Antes de tudo, vamos começar falando da preparação do Palmeiras para a estreia no Mundial de Clubes da Fifa. Afinal, o Verdão trabalhou no estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, na manhã desta sexta-feira. A imprensa acompanhou só 15 minutos do início da atividade. O técnico Abel Ferreira trabalhou contra-ataques e outras variações do sistema ofensivo.

De acordo com reportagem do Globo Esporte, a única ausência do treino foi Vinicius Silvestre, que testou positivo para Covid-19. Além do goleiro, que fez a contraprova após o exame na chegada aos Emirados Árabes Unidos, toda a delegação foi testada. O Verdão segue treinando para o primeiro jogo na competição, marcado para o dia 8 de fevereiro.

Além disso, quem concedeu entrevista nesta sexta em Abu Dhabi foi o meia Raphael Veiga. Ele começou falando da oportunidade de disputar novamente o Mundial de Clubes e fazer ainda mais história com a camisa alviverde. Agora, o jogador espera um final diferente para o atual bicampeão da Libertadores. 

– Seria errado da minha parte falar que ano passado foi bom, mas sei também que o que a gente viveu no ano passado trouxe uma bagagem muito grande tanto dentro quanto fora de campo. A gente mudou umas coisas que tinham sido diferentes no ano anterior. Tudo isso tem agregado para chegar mais preparado dia 8.

Para a semifinal do Mundial, o técnico Abel Ferreira deve escalar a base que iniciou o Paulistão: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Jorge; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Raphael Veiga, Dudu e Rony.

Raphael Veiga fala sobre o atual elenco do Verdão

Então, Veiga aproveitou para falar das diferenças entre os times do Palmeiras nas duas edições do Mundial. O meia destacou que agora em 2022 a preparação está mais completa e tudo feito com menos pressa por causa do calendário. Ele também comentou sobre a adaptação ao fuso horário do Oriente Médio.

– No ano passado a gente ganhou a Libertadores e foi tudo muito rápido. Ate brinco, é verdade, teve gente arrumando terno no dia da viagem, e teve jogo contra o Botafogo. Neste ano, desde a preparação pré-viagem, o planejamento que fizeram como seria no avião, sono, suplementação, os treinos que antecederam a viagem – disse.

Questionado se o atual elenco do Palmeiras estava mais preparado para o desafio de jogar a competição internacional, Veiga disse acreditar que sim. Além disso, ele comentou sobre as novas formações que o treinador Abel Ferreira vem testando no time antes da estreia.

– Você vê em alguns jogos a gente mudando de formação no meio da partida, fazendo variações com jogadores como volante e às vezes como zagueiro ou lateral. Isso é muito importante e cria estratégias para dentro do jogo mudar de acordo com o que o adversário está fazendo – afirmou.

Nos primeiro dias em Abu Dhabi, o Verdão vem treinando intensamente e tentando se adaptar ao fuso horário e ao clima de Abu Dhabi. Mas, Veiga sabe muito bem o que a equipe precisa para ir longe no Mundial de Clubes e tentar chegar à final do torneio.

– Competir, ser intenso, não deixar companheiro sozinho seja para atacar ou defender. Tem de trazer na memória o que fez a gente chegar até aqui. Lógico que foi a tática, mas o competir é a base do nosso clube – frisou.

Veiga fala sobre os adversários do Palmeiras

Perguntado sobre os adversários que o Palmeiras pode encarar, Veiga respondeu que ainda viu pouco dos times da competição. No entanto, ele afirmou que antes da final o mais importante é pensar no primeiro jogo.

– Já falaram um pouco das duas equipes. São fortes, ano passado tivemos oportunidade de enfrentar no ano passado, difícil de jogar. É importante saber as características do adversário, mas o principal é saber o que a gente tem de fazer – explicou.

Por fim, Veiga respondeu sobre como ele está lidando com a pressão de ser decisivo no Palmeiras. Ele contou que vem tentando controlar a ansiedade e focar na parte coletiva da equipe e não só na questão da individualidade.

– Sei o espaço que ocupo na equipe e sei que dependo dos outros pra fazer o meu papel. Alguns jogadores podem ser decisivos, mas sempre o coletivo é mais importante, o coletivo estando bem, o individual aparece – encerrou.

Portanto, o próximo treino do Palmeiras será às 10h deste sábado (3h de Brasília). A estreia do Verdão acontece no dia 8 de fevereiro contra quem passar do duelo entre Al Ahly, do Egito, e Monterrey, do México.

Confira a tabela do Mundial de Clubes:

  • Al Jazira 4 x 1 Auckland City (03/02) – Estádio Mohammed bin Zayed Stadium
  • Monterrey x Al Ahly (05/02, às 13h30) – Estádio Al Nahyan Stadium
  • Al Hilal x Jazira ou Auckland (06/02, às 13h30) – Estádio Mohammed bin Zayed Stadium
  • Palmeiras x Monterrey ou Al Ahly (08/02, às 13h30) – Estádio Al Nahyan Stadium
  • Disputa do quinto lugar (09/02, às 10h30) – Estádio Al Nahyan Stadium
  • Chelsea x Hilal, Auckland ou Jazira (09/02, às 13h30) – Estádio Mohammed bin Zayed Stadium
  • Disputa do terceiro lugar (12/02, às 10h) – Estádio Al Nahyan Stadium
  • Final (12/02, às 13h30) – Estádio Mohammed bin Zayed Stadium