• Convocado por Dorival, Estêvão marca duas vezes
  • Felipe Anderson faz o primeiro gol pelo Verdão
  • Palmeiras chega aos 44 pontos e está a dois do líder

As eliminações precoces na Copa do Brasil e na Copa Libertadores da América parece que foram bem digeridas pelo Palmeiras. Na noite deste sábado, a equipe treinada por Abel Ferreira aplicou uma goleada de 5 a 0 no Cuiabá, no Brinco de Ouro, em Campinas, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O Verdão não teve a menor dificuldade para fazer o resultado ainda no primeiro tempo, após abrir 4 a 0 no placar.

Destaque para o mais novo estreante da Seleção Brasileira. O jovem de 17 anos Estêvão marcou duas vezes, uma delas de pênalti, e ainda fez a jogada do gol de Felipe Anderson, este o primeiro do meia com a camisa do clube paulista. Murilo e Maurício fizeram os outros dois gols. A vitória do Verdão deixou o time com 44 pontos na tabela de classificação. Ou seja, encostou no Botafogo, líder com 46, mas que ainda joga na rodada. O Alvinegro encara o Bahia, na Arena Fonte Nova neste domingo.

Já o Cuiabá é o vice-lanterna, com 18 pontos. Contudo, a equipe mato-grossense tem três partidas a menos que os demais que lutam contra o rebaixamento. Na próxima rodada, o Cuiabá encara o Criciúma, no sábado, em casa. Já o Verdão, vai até Curitiba enfrentar o Athletico Paranaense. Os dois jogos válidos pela 25ª rodada do Brasileirão.

Palmeiras resolve o jogo

O primeiro tempo começou com o Palmeiras tocando a bola e mantendo a posse. A primeira finalização foi com Caio Paulista, mas que levou pouco perigo ao gol de Walter. Weverton também trabalhou em um cruzamento errado do lateral do Dourado. Assim, com duas chegadas, uma de cada lado, o jogo parecia que teria algum tipo de equilíbrio.

Mas não foi isso que aconteceu. Logo aos 14 minutos, Estêvâo cobrou o escanteio, Walter errou o tempo de bola e era desviou em Murilo, que abriu o placar. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Palmeiras. A abertura do placar deu tranquilidade para a equipe de Abel Ferreira. Ou seja, as jogadas começaram a fluir um pouco melhor entre os ataques, principalmente nos pés de Estêvão.

Aos 23 minutos, Maurício entrou na área em velocidade e acabou trombando com o zagueiro. O árbitro marcou a penalidade máxima. Na hora de escolher o cobrador, Flaco López e Estêvão tiveram uma divergência e Abel teve de determinar. Assim, o jovem de 17 anos pegou a bola e cobrou para ampliar o marcador para 2 a 0. Minutos depois, o mesmo Estêvão fez linda jogada pela direita e finalizou. Walter falhou: 3 a 0 para o Palmeiras.

Antes de marcar o gol que transformaria o jogo em goleada, o Palmeiras viu o seu goleiro evitar o gol de Isidro Pitta. Assim, no fim da primeira etapa, Flaco López fez boa jogada pelo lado esquerdo e chutou cruzado. Maurício apareceu livre para empurrar a bola para o fundo das redes. Era o quatro gol do Palmeiras. Goleada em Campinas.

Segundo tempo morno

O segundo tempo começou com o Cuiabá em cima do Palmeiras. Foram dois lances seguidos de perigo. O que mais chegou perto do gol foi Isidro Pitta, mais uma vez. O atacante paraguaio recebeu um cruzamento e tentou de peixinho. Weverton mais uma vez fez boa defesa e evitou o gol do time mato-grossense. Mesmo com timidez, o Dourado levou perigo ao gol do Palmeiras.

Aos oito minutos, mais uma vez o centroavante paraguaio chegou. Após cobrança de falta, a bola encontra Derik Lacerda, que rolou para Pitta bater de primeira com perigo ao gol do Palmeiras. Weverton somente observou a bola passando perto da trave. Assim como no primeiro tempo, o Dourado mostrava uma certa organização, pelo menos na parte ofensiva.

Foi então que o Palmeiras definiu o placar aos 10 minutos do segundo tempo. Estêvão, mais uma vez, fez ótima jogada pela esquerda, o jovem entrou na área e rolou para Felipe Anderson. O meia, com categoria, finalizou e tirou a possibilidade de Walter fazer a defesa. Era mais um gol do Verdão, o quinto da goleada sobre o Cuiabá.

Com 5 a 0 no placar, ficou mais difícil para o Cuiabá tentar qualquer coisa. Isso porque se tentasse marcar algum gol, poderia levar mais do letal Palmeiras na noite deste sábado. Se ficasse na defesa, teria de esperar mais de meia hora com o time de Abel Ferreira em cima. Então, embora tenha feito mudanças, o Palmeiras não manteve o ritmo e aguardou o apito final: 5 a 0.