• Leão fica em vantagem duas vezes, mas Verdão busca a igualdade com um a menos
  • Em partida agitada, times ficam no empate em 2 a 2, neste domingo, pelo Brasileirão
  • Equipe de Abel Ferreira se mantém em primeiro com mesmo pontuação do Flamengo

Em jogo emocionante na Arena Castelão, o Palmeiras mostrou força para buscar o empate em 2 a 2 com o Fortaleza, neste domingo. Sem ganhar há dez jogos, o Leão do Pici teve duas vezes a vantagem na partida, com gols de Thiago Galhardo e Calebe. Contudo, não conseguiu definir o resultado e acabou cedendo o empate ao Verdão, que marcou com Raphael Veiga e Zé Rafael quando tinha um jogador a menos após expulsão de Gustavo Gómez no começo da segunda etapa.

Com o resultado, então, o Palmeiras chegou aos mesmos 63 pontos do Flamengo (que venceu o América-MG por 3 a 0). Dessa forma, permaneceu na liderança do Brasileirão pelo saldo de gols. Ou seja, depende só das próprias forças para levar o título. O Fortaleza, por sua vez, caiu para o 12º lugar, com 45 pontos, quatro a mais doque o Cruzeiro, primeiro time dentro da zona de rebaixamento e que joga nesta rodada ainda.

Fortaleza larga em vantagem no placar

No primeiro tempo, o Fortaleza optou por deixar o Palmeiras ficar com a bola e tirou a principal arma do ataque do Verdão: a velocidade. Além disso, o Tricolor marcou bem e explorou os contragolpes. A primeira oportunidade saiu aos 12 minutos. Caio Alexandre pegou o rebote da zaga alviverde e soltou a pancada de pé direito no travessão. No rebote, o camisa 8 ainda finalizou cruzado, mas longe do gol.

Aos 19 minutos, então, a equipe cearense conseguiu abrir o placar no Castelão. Depois da ligação direta do goleiro João Ricardo, Calebe acionou Guilherme, que entrou na área, levantou a cabeça e passou a bola para Thiago Galhardo. Livre, o atacante bateu de chapa de primeira, mandando no contrapé do goleiro Weverton no canto direito: 1 a 0.

Depois de levar o gol, o Palmeiras teve ainda mais posse de bola (70% em determinado momento da etapa), mas só assustou para vale no minuto final. Raphael Veiga recebeu recebeu o passe de primeira de Zé Rafael, fez a finta de corpo e bateu de pé direito para João Ricardo defender no cantinho esquerdo. Melhor lance do Verdão nos primeiros 45 minutos de partida.

Palmeiras empata, leva gol e faz 2 a 2

Na segunda etapa, o jogo ficou eletrizante. Aos 13 minutos, Gustavo Gómez foi expulso de forma direta após derrubar Calebe a um passo da área. Na teoria, a situação complicaria o Verdão. No entanto, mesmo com um jogador a menos em campo, o time de Abel Ferreira achou forças para deixar tudo igual no placar.

Aos 21 minutos, Raphael Veiga recebeu de Endrick na intermediária, arriscou chute forte, pegou mal e mandou em cima de Mayke. Na sobra, o próprio meia bateu de colocado e rasteiro, com categoria, no cantinho direito do gol: 1 a 1. Logo depois, aos 24, Calebe tabelou com Thiago Galhardo, saiu cara a cara com Weverton e bateu cruzado rasteiro para recolocar o Leão do Pici na frente: 2 a 1.

Porém, aos 32 minutos, em nova demonstração de garra do Palmeiras, Piquerez pegou o rebote da zaga, chutou mal de fora da área e mandou para o alto. Murilo aproveitou, ajeitou de cabeça, e Zé Rafael chegou de trás para completar para o fundo da rede e empatar o duelo novamente: 2 a 2. Resultado fundamental para o Verdão, que se manteve na liderança e dependendo apenas de si para ser campeão brasileiro.

Na próxima rodada, portanto, o Palmeiras joga em casa contra o já rebaixado América-MG na quarta-feira, às 21h30. Na quinta, às 20h30, o Fortaleza visita o RB Bragantino, que ainda sonha com o título, mesmo correndo por fora da disputa.