• Treinador argentino de 67 anos assume imediatamente
  • El Loco entra no lugar do criticado Diego Alonso
  • Técnico declinou de proposta do Everton, da Inglaterra

A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) anunciou nesta segunda-feira de forma oficial a contratação do técnico argentino Marcelo Bielsa, de 67 anos, que estava sem clube, para dirigir a seleção nacional. O treinador estava negociando com a AUF desde o mês de março e todos os veículos de imprensa do Uruguai já dava como certo o acerto entre as partes.

Seu último trabalho foi no Leeds, da Inglaterra, no qual conseguiu levar o clube de volta à Premier League, a elite do futebol daquele local. O novo comandante da Celeste Olímpica chega junto de dois auxiliares, dois analistas de desempenho e um fisiologista. Conforme informações do jornal Ovación, de Montevidéu, a comissão técnica deverá custar cerca de US$ 4 milhões (R$ 19,7 milhões) anuais.

El Loco Bielsa acertou um contrato que entra em vigor de forma imediata que tem um vínculo até o final das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O contrato contém ainda uma cláusula de renovação automática em caso de classificação para o Mundial. EUA, México e Canadá serão as sedes deste torneio. Seu primeiro grande desafio será a Copa América no ano que vem.

Poucos títulos, muitos clubes

Embora seja um técnico experiente e com ótimos trabalhos, Marcelo Bielsa tem poucos títulos em sua carreira. O técnico tem o ouro olímpico de 2004 e um vice da Libertadores, em 1992, pelo Newell’s Old Boys, além de dois títulos argentinos pelo clube. Portanto, essa será a sua terceira seleção de sua carreira. Anteriormente, o comandante esteve à frente de Argentina, entre 1998 e 2004, além de Chile, entre 2007 e 2011.

Na Europa, Bielsa passou por clubes como Espanyol (1998), Athletic Bilbao (2011 a 2013), Olympique de Marselha (2014 a 2016), Lille (2017 a 2018) e Leeds United (2018 a 2022).

Depois de viver uma era com Óscar Tabárez, o Uruguai foi comandado pelo interino Marcelo Broli nos amistosos da Data Fifa, em março. Então, a seleção uruguaia jogou contra Japão e Coreia do Sul. conquistando um empate e uma vitória respectivamente. Assim, na última Copa do Mundo, Diego Alonso comandou a equipe e não agradou. A eliminação ocorreu na fase de grupos