• Equipe de Abel Ferreira surpreende com escalação e goleia
  • Breno Lopes (2), Piquerez (2) e Marcos Rocha marcaram
  • Palmeiras chega aos 50 pontos e assume a terceira colocação

O Palmeiras deu uma goleada histórica de 5 a 0 no São Paulo na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, na capital paulista, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023.Tudo começou com uma escalação diferente de Abel Ferreira, que apostou em seus laterais atacando após colocar uma formação com três zagueiros. Dorival Júnior não estava preparado para isso e seu time muito menos.

O primeiro tempo, inclusive, terminou 3 a 0, com gols de Breno Lopes (2) e Piquerez, de pênalti. Na segunda etapa, o time palmeirense se beneficiou da expulsão de Rafinha. Isso apenas ajudou, mas a impressão que dava era que mais gols sairiam de qualquer maneira. No fim, Marcos Rocha e Piquerez, mais uma vez, decretaram a goleada histórica sobre o rival, atual campeão da Copa do Brasil.

Com a vitória, o Palmeiras chegou aos 50 pontos e assumiu de forma provisória a terceira colocação na tabela. Isso porque vai depender do resultado do jogo do Flamengo. Já o São Paulo, segue com 38 pontos na 10ª posição.

Primeiro tempo arrasador

O jogo começou com o Palmeiras sufocando o São Paulo. O esquema de Abel Ferreira com três zagueiros surpreendeu o adversário. Isso porque com os laterais liberados para atacar, os mesmos do Tricolor não poderiam subir tanto. Caio Paulista, inclusive, sofreu bastante no primeiro tempo. Começou com a jogada de Mayke, que cruzou para Richard Ríos marcar de cabeça. O VAR acabou anulando o lance .

Contudo, não demorou muito para a mesma jogada sair minutos mais tarde. Agora, Mayke cruzou para Breno Lopes completar para o gol e abrir o placar. Era o primeiro gol do Palmeiras. Naquele momento, só o Verdão jogava. Por isso, o segundo gol veio com naturalidade. Richard Ríos deu um belo passe de três dedos para Breno Lopes, que tocou para o gol e ampliou a vantagem do time treinado por Abel Ferreira.

O time de Dorival Júnior não conseguia se encontrar em campo e teve dificuldades para chegar ao ataque. James Rodríguez e Lucas Moura bem que tentaram levar o São Paulo à frente, mas foi complicado. Inclusive, Lucas sentiu uma lesão e acabou saindo do jogo. Wellington Rato entrou em seu lugar. Naquela altura, ainda havia esperança de diminuir a contagem.

Mas o jogo era do Palmeiras. A pressão era muito grande e em um desses lances de pressão, Após uma cobrança de falta de Raphael Veiga, Zé Rafael é derrubado por Wellington Rato e o árbitro marcou a penalidade máxima. Piquerez foi para a cobrança e decretou a derrota do São Paulo ainda no fim do primeiro tempo, tamanha a superioridade do Verdão.

Segundo tempo tem expulsão

Para evitar mais gols, Dorival Júnior tirou James Rodríguez e colocou o equatoriano Méndez. Mas não adiantou muita coisa. Não que o Palmeiras tenha iniciado o segundo tempo marcando gols, mas seguiu com fome e foi para cima desde os primeiros minutos. O São Paulo, mesmo com a mudança para ganhar o meio-campo, não conseguiu se encontrar.

Em três minutos, duas chances claras de gol. A primeira com Breno Lopes, que recebeu de Endrick, mas perdeu a passada e a dividida com Rafinha. Logo depois, em um escanteio que Raphael Veiga cobrou e a sobra ficou com Richard Ríos. Rafael fez uma grande defesa e evitou o quarto gol do Verdão. Cada chegada do Palmeiras na área do São Paulo era um grande perigo.

Inseguro, aos 15 minutos, Rafinha acabou expulso por falta em Breno Lopes. O que era ruim, ficou pior ainda. A dupla Endrick e Breno Lopes vinha funcionando e o herói da Libertadores de 2020 quase marcou mais um com o passe do menino. Breno Lopes teria outra chance antes de sair, mas desperdiçou depois do passe de Marcos Rocha dentro da área.

Foi então que o lateral que entrou bem, aos 38 minutos, fez a partida virar goleada. Piquerez fez a jogada pela esquerda e cruzou. A bola passou por todo mundo, menos por Marcos Rocha, que completou para o gol vazio. Era o quarto gol do jogo, o quarto gol do Verdão no Allianz Parque. E o quinto saiu! Piquerez recebeu na entrada da área e chutou no ângulo de Rafael. 5 a 0 histórico.