• Osasuna não vencia o Barcelona desde a LaLiga de 2020
  • Barcelona sai perdendo de 2 a 0 e não consegue reagir
  • Osasuna chega aos 14 pontos e sobe para a sexta posição

O Barcelona chegou para a rodada de número oito de LaLiga com a melhor campanha e 100% de aproveitamento da competição. Mas em campo o que se viu nem parecia a equipe envolvente deste início de temporada. O Osasuna venceu o Barça, jogando melhor, por 4 a 2, na tarde deste sábado, no Reyno de Navarra, em Pamplona, em jogo válido pelo Campeonato Espanhol.

O jogo nunca esteve nas mãos do Barcelona, como costuma ser, principalmente no campeonato local. Jogando em casa, em velocidade e com organização, o time de Vicente Moreno comandou as principais ações do jogo e conseguiu fazer um placar confortável ainda no primeiro tempo. Budimir abriu o placar de cabeça. Em seguida, Zaragoza fez o segundo e levou o resultado para o intervalo.

No segundo tempo, o Barcelona ensaiou uma reação. O goleiro Herrera saiu errado e Pau Victor descontou para o Barça. A pressão aumentou, mas nos contra-ataques, o time da casa levou vantagem. Budimir, batendo pênalti fez mais um. No fim, Bretones transformou o jogo em goleada. Mas Lamine Yamal descontou novamente para os visitantes: 4 a 2.

Com a vitória, o Osasuna chegou aos 14 pontos e subiu para a sexta colocação em LaLiga. Já o Barcelona segue na liderança, mas torce contra o Real Madrid, que enfrenta o Atlético de Madrid neste domingo. Caso os Merengues vençam, a diferença cai para um ponto. Na próxima rodada, o Barcelona pega o Alavés, no Mendizorrotza, sábado. O Osasuna visita o Getafe no mesmo dia.

Osasuna abre vantagem

O primeiro tempo foi todo do time da casa. O Osasuna usou o fato de estar dentro do Reyno de Navarra para pressionar o líder do campeonato com 100% de aproveitamento. Mas o Barcelona de Hansi Flick conseguiu coibir o ímpeto do Osasuna nos primeiros 15 minutos. Assim, demorou para a equipe assustar o Barça. Aos 14 minutos, Areso avançou pela direita em contra-ataque e chutou cruzado, da entrada da área. A bola passou perto da trave.

A primeira chegada do Osasuna foi uma espécie de ensaio. Isso porque três minutos depois, o time da casa abriu o placar. Zaragoza recebeu na esquerda, vai à linha de fundo, cortou a marcação de Koundé e cruzou na medida para o atacante Budimir marcar de cabeça. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Osasuna. Naquele momento, a equipe da casa estava quebrando um jejum de quatro anos sem vencer o Barça.

O Osasuna não parou de atacar. O Barcelona deu a impressão de que sentiu o gol e ficou acuado. Por conta disso, o Osasuna chegou duas vezes antes de marcar o segundo gol. O Osasuna recuperou a bola e saiu em rápido contra-ataque. Zaragoza recebeu pelo lado esquerdo, entrou na área e tirou do Iñaki Peña antes de chutar para o gol vazio. Um bonito gol de Zaragoza.

Portanto, com dois gols de vantagem, o time da casa controlou o jogo e por muito pouco não marcou o terceiro gol. Oroz recebeu na área pela esquerda, avançou e finalizou de forma cruzada, mas Iñaki Peña fez boa defesa. Antes do fim do primeiro tempo, Koundé ainda mandou uma bola no travessão, mas o placar seguiu 2 a 0 para o Osasuna.

Barça marca, mas Osasuna mata o jogo

O Barcelona começou o segundo tempo com outra postura. Líder de LaLiga, o Barça foi para cima do Osasuna e começou a pressionar desde os primeiros minutos. Tanto é que Lewandowski chegou com perigo em duas oportunidades antes dos 10 minutos. A segunda chegada foi a mais perigosa, exigiu uma grande defesa de Herrera. Entretanto, assim como o Osasuna no primeiro tempo, a chance era um prenúncio.

Isso porque a equipe catalã chegou ao primeiro gol. O goleiro Herrera saiu jogando errado, o Barcelona ficou com a bola no ataque, e Victor chutou no canto direito. A bola não foi forte, mas Herrera se atrapalhou e ainda escorregou antes de a bola entrar. Era o primeiro gol do Barcelona no jogo. A pressão iria aumentar para a conquista do empate.

E a pressão sobre o time da casa realmente aumentou. Os comandados de Hansi Flick passaram a rondar a área do Osasuna. Lamine Yamal e Raphinha começaram a ser acionados. Vale lembrar que os dois iniciaram o jogo no banco de reservas. Contudo, nos contra-ataques, o time da casa sempre foi perigoso. Aos 17 minutos, Budimir desperdiçou uma chance na marca do pênalti.

Ferrán Torres teve a chance do empate aos 20 minutos. Depois de sair driblando, chegou na cara de Herrera e o goleiro fez boa defesa. Entretanto, quatro minutos depois, em outro rápido contra-ataque do Osasuna, Areso recebeu pela direita e cruzou rasteiro para Budimir, que foi derrubado por Sergi Domínguez. Budimir pegou a bola e cobrou no canto direito e fez o terceiro gol do Osasuna.

Mais gols no fim

Embora o Barcelona ainda tenha tido chances de diminuir, quem marcou mesmo foi o time da casa mais uma vez. O lateral do Osasuna roubou a bola de Lamine Yamal na entrada da área e finalizou com estilo, no canto esquerdo de Iñaki Peña. O jogo virou goleada para a festa do torcedor local. Antes do fim do jogo, Lamine Yamal se recuperou do erro e fez um bonito gol chutando colocado de fora da área, sem chances para Herrera. Assim, fim de jogo e vitória do Osasuna.