• Raphael Veiga e Gustavo Gómez marcaram os gols
  • Equipe de Abel Ferreira chega aos seis pontos
  • Verdão lidera o Grupo C ao lado do Bolívar

O Palmeiras venceu o Barcelona por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, em Guayaquil, no Equador, em partida válida pela terceira rodada do Grupo C da Copa Libertadores de 2023. Em uma partida onde o Verdão começou pressionado, os gols saíram em momentos cruciais. Raphael Veiga abriu o placar no fim do primeiro tempo, enquanto Gustavo Gómez ampliou para a equipe treinada por Abel Ferreira no início da etapa complementar.

Com a vitória, o Palmeiras chegou aos seis pontos e divide a liderança do grupo com o Bolívar, que venceu o Cerro Porteño fora de casa. Vale lembrar que o Verdão tem dois jogos em casa nesse returno da competição continental. A próxima partida é contra o Cerro, no Paraguai.

https://twitter.com/Palmeiras/status/1653949544957198336

Primeiro tempo começou complicado

O Palmeiras começou a partida no Equador sendo pressionado. Logo aos três minutos, Agustín Rodríguez por pouco não abriu o placar para os donos da casa. Embora tenha um time mais fraco tecnicamente, o Barcelona jogava em cima do atual campeão brasileiro e chegou a pressionar por alguns minutos seguidos em certos momentos da partida.

Contudo, os minutos foram passando e a adrenalina também e o Palmeiras foi impondo o seu ritmo. Os jogadores tinham a bola por mais tempo, mas alguns erros de passe geravam contra-ataques e preocupação ao técnico português. Assim, Dudu foi o primeiro a ter chance pelo lado verde. O chute de fora da área nem mesmo assustou o goleiro do Barcelona.

Na parte final da primeira etapa, o time paulista começou a chegar com mais consistência ao ataque. Isso porque a defesa equatoriana foi tendo mais trabalho para segurar o ímpeto do Palmeiras. Aos 33 minutos, Gabriel Menino apareceu para o jogo e deu bom passe para Raphael Veiga. O meia pegou a bola e tocou para Rony, que finalizou e Pineida tirou em cima da linha.

O jogo, então, se abriu para as equipes. Assim, Rony passou a se destacar. Com sua velocidade, por pouco não conseguiu tirar a bola de Mendoza no primeiro lance. Contudo, no segundo lançamento que recebeu, o arqueiro não chegou a tempo e cometeu pênalti no camisa 10. Veiga cobrou e abriu o placar para o Palmeiras na noite de quarta-feira.

Segundo tempo tem gol no início

O Palmeiras não perdeu tempo na segunda etapa. Logo no primeiro minuto, Rony recebeu na entrada da área e finalizou. A defesa colocou para escanteio. Na cobrança, Gustavo Gómez desviou e marcou o segundo gol do Palmeiras na partida. O gol saiu em um momento crucial para as pretensões do clube paulista. Naquele momento, o Palmeiras chegava na liderança do grupo.

O Barcelona, então, decidiu partir para cima do clube paulista. Por conta disso, o time do Equador começou a ceder espaços ao Palmeiras. Mas essa mudança de postura gerou alguns lances de perigo ao gol alviverde. Leonai Souza acertou a trave de Weverton e aos 19 minutos, Preciado obrigou o goleiro palmeirense a fazer grande defesa.

A pressão seguiu para o Palmeiras e Weverton salvou novamente, aos 23 minutos, em uma finalização de Sosa. Foi uma grande defesa do arqueiro do Verdão e da Seleção Brasileira. Mesmo com a pressão, o clube paulista conseguiu equilibrar o jogo e manter a vantagem no marcador para sair com os três pontos da cidade de Guayaquil.