• Equipe de Abel Ferreira dá show no primeiro tempo e define
  • Palmeiras ficou muito próximo da semifinal da Copa Libertadores
  • Time encara os colombianos novamente na próxima quarta-feira

O Palmeiras deu um show e venceu o Deportivo Pereira, da Colômbia, por 4 a 0 na noite desta quarta-feira, no Hernán Ramírez Villegas, em partida válida pelas quartas de final da Copa Libertadores de 2023. O time treinado pelo português Abel Ferreira não deu chances para a zebra colombiana, que jogava a fase decisiva pela primeira vez em sua história. Com velocidade e intensidade, o Verdão induziu o time da casa ao erro e foi fazendo os gols.

Então, com a vitória, o Palmeiras ficou com uma enorme vantagem na busca por uma vaga na semifinal da competição pelo quarto ano seguido. Raphael Veiga, Marcos Rocha, Mayke e Rony marcaram os gols do time ainda no primeiro tempo. O time paulista não viu Weverton fazer uma defesa sequer na primeira etapa. Foi um verdadeiro passeio no palco colombiano. Por conta disso, no próximo jogo, em São Paulo, o Verdão poderá perder por até três gols de diferença que mesmo assim estará na próxima fase.

Primeiro tempo arrasador

O primeiro tempo começou com o Palmeiras em cima do Deportivo Pereira. Como o time colombiano estava pela primeira vez na competição e nesta fase, deu a impressão de que se assustaram com o tamanho do Palmeiras. Afinal, estavam lidando com o time que está acostumado com a competição. Ou seja, erraram muitos passes e facilitaram as coisas pro time treinado pelo técnico Abel Ferreira.

O show do Palmeiras começou logo cedo. Pressionando, deixando o time colombiano acuado. O primeiro que assustou foi Dudu, mas a zaga afastou. Piquerez também apareceu pela esquerda para jogar, mas por ali a defesa estava bem postada. Foi então que as linhas do Palmeiras foram adiantadas ainda mais. A ponto da defesa ficar dentro da área.

O atacante Rony recebeu, aos 19 minutos na linha da grande área e foi derrubado. O árbitro, de primeira, marcou a falta. Contudo, logo depois, marcou a penalidade máxima. Raphael Veiga foi para a cobrança e chutou para abrir o placar na Colômbia. Era o 1 a 0. A abertura do placar deu ainda mais tranquilidade ao Verdão e o colocou no ataque mais ainda.

Assim, o segundo gol não demorou muito. Aos 32 minutos, Rony recebeu na entrada da área, girou e deixou Marcos Rocha na cara do gol. O lateral tocou na saída do goleiro. Era o segundo do Verdão, marcado pelo VAR. Dois minutos depois, na roubada de bola, o ataque do Palmeiras trocou passes e a bola chegou em Mayke para marcar o terceiro. O Verdão deu um enorme passo para as semifinais e precisou de 45 minutos para isso.

Palmeiras segura no segundo tempo

O segundo tempo começou com uma grande defesa de Weverton. Ángelo Rodríguez recebeu e fez o giro em Murilo antes de finalizar. O bom goleiro palmeirense fez a defesa com o pé e salvou o que seria o primeiro gol do Deportivo Pereira. O Palmeiras foi chegando de maneiras mais esporádicas. O time da casa, não. Pressionou o clube paulista no segundo tempo.

Carlos Ramírez, aos 21, cobrou uma falta da entrada da área, que Weverton fez grande defesa. Embora tenha melhorado bastante em relação ao segundo tempo, o time colombiano tinha muita dificuldade de construir jogadas. Por conta disso, o Palmeiras conseguiu repelir os ataques que foram em direção a defesa durante o segundo tempo.

Abe Ferreira fez algumas trocas durante o segundo tempo, mas elas não fizeram muito efeito. O time não chegava com o mesmo ímpeto do primeiro tempo. Por outro lado, o time da casa seguia assustando, como no chute de Jhonny Vásquez, que passou muito perto da trave direita de Weverton. Dessa vez, o goleiro do Palmeiras não tocou na bola.

O jogo, então, caminhava para os 40 minutos quando Murilo descolou um belo passe para Rony. O atacante invadiu a área e tocou na saída do goleiro para marcar o gol de número quatro do jogo, e o 21° dele com a camisa do Palmeiras na competição. O atacante é o maior artilheiro da história do Verdão na competição continental. E assim terminou a partida. Palmeiras muito próximo da semifinal.