• Hulk é expulso no primeiro tempo e prejudica o Galo
  • Moreno, Piquerez, Estêvão e Flaco López fizeram da goleada
  • Com 17 pontos, o Verdão chega ao quinto lugar no Brasileiro

O Palmeiras goleou o Atlético-MG por 4 a 0 na noite desta segunda-feira, na Arena MRV, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Em um dos grandes jogos da jornada, que fechou série de jogos deste fim de semana, o Palmeiras já conseguia se impor sobre o adversário quando quem deveria ajudar acabou atrapalhando o Galo: Hulk.

O camisa 7 começou o jogo nervoso, com muitas reclamações. Mas aos 30 minutos de jogo, acabou expulso e deixou o time da casa com 10, perdendo o jogo por 1 a 0, com um gol de Aníbal Moreno, seis minutos antes. A partir de então, foram quase 30 finalizações. Embora valente, o Galo não resistiu aos dois gols seguidos no segundo tempo. De pênalti, Piquerez, aos 13, e Estêvão, aos 15, decretaram a derrota dos mineiros. No fim, Flaco López ainda aumentou o prejuízo para o Galo.

Com a vitória, o Palmeiras igualou o Athletico Paranaense na pontuação, mas ficou atrás por conta do número de gols marcados. O Verdão entra em campo na próxima quinta-feira, quando recebe o Red Bull Bragantino, no Allianz Parque. O Galo segue com seus 13 pontos e ficou com a nona posição na tabela. Na mesma quinta-feira, o time mineiro visita o Vitória no Barradão, em Salvador.

Primeiro tempo movimentado

O primeiro tempo começou movimentado na Arena MRV, em Belo Horizonte. Com dois postulantes ao título frente a frente, o Palmeiras, atual bicampeão, foi para cima e finalizou logo nos primeiros minutos com Rony. Então, o camisa 10 do time paulista ficou com a sobra de um cruzamento de Piquerez. Contudo, o árbitro marcou o impedimento na jogada.

O Verdão, portanto, seguiu no ataque, sempre atacando pela esquerda. Piquerez fez a jogada e cruzou para Rony, mais uma vez, arriscar. A bola, então, foi para fora do gol de Matheus Mendes, que substituía o titular Everson, suspenso. Na resposta, Hulk, em sua primeira arrancada, pegou a bola pela esquerda e chutou forte de fora da área. O lance assustou o goleiro Weverton, que pulou e não achou nada.

O lance do Galo não assustou o Palmeiras, que tinha mais a bola e era mais perigoso. Estêvão entrou no jogo e passou a protagonizar mais as jogadas. O Atlético-MG parecia mais lento e sem criatividade. Até que, aos 24 minutos, o Palmeiras abriu o placar. Estêvão e Murilo começaram a jogada pela direita. A bola chegou na área e Igor Rabello afastou. Ela ficou com Aníbal Moreno, que chutou colocado e marcou o primeiro gol do jogo: 1 a 0.

O gol do Verdão não foi bem aceito pelos jogadores do Galo, principalmente para Hulk, que passou a ficar nervoso. Em um lance no meio-campo, aos 30 minutos, o camisa 7 do time da casa foi expulso pelo árbitro por reclamação. Mesmo com um a menos em campo, o Galo foi valente, mas quem quase marcou foi o Verdão, com Rony em duas oportunidades. Na primeira, chutou para fora. Na segunda, cabeceou para a grande defesa de Matheus Mendes.

Segundo tempo teve goleada

O segundo tempo começou com o Galo em cima do Palmeiras. Como dito acima, o fato de estar com um homem a menos não intimidou os donos da casa. Cadu, no primeiro minuto de jogo, arrancou por dentro e fez a jogada, invadiu a área e chutou forte. A bola ainda bateu na trave de Weverton antes de sair. O Palmeiras respondeu em seguida, com Estêvão. O jovem atacante entrou na área em velocidade e chutou para a boa defesa do arqueiro do Galo.

Aos 13 minutos, os planos do Atlético-MG começaram a ruir. Isso porque Zé Rafael entrou na área e acabou derrubado por Saravia. O árbitro marcou o pênalti. Piquerez pegou a bola, bateu e ampliou o marcador: 2 a 0 para o Verdão. Foi então que logo em seguida, Estêvão em mais uma jogada individual, cortou para o meio e chutou no ângulo de Matheus Mendes: 3 a 0 para o Palmeiras. Naquele momento, a ordem do Galo era se fechar para não tomar mais gols.

O Palmeiras passou a controlar o jogo depois do terceiro gol. Foram alguns lances de gol que o time treinado pelo português Abel Ferreira começou a criar. Em um deles, Rony recebeu um bom cruzamento pela direita. Em um peixinho, a bola ainda bateu no chão antes de encobrir Matheus Mendes, que se estirou todo para fazer uma grande defesa.

Entretanto, a defesa que evitou a goleada serviu apenas para aquele momento. Isso porque Gabriel Menino dividiu a bola em um contra-ataque do Verdão. A bola sobrou para Vanderlan, que invadiu a área e rolou para Flaco López marcar sem goleiro. Além da vitória, a goleada estava decretada na Arena MRV.