Primeiramente, vamos falar da estreia do Palmeiras na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. Isso porque o Alviverde mostrou sua força e venceu o Al Ahly por 2 a 0, no estádio Al Nahyan, em Abu Dhabi. Raphael Veiga, no primeiro tempo, e Dudu, no segundo, marcaram os gols da partida. Afinal, o atual bicampeão Libertadores está a um passo de também dominar o mundo.

– Estudamos muito nosso adversário. O diferencial desse ano é que tivemos tempo para treinar e se preparar. No ano passado não tivemos. Eu acredito que, como diz o treinador, ele tem sempre um plano para quem passar para a final – disse Rony.

Então, com o resultado, o Verdão é o primeiro finalista da competição. Agora, Al Hilal e Chelsea disputam a outra semifinal nesta quarta-feira, no estádio Mohammed Bin Zayed. O vencedor vai enfrentar o Palmeiras na grande decisão, no próximo sábado, dia 12, às 13h30.

– Estamos felizes por estar na final, fizemos um jogo muito bom contra um time difícil. O principal foi a organização defensiva. Nosso time estava muito intenso, o tempo todo, e isso foi o maior trabalho do nosso time. Agora vamos descansar e nos preparar para a final – afirmou Gómez.

Confira a tabela do Mundial de Clubes:

  • Al Jazira 4 x 1 Auckland City (03/02) – Estádio Mohammed bin Zayed
  • Monterrey 0 x 1 Al Ahly (05/02, às 13h30) – Estádio Al Nahyan
  • Al Hilal 6 x 1 Al Jazira (06/02, às 13h30) – Estádio Mohammed bin Zayed
  • Palmeiras 2 x 0 Al Ahly (08/02, às 13h30) – Estádio Al Nahyan
  • Chelsea x Al Hilal (09/02, às 13h30) – Estádio Mohammed bin Zayed
  • Monterrey x Al Jazira (10/02, às 10h30) – Estádio Al Nahyan
  • Disputa do terceiro lugar (12/02, às 10h) – Estádio Al Nahyan
  • Final (12/02, às 13h30) – Estádio Mohammed bin Zayed

Raphael Veiga abre o placar e Dudu amplia

O jogo começou de forma intensa e com os dois times marcando forte. Depois dos minutos iniciais, o Palmeiras começou a dominar as ações da partida. Ou seja, conseguiu segurar o Al Ahly no campo de defesa, teve mais posse de bola (55%) e tentou achar espaços. Mesmo com a boa movimentação de Dudu, Rony, Zé Rafael e Raphael Veiga, era difícil criar as chances.

Assim, as bolas alçadas na área foram o caminho do Verdão por causa da dificuldade em entrar na área egípcia. Do outro lado, o Al Ahli busca lançamentos longos e diretos no contra-ataque para o veloz Dieng. Aos 31 minutos, o Palmeiras por pouco não marcou. Dudu achou Marcos Rocha às costas da zaga, o lateral deu o passe, mas a zaga tirou. No rebote, Zé Rafael foi travado no chute.

Ou seja, era um aviso do que viria a acontecer aos 39 minutos. Danilo ligou rápido para Dudu, que fez a bola chegar até Raphael Veiga. O meia dominou de frente para o goleiro adversário e chutou colocado no canto direito da meta para abrir o placar: 1 a 0. O Palmeiras foi melhor na etapa inicial, controlou o jogo e teve seis finalizações contra duas do rival.

Então, no segundo tempo, o Palmeiras não perdeu tempo e ampliou o placar com Dudu, logo aos três minutos. Rony recebeu no meio e tocou para Raphael Veiga na direita. O meia deu um toque para Dudu, que arrancou em direção à grande área. O camisa 7 do Verdão invadiu e bateu forte no canto superior do gol. O Palmeiras fez 2 a 0 na semifinal.


Al Ahly tem gol anulado, e Palmeiras segura o resultado

Em desvantagem no placar, o Al Ahly saiu para o jogo, pressionou mais e tentou duas vezes, aos 11 e aos 14 minutos. Na primeira chance, Weverton encaixou bem após cabeçada de Maâloul. Depois, ele defendeu chute rasteiro de Fathi. Em seguida, Sherif dominou e bateu para Luan travar e afastar o perigo.

Aos 26, Mohamed arriscou de fora da área, Weverton espalmou no pés de Sherif, que marcou o gol. O lance foi para a decisão do VAR e o impedimento marcado. A torcida alviverde apoiou o goleiro após falha no gol anulado. Com a vantagem no placar, o Palmeiras passou a explorar os contra-ataques com bolas longas.

Além disso, os heróis do jogo, Raphael Veiga e Dudu, saíram para as entradas de Jailson e Wesley, respectivamente. Para melhorar o cenário, Ashraf chegou de carrinho por trás e acertou Rony. Após levar o amarelo, o VAR foi acionado e o cartão virou vermelho. Com um a mais em campo, o Palmeiras voltou a mandar no jogo.

Aos 36, Danilo recebeu no ataque, avançou e cruzou rasteiro para trás. Marcos Rocha chegou batendo e mandou a bola por cima da trave. Deyverson entrou no lugar de Rony e ainda teve uma chance aos 46, mas pegou mal na bola em chute de esquerda. Aos 49, Al Ahly quase diminuiu, mas Weverton espalmou a bomba de Hany pela direita. Em seguida, Sherif mandou de cabeça no travessão. Era dia do Palmeiras, que está na final!