizontino, a primeira da história na casa do Guarani.

Botafogo-SP vence o Amazonas e sai do Z-4

O Botafogo-SP venceu o Amazonas por 1 a 0 na noite desta terça-feira, na Arena da Amazônia, na capital daquele estado. A partida, válida pela 34ª rodada, teve um grande destaque: o goleiro Victor Souza. O arqueiro pegou uma penalidade e foi um dos responsáveis pelo triunfo. Douglas Baggio fez o único gol do jogo. O time quebrou um jejum de três jogos sem vitórias e saiu da zona de rebaixamento.

Com o resultado, o Botafogo chega aos 39 pontos e sai da 17ª para a 15ª colocação. Já o Amazonas segue na 12ª posição, com 45 pontos. Na próxima rodada, o Botafogo pega o Brusque, na terça-feira, no Augusto Bauer, em Santa Catarina. A Onça Pintada recebe, mais uma vez na Arena da Amazônia, o América-MG no mesmo dia.