• Na altitude de La Paz, time reserva do Verdão perde por 3 a 1 nesta quarta
  • López abre o placar, e Hervías, Bejarano e Uzeda marcam para os bolivianos
  • Jaílson é expulso no primeiro tempo, e Marcelo Lomba evita o placar maior

O Palmeiras estreou na Copa Libertadores com derrota de virada para o Bolívar, por 3 a 1, em La Paz, nesta quarta-feira. Flaco López marcou para o Verdão, mas Hervías, Bejarano e Uzeda fizeram os gols do time da Bolívia. De olho na final do Paulista, contra o Água Santa, no domingo, Abel Ferreira poupou os titulares. A equipe reserva criou chances ao longo da partida, mas os bolivianos, acostumados com a altitude, tiveram eficiência para construir o placar. Aliás, a equipe brasileira não perdia no primeiro jogo havia 17 edições. O último revés em estreias foi em 1974, quando perdeu para o São Paulo por 2 a 0.

Com a vitória, o Bolívar assumiu a ponta do Grupo C ao lado do Cerro Porteño, que bateu o Barcelona, do Equador, no outro confronto da chave. Já o Palmeiras, assim como a equipe paraguaia, não pontuou nesta primeira rodada.

Verdão sai na frente, Jailson é expulso e leva virada

Mesmo com o time reserva, o Palmeiras não se acovardou com a altitude de La Paz. O Verdão até levou um susto aos 8 minutos, após a cobrança de falta de Saucedo, que Marcelo Lomba defendeu. Contudo, aos 12, conseguiu abrir o placar. No lance, Flaco López recebeu a bola de Garcia na direita, ganhou na disputa com o marcador e acertou um belo chute de canhota no ângulo: 1 a 0 com um golaço.

Contudo, o Bolívar reagiu rápido. Aos 19, Ronnie Fernández fez boa jogada pela esquerda, levantou na área e Hervías empatou de cabeça: 1 a 1. Após levar o gol, o Palmeiras manteve a postura e criou oportunidades de ampliar, com Breno Lopes e José López. O segundo, aliás, criou a melhor chance, mas parou na defesa do goleiro Lampe. Na reta final da etapa, então, tudo mudou.

Aos 42 minutos, Jailson colocou a mão na bola na entrada da área em chute de Saucedo, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um a menos e logo em seguida, o Bolívar virou a partida. Após cobrança de escanteio curto e cruzamento na área, Bejarano aproveitou uma bola escorada para tocar sozinho para o fundo da rede: 2 a 1.

Bolívar tem jogador expulso, mas amplia o placar

No segundo tempo, o Bolívar chegou com perigo no primeiro minuto. Saucedo soltou a bomba de longe à direita de Marcelo Lomba. Aos 6 minutos, porém, José Sagredo fez falta no estreante Richard Ríos, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Assim, ficou 10 contra 10 em campo. O time da casa, porém, seguiu na pressão. Aos 11, Pato Rodríguez bateu falta na rede pelo lado de fora e assustou o goleiro palmeirense.

O Palmeiras chegou pela primeira vez aos 12 minutos. O atacante Artur, outro recém-chegado ao Verdão, recebeu na direita, passou pela marcação e bateu no canto de Lampe, que espalmou para escanteio. Três minutos depois, Marcelo Lomba salvou a equipe paulista novamente. Pato Rodríguez arriscou o chute da entrada da área e obrigou o goleiro a fazer grande defesa.

O Palmeiras tentou responder, aos 33 minutos. Breno Lopes recebeu na direita de ataque, foi na linha de fundo e fez o cruzamento. A bola pegou efeito e, Lampe tirou de tapa por cima da trave. Cinco minutos depois, mais um chute perigoso do Verdão. Rafael Navarro recebeu de Flaco López dentro da área e bateu cruzado para nova defesa do goleiro do Bolívar.

Aos 42, Gabriel Poveda arrancou pela esquerda em direção ao gol, driblou Luan e Vanderlan e chutou forte para Lombar defender. Na sequência, contudo, não deu para o goleiro palmeirense. Roberto Fernándes fez boa jogada pela esquerda da área, foi até a linha o fundo e tocou no meio para Uzeda, livre, finalizar no alto: 3 a 1. Aliás, quase virou goleada. Após cobrança de falta, Villarroel bateu com efeito, Lomba espalmou e a bola tocou no travessão. Portanto, o Verdão amargou a derrota na estreia.