Primeiramente, vamos começar falando do Palmeiras. Isso porque o bicampeão da Copa Libertadores foi eleito pela Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS) o melhor clube do mundo em 2021. Desso modo, esta é primeira vez que uma equipe brasileira consegue o topo da lista anual da premiação.
Vale lembrar que, em 2020, o Palmeiras havia terminado na segunda colocação, atrás do Bayern de Munique, da Alemanha. E isso levando-se em conta que em 2021 o Alviverde conquistou os dois títulos da Libertadores, da Copa do Brasil e foi a equipe que somou mais pontos no sistema de contagem do IFFHS: 322.
Por sua vez, o Atlético-MG, atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, ficou na segunda colocação do ranking. Então, Manchester City, Chelsea e Flamengo fecharam o top-5 de 2021. Outros times brasileiros estão entre os 100 melhores: Athletico-PR (10º), Bragantino (19º), Santos (23º), Fluminense (26º), Grêmio (36º), São Paulo (49º), Inter (51º), Atlético-GO (70º), Corinthians (86º) e Ceará (91º).
De acordo com publicação do Globo Esporte, o Palmeiras já tinha sido eleito o melhor do mundo em 1999, mas quando havia lista mensal e ficou na primeira posição em março, abril, maio e julho. O Barcelona, com cinco títulos, é o líder da premiação anual da Federação, seguido por Real Madrid (4) e Liverpool (3).
Entre outros clubes internacionais, Bayern, Manchester United, Milan, Inter de Milão, Juventus e Sevilla venceram duas vezes o prêmio da IFFHS, enquanto o Alviverde se junta a Roma, Ajax, Paris Saint-Germain, Valencia, Atlético de Madrid e Atlético Nacional com um título.
Confira o top-10 da IFFHS em 2021:
- – Palmeiras
- – Atlético-MG
- – Manchester City
- – Chelsea
- – Flamengo (empatado com Chelsea)
- – Dínamo Zagreb
- – Bayern de Munique
- – Real Madrid
- – Ajax
- – Athletico-PR
Fábio treina pelo Fluminense e sonha com título da Libertadores
Quem deu entrevista como jogador do Fluminense foi o goleiro Fábio. Ele chegou ao Tricolor com um desejo em comum com o clube: buscar o título da Copa Libertadores em 2022. Assim como o clube, o arqueiro de 41 anos disputou uma vez a final da competição e foi vice-campeão em 2009 pelo Cruzeiro. Então, Fábio se mostrou otimista em tentar mudar essa história.
– Está na hora. Acho que todos nós temos esse objetivo, esse sonho. Ficou muito próximo, tanto para o Fluminense um ano antes, e eu no ano seguinte. É muito bom você chegar em condição de disputar a final, e o mais importante ainda se concretizar com o título. Então esse é o grande objetivo – disse em entrevista à FluTV.
Vale lembrar que o Fluminense disputou o título da Libertadores em 2008, mas perdeu para a LDU nos pênaltis após ser derrotado por 4 a 2 no Equador e vencer por 3 a 1 no Maracanã. Por sua vez, Fábio chegou à decisão no ano seguinte com o Cruzeiro, quando empatou por 0 a 0 com o Estudiantes, na Argentina, e depois perdeu por 2 a 1 no Mineirão.
O Fluminense se classificou para a Pré-Libertadores. Para avançar à fase de grupos, terá que passar pelo mata-mata. Primeiramente, enfrenta o Millonarios: a estreia será dia 22 de fevereiro, na Colômbia, e a volta no dia 1º de março, em São Januário. Afinal, o Maracanã está fechado para reforma do gramado.
– Esperamos colocar em prática dentro de campo, mostrando isso para o nosso torcedor, jogo a jogo, passando toda a gana de querer vencer, de querer alcançar esse objetivo que é a Libertadores. Mas não só a Libertadores, tudo o que a gente disputar pela frente – afirmou Fábio, que já começou os trabalhos com a camisa tricolor.
Antonio Mohamed faz primeiro treino com bola no Atlético-MG
Por último, vamos falar sobre o Atlético-MG. Isso porque o novo comandante Antonio Mohamed deu seu primeiro treino com bola na Cidade do Galo. Em Belo Horizonte desde o último domingo, o “Turco” segue na adaptação completa ao atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil.
Então, essa foi a primeira vez em quatro dias de pré-temporada que o elenco do Galo conseguiu ter contato com o foco principal do jogo. Assim, foi uma atividade leve, comum nesses primeiros dias de trabalho dos jogadores. Ao longo das próximas semanas, o novo técnico poderá montar o time ao seu feitio.
Vale destacar que o grupo atleticano treina em dois períodos nesta quinta-feira. A atividade começou com trabalho físico e depois teve o tão aguardado contato com a bola. O Atlético-MG faz sua partida de estreia em 2022 na próxima quarta-feira (dia 26), com time alternativo, contra o Villa Nova, pelo Estadual.
Quem deu entrevista no Galo esta semana foi Matías Zaracho, compatriota do novo técnico Mohamed. Um dos destaques do time no ano passado, o jogador chegou para a nova temporada com ainda mais gana para conquistar títulos com a camisa alvinegra.
– Foram férias maravilhosas, um período de descanso ao lado da minha família. 2021 foi um ano fantástico. Espero que 2022 seja ainda melhor que o ano anterior, que possamos cumprir nossos objetivos no clube – disse Zaracho.
Portanto, Zaracho está bastante valorizado após ser protagonista na construção de jogadas no Galo de Cuca. O argentino foi contratado há duas temporadas junto ao Racing, por US$ 5,5 milhões. Ele é visto como peça intocável para esta janela de transferências.