- Neto Pessoa marcou duas vezes e decidiu o jogo
- Encontro de pai e filho técnicos ficou com o filho
- Novorizontino chega aos 54 pontos e lidera a Série B
O Novorizontino venceu a Ponte Preta por 2 a 1 na noite desta segunda-feira, no Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, interior de São Paulo, em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O encontro entre Nelsinho e Eduardo Baptista ficou mesmo com o filho, que neste momento tem o melhor time da competição. E isso ficou claro logo nos primeiros minutos, quando o Tigre do Vale abriu o placar, com Neto Pessoa.
A pressão do time da casa continuou e Reverson ampliou, mas o VAR anulou o tento. Mas sequer fez falta. Neto Pessoa marcou novamente, desta vez no fim do primeiro tempo, de cabeça. Rodolfo ainda perdeu uma penalidade máxima. No segundo tempo, a Ponte Preta foi melhor durante 30 minutos. De tanto insistir, Iago Dias descontou para a Macaca, mas ficou nisso: 2 a 1.
Com a vitória, o Novorizontino chegou aos 54 pontos e, portanto, voltou à liderança da Série B. Isso porque o Santos havia assumido a ponta ao vencer o Operário-PR, no último sábado, na Vila Belmiro. A Ponte Preta, por sua vez, ficou com 32 pontos e se aproximou da zona de rebaixamento. Neste momento a diferença é de dois pontos.
Os dois times voltam a campo na sexta e no sábado, respectivamente. O Novorizontino encara o Amazonas, em Manaus, na sexta, enquanto a Ponte Preta recebe o Botafogo-SP, no sábado, em Campinas.
Novorizontino decide rápido
O encontro entre pai e filho no comando técnico das equipes ficou, pelo menos no primeiro tempo, para o lado do filho Eduardo Baptista. Isso porque o Novorizontino partiu para cima da Ponte e abriu o placar logo aos três minutos. A bola chegou pelo alto em direção ao gol e Pedro Rocha saiu mal. Neto Pessoa, que estava na jogada, meteu a cabeça e abriu o placar para os donos da casa. Era o primeiro gol do jogo.
A pressão continuou e o Tigre seguiu em cima da Ponte. O time de Campinas tinha dificuldade de ficar com a bola no pé e por isso viu a equipe da casa marcar mais um gol, com Reverson. Contudo, após a análise do VAR, o árbitro constatou a posição irregular do atleta do Tigre do Vale. Então, o placar seguiu com o 1 a 0.
O Novorizontino conseguiu chegar ao segundo gol somente aos 37 minutos. Depois de insistir com a bola rolando, a equipe chegou ao gol pelo alto e com a bola parada. Após a cobrança de escanteio, Neto Pessoa subiu mais do que todo mundo e testou para o fundo das redes. Pedro Rocha nada pôde fazer para evitar. Era o segundo gol do jogo, o segundo do Novorizontino.
O jogo seguiu tranquilo para o time de Novo Horizonte. Aos 45 minutos, Castro trombou com Pablo Dyego dentro da área e o árbitro marcou a penalidade. Rodolfo pegou a bola para cobrar e bateu mal, facilitando a defesa de Pedro Rocha. Assim, o primeiro tempo terminou com a vitória do Novorizontino por 2 a 0.
Ponte Preta entra no jogo
O segundo tempo começou completamente diferente do que foi a primeira etapa. A equipe treinada por Nelsinho Baptista começou a tomar conta das ações logo nos primeiros minutos de jogo. Aos oito minutos, após a cobrança de falta, a Ponte Preta fez uma linha de passes pelo alto e a bola chega à cabeça de Emerson Santos, que testa para o gol. Jordi faz boa defesa e evita o gol.
A pressão da Macaca continuou e por pouco o primeiro gol não saiu. Desta vez, Gabriel Novaes sofreu falta na entrada da área. Dodô cobrou por cima da barreira e o goleiro Jordi fez mais uma boa defesa para evitar o desconto da Ponte, que poderia ter saído também minutos depois. Isso porque o árbitro anulou um gol dos visitantes.
Éverton Brito recebeu em posição de impedimento, tocou para o meio e Gabriel Novaes chutou no travessão. No rebote, Dodô marcou. O lance foi anulado em seguida. Igor Dias, aos 18, foi mais um que se apresentou no ataque para levar perigo ao gol de Jordi. Ou seja, a Ponte Preta mandava no jogo. O técnico Eduardo Baptista fez mudanças no time para conter o ímpeto do adversário. A Macaca seguiu melhor.
Entretanto, o gol que o time de Campinas precisava veio somente aos 30 minutos. O ataque fez boa triangulação. Dodô colocou Castro em boas condições e ele cruza. Iago na pequena área só tem o trabalho de empurrar para as redes. O Novorizontino acordou depois do gol e tentou matar o jogo. Chegou perto com uma bola na trave. Reverson também tentou duas vezes, mas sem sucesso. Os lances, contudo, não mudaram o panorama da partida que terminou com a vitória do Tigre.
Guarani e Avaí ficam no 0 a 0
No jogo que fechou a rodada, Guarani e Avaí ficaram no 0 a 0 na noite desta segunda-feira, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, no interior de São Paulo. O time da casa até teve algumas chances de abrir o placar, mas a realidade é que o resultado não ajudou nenhuma das duas equipes. Isso porque pelo que foi apresentado, nem o Bugre dá sinais de que pode sair da lanterna e permanecer na Série B, muito menos do Avaí de lutar por uma vaga na elite do futebol brasileiro no ano que vem.
O resultado pouco mudou o panorama dos dois times na competição. O Guarani segue na lanterna, com 25 pontos, a sete do Botafogo-SP, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Faltando nove rodadas, o Bugre vai precisar fazer um aproveitamento de campeão para seguir no torneio. Já o Avaí, em nono, chegou aos 41 pontos, a seis do G-4. Para a equipe catarinense, a distância não é tão longa, mas a quantidade de times à frente pode dificultar essa briga.
O Guarani volta a campo no sábado no famoso jogo de seis pontos contra o Ituano, que é o vice-lanterna, com 28 pontos, em Itu, no interior paulista. Um dia antes, o Avaí recebe o Brusque na Ressacada, em Florianópolis.