• Flaco López e Gabriel Menino marcaram os gols do jogo
  • Verdão contou com a estreia de Felipe Anderson de titular
  • Palmeiras chega a 36 pontos e está a três do líder Botafogo

O Palmeiras fez bem o seu dever de casa e venceu o Cruzeiro por 2 a 0 na noite deste sábado, no Allianz Parque, em São Paulo, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Verdão teve o domínio das principais ações ofensivas do jogo. Mas um lance polêmico ficou marcado na primeira etapa: depois de sofrer um gol, o Cruzeiro chegou ao empate com Lucas Silva, mas o tento acabou anulado com o auxílio do VAR por uma falta no início da jogada.

O lance freou a reação celeste, que, como dito acima, já estava perdendo com um gol de Flaco López. No segundo tempo, o Palmeiras voltou melhor e seguiu no mesmo panorama e por pouco não matou o jogo nos primeiros cinco minutos. A Raposa, por sua vez, pressionou no fim, mas acabou levando outro gol, desta vez de Gabriel Menino, que fechou o placar.

Com a vitória, o Palmeiras chegou aos 36 pontos e se estabeleceu a três do líder Botafogo. Logo atrás, com um jogo a menos e a dois pontos, o Flamengo. Já o Cruzeiro, tem 29 e é o sexto, mas pode perder a posição ao fim da rodada do fim de semana. Na próxima rodada, o Cruzeiro recebe o Juventude, quarta-feira. No mesmo dia, o Palmeiras visita o Fluminense, no Maracanã.

Palmeiras melhor no primeiro tempo

O primeiro tempo começou com o Palmeiras pressionando o Cruzeiro. As jogadas nos primeiros minutos eram em sua maioria para Felipe Anderson, principal contratação do ano no Palmeiras, que faia a sua estreia no time titular. Outro que entrou desde o início foi o Dudu, recém recuperado de uma lesão grave no joelho. Mas foi Felipe Anderson que começou a levar o time ao ataque.

Logo no primeiro minuto, o atacante, ex-Lazio, deixou Vanderlan com a bola dentro da área, o menino cruzou para Flaco López, que na pequena área, furou o chute e a chance de marcar o primeiro gol do jogo. O Cruzeiro, sem a bola, tentava marcar as principais jogadas do adversário. Mas no ataque, conseguiu chegar em um escanteio que Zé Ivaldo cabeceou para a defesa de Weverton.

Raphael Veiga assustou Cássio minutos mais tarde. Logo depois dessa tentativa, o jogo passou a ficar muito mais equilibrado e sem chances claras de gol. A partida ficou concentrada no meio-campo e com os dois times trocando a posse de bola. Foi então que o Palmeiras subiu as linhas e passou a pressionar a saída de bola do Cruzeiro.

Assim, forçou o erro na saída de bola. Zé Rafael, então, passou para Flaco López, que de fora da área, abriu o placar no Allianz Parque. Era o primeiro gol do jogo: 1 a 0. O primeiro tempo não terminou com um empate porque o VAR pediu revisão de um lance logo após Lucas Silva marcar o gol do Cruzeiro. Na jogada, o árbitro de vídeo encontrou uma falta em Zé Rafael. Então, fim de primeiro tempo e vantagem para o time da casa.

Cruzeiro melhor, mas Palmeiras marca

O segundo tempo começou com o Palmeiras quase ampliando o placar com Felipe Anderson. Marcos Rocha recuperou a bola e parte para o ataque. O camisa 2 deixou Felipe Anderson em condições de marcar, mas Zé Ivaldo desviou e mandou para escanteio. Grande chance do Verdão, que seguiu com a mesma estratégia do fim do primeiro tempo: pressionar a saída de bola.

Cinco minutos depois, outra chance clara de gol para o time da casa. Lucas Silva e João Marcelo se atrapalharam no lance e a bola ficou com o camisa 42 do time paulista. De frente para o goleiro Cássio, Flaco López chutou na rede pelo lado de fora. Em cinco minutos, o Palmeiras poderia ter matado o jogo no Allianz Parque.

Sem ter chutado ao gol do goleiro Weverton no segundo tempo, o Cruzeiro com calma e paciência começou a tocar a bola e a jogar pelas laterais. Em uma dessas jogadas, Arthur Gomes recebeu pela esquerda e ficou de frente para o goleiro palmeirense. Na conclusão, contudo, chutou em cima de Weverton. Assim como no primeiro tempo, o jogo entrou em um período de equilíbrio e poucas chances.

Na parte final do jogo, o Cruzeiro, precisando do resultado, começou a jogar melhor. Fernando Seabra avançou as linhas e começou a pressionar. Vitinho, que entrou no jogo, levou velocidade ao time e arriscou um chute de longa distância sem perigo. Nos acréscimos, em mais um erro da defesa do Cruzeiro, Gabriel Menino disputou a bola na área e ganhou um passe do adversário para chutar de primeira e marcar o gol da vitória: 2 a 0.