• Centroavante garante a vitória por 1 a 0 deste sábado
  • Bahia perde Kanu expulso no início do segundo tempo
  • Rubro-Negro está em quarto, mas o Tricolor fica no Z-4

O Flamengo venceu o Bahia por 1 a 0, na tarde deste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Pedro, em cobrança de pênalti, garantiu os três pontos para o Rubro-Negro, nesta 25ª rodada. Ele voltou a balançar a rede após oito jogos. Esta também foi a primeira partida do time sem o técnico Jorge Sampaoli. O Tricolor de Aço fez um jogo seguro no primeiro tempo, mas, depois da a expulsão de Kanu no começo da segunda etapa, acabou levando o gol e amargando mais um resultado negativo na competição.

Com a vitória, o Flamengo chegou aos 43 pontos e saltou provisoriamente para o quarto lugar. Por sua vez, o Tricolor de Aço seguiu em 17º, com 25 pontos, e pode cair para a 18ª colocação caso o Santos vença o Vasco na rodada.

Nada de gols no etapa inicial

No primeiro tempo, o Flamengo teve o controle das ações, mas abusou dos erros de passes, principalmente no ataque. O Bahia, por sua vez, entrou com uma postura de explorar os contragolpes. Porém, o Tricolor só conseguiu chegar com perigo uma vez, em finalização de Rafael Ratão, que Rossi defendeu bem.

O Rubro-Negro, mesmo com mais posse de bola, foi para o intervalo no Maracanã com só um chute certo. Foi na tentativa de longe de Everton Ribeiro, que o goleiro Marcos Felipe encaixou com tranquilidade.

Nos instantes finais da etapa, o árbitro chegou a marcar um pênalti a favor do Flamengo, em falta de Yago Felipe em Ayrton Lucas no lado esquerdo. Porém, após revisão do VAR, foi apontada a falta fora da área. Pulgar bateu com categoria e quase fez um golaço, mas a bola explodiu no travessão do Bahia.

Kanu é expulso no início da etapa final

A segunda etapa começou movimentada. Com um minuto, Vitor Hugo se atrapalha na hora de cortar, falha e entrega de presente para Gerson, que é puxado fora da área por Kanu. O zagueiro recebeu o cartão amarelo, mas após revisão o lance no VAR, o árbitro entendeu que Kano realmente matou uma chance clara de gol e deu o vermelho ao defensor do Bahia.

Na cobrança de falta, Pulgar chutou colocado buscando o ângulo esquerdo, no canto de Marcos Felipe. A bola saiu raspando a trave, com muito perigo. Aos 11 minutos, um pênalti a favor do Flamengo. Fabrício Bruno cruzou da meia-direita saiu do gol para dividir com Pedro. No rebote, Gilberto demorou para dar o chutão para frente, Bruno Henrique esticou a perna para tocar na bola antes e foi atingido pelo lateral do Bahia. Savio Pereira de Sampaio reviu o lance e manteve a marcação.

Pedro marca de pênalti e garante vitória do Fla

Com tranquilidade, Pedro partiu para a bola, deu a paradinha, deslocando Marcos Felipe e mandou entre o meio do gol e o cantinho esquerdo para abrir o placar: 1 a 0. Com um jogador a mais, o Rubro-Negro passou a pressionar mais e teve chances de ampliar.

Aos 27, Everton Ribeiro cruzou para o meio da área. Então, Bruno Henrique cabeceou no meio do gol, e Marcos Felipe espalmou para fora. Mário Jorge, técnico interino, mexeu no time e botou Gabigol, Luiz Araújo, Matheuzinho, Cebolinha e Victor Hugo. O Bahia, com um a menos, não aguentou mais correr e apertar a marcação.

Ainda assim, aos 31 minutos, respondeu em contra-ataque. Biel deu grande passe em profundidade para Luciano Juba, que entrou na área e finalizou em cima de Rossi, que espalmou para fora. O time carioca usou a experiência para valorizar a posse de bola e garantir a vitória. Além disso, a partida acabou com 64% de posse de bola para o Flamengo, que deu 15 chutes. Por outro lado, o Bahia teve 36% de posse e finalizou seis vezes.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia visita o Goiás no sábado, às 16h, em confronto direto na luta contra o rebaixamento. No mesmo dia, às 21h, o Flamengo joga fora de casa diante do Corinthians.