• Raphael Veiga, Bruno Tabata e Richard Ríos fizeram
  • Equipe de Abel Ferreira pode perder por até dois gols
  • Times voltam a se enfrentar no dia 31/05, no Ceará

O Palmeiras venceu fácil o Fortaleza por 3 a 0 na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, em São Paulo, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Em uma partida onde o campeão brasileiro esteve em seu estado puro, ou seja, rápido, eficiente e eficaz, o Verdão colocou as mãos nas quartas de final da competição. Presa fácil, o time treinado por Juan Pablo Vojvoda até que pressionou e tentou marcar, mas os cearenses não foram felizes nas finalizações. Raphael Veiga, de pênalti, Bruno Tabata e Richard Ríos fizeram os gols do time de Abel Ferreira.

Assim, na partida de volta, marcado para o dia 31/05, no Castelão, o Palmeiras poderá perder por até dois gols de diferença que estará classificado. Para o Leão, é vencer por quatro ou mais gols de diferença para passar. A diferença de três gols leva a decisão para as penalidades máximas.

Primeiro tempo com dois gols verdes

O Palmeiras começou o primeiro tempo fazendo o que dele se espera quando joga em casa: partiu para cima com rapidez e eficiência para abrir o placar. E foi o que aconteceu logo aos sete minutos. Rony disputou uma bola com Caio Alexandre e caiu na área. O árbitro deu o pênalti. O lance gerou muita reclamação por parte do clube nordestino.

Assim, Raphael Veiga cobrou e marcou o primeiro gol do jogo. Com muito mais volume e consistência no ataque, então, o Palmeiras seguiu pressionando o Leão do Pici. E não demorou muito para o Verdão ampliar o marcador. Depois da cobrança de escanteio, Bruno Tabata cabeceou. Gustavo Gómez brigou até a bola entrar. Mas o gol foi de Tabata. Gol que deu tranquilidade para o restante do confronto no primeiro tempo.

Depois do 2 a 0, o time treinado por Abel Ferreira diminuiu o ritmo de jogo e passou a tocar mais a bola. Afinal, o time treinado por Juan Pablo Vojvoda mal conseguia atacar. O Fortaleza não teve chances claras de gol. Muito embora tenha melhorado após levar o segundo gol, mas não foi o suficiente para assustar o goleiro Weverton no Allianz Parque.

Na parte final da primeira etapa as equipes concentraram o jogo no meio-campo e não desenvolveram mais jogadas de perigo às metas. Então, foi aguardar o apito final do árbitro para ajustar melhor os times na segunda etapa. Romarinho e Zanocelo foram os últimos a tentarem algo antes do fim do primeiro tempo no confronto pelas oitavas de final.

Segunda etapa com gol no final

A etapa complementar nem tinha começado direito e Titi arriscou para a bola defesa de Weverton. Minutos depois, o Fortaleza tramou uma nova jogada. Dessa vez, Romarinho e Hércules tabelaram e a bola ficou com o meia, que bateu de primeira, por cima do gol do arqueiro palmeirense. Weverton iria se assustar novamente em um chute de Tinga, aos seis minutos. Era o Fortaleza pressionando o campeão brasileiro.

Então, depois da chegada de Gabriel Menino por duas vezes sem perigo, aos 17 minutos foi a vez de Zanocelo obrigar Weverton a fazer mais uma grande intervenção. Um minuto depois, veio a resposta do Palmeiras. Rony recebeu a bola de Dudu no contra-ataque. O camisa 10 olhou para a área e encontrou Raphael Veiga livre para cabecear na trave. A bola acabou voltando para as mãos do goleiro.

Foi então que o jogo ficou mais aberto. O Palmeiras passou a responder prontamente os ataques do Fortaleza. Enquanto Caio Alexandre finalizou para a defesa de Weverton, Raphael Veiga, nas mãos de João Ricardo e Dudu para fora, vieram para responder ao Leão. Naquele momento, o Palmeiras apostava nas transições rápidas, Afinal vencia a partida com tranquilidade.

Na parte final, o Palmeiras chegou ao seu terceiro gol. Richard Ríos recebeu dentro da área, limpou dois marcadores e marcou na saída do goleiro João Ricardo. Foi o terceiro gol do Verdão e o primeiro do jogador com a camisa do Palmeiras. O Fortaleza ainda perdeu um gol antes mesmo do fim da partida. Mas foi só. Apito final e vitória fácil do Palmeiras.

Santos e Bahia ficam no 0 a 0

O Santos empatou em 0 a 0 com o Bahia na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, em Santos, pelas oitavas de final da Copa do Brasil em seu jogo de ida. Os times até que criaram chances para marcar, principalmente o time baiano na primeira etapa. Contudo, João Paulo conseguiu fazer ótimas intervenções e salvar o Peixe da derrota em casa no duelo.

Já na segunda etapa, o Santos melhorou e só não saiu com a vitória também por conta do goleiro. Marcos Felipe fez boa defesa já nos acréscimos e manteve o 0 a 0 no placar. Assim, na próxima partida, quem vencer se classifica para as quartas de final da Copa do Brasil. Se o empate persistir, a decisão da vaga será nas penalidades máximas.