• Camisa 9 rubro-negro marcou de pênalti o gol da vitória
  • Rubro-Negro dominou a partida e mereceu os três pontos
  • Flamengo chega aos 24 pontos e sustenta a liderança

O Flamengo venceu o Fluminense por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Em um jogo com um domínio rubro-negro poucas vezes visto em um clássico contra um grande rival o resultado mínimo não reflete o que foram os 90 minutos. A equipe do Fluminense, atual campeã da Copa Libertadores, nem de longe é aquele time envolvente que pressiona o adversário.

Sem conseguir trocar três passes, os jogadores comandados pelo técnico Fernando Diniz finalizaram em direção ao gol rubro-negro somente no segundo tempo, aos 21 minutos, com Lima. Pelo lado do Flamengo, Lorran, Luiz Araújo e Gerson comandaram as principais ações ofensivas do time. Desses, Lorran pecou demais nas finalizações, principalmente no primeiro tempo. Assim, o gol da vitória só saiu aos 40 minutos do segundo tempo, de pênalti, com Pedro.

O resultado manteve o Flamengo na liderança do Campeonato Brasileiro. São 24 pontos em 11 jogos disputados. Por outro lado, o Fluminense tem seis e amarga a lanterna da competição. Vale lembrar que este é o pior início do Tricolor das Laranjeiras na história da competição. A equipe do técnico Fernando Diniz recebe o Vitória, na quinta-feira, no Maracanã. Enquanto isso, o Flamengo, um dia antes, visita o Juventude no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Flamengo domina o primeiro tempo

O jogo começou com o Flamengo pressionando o Fluminense, mas de uma forma diferente. O mesmo antídoto usado em outras oportunidades, adiantar as linhas para roubar a bola na intermediária e criar uma ótima chance para o time. Contudo, a primeira chance do jogo foi com um lançamento longo de Léo Ortiz para Wesley, que chutou para fora, aos 16 minutos.

Na saída de bola, com a linha alta, o Flamengo roubou a bola de Gabriel Pires. Gerson ficou com ela e deixou com Pedro. O camisa 9 chutou fraco e Fábio fez a defesa. Na sobra, Bruno Henrique se enrolou com a bola e desperdiçou a chance. Era a maior chance até aquele momento do jogo. Além disso, mostrava que a estratégia estava dando certo.

Aos 21 minutos, ou seja, quatro minutos depois da primeira chance, o Fluminense errou de novo a saída de bola e Fábio deixou com Pedro, que rolou na área para Lorran. O garoto da base do Rubro-Negro errou o chute e mandou a bola para fora. Era mais uma grande chance desperdiçada pelo Flamengo no Maracanã.

Aos 28 minutos, mais uma chance parecida com as demais. Desta vez, Lorran roubou a bola de Gabriel Pires e rolou para Gerson concluir para fora. O Flamengo abusou de perder gols de dentro da área do Fluminense no primeiro tempo. A última chance do Rubro-Negro foi de Lorran, aos 45. Pedro deixou o menino na cara do gol e na finalização, Fábio pegou com os pés. Assim, intervalo e o 0 a 0 no placar.

Pedro decide cobrando pênalti

Depois de finalizar seis vezes contra nenhuma do adversário, o Flamengo começou o segundo tempo com Luiz Araújo finalizando após um bom passe de Lorran. A bola foi para fora. Mesmo assim, logo no primeiro minuto o time treinado por Tite mostrou que o segundo tempo não mudaria a postura ofensiva.

Minutos depois, foi a vez de o time do Flamengo jogar pelo lado esquerdo. Bruno Henrique ganhou de Samuel Xavier na linha de fundo e, na pequena área chutou forte para a grande defesa de Fábio. Mas o árbitro deu apenas tiro de meta. O líder do campeonato pressionava o campeão da América desde os primeiros minutos do jogo. Sem sequer sofrer uma finalização.

Foi então que, aos 21 minutos de jogo, Lima chutou em direção ao gol de Rossi. A bola foi para fora. Esta foi a primeira finalização do time treinado por Fernando Diniz. Ou seja, para quem pensou que algo mudaria no jogo, se enganou. O Flamengo seguiu em cima e teve lances de perigo com Gerson e com Luiz Araújo. As trocas dos treinadores também não refletiu em campo qualquer mudança de panorama.

Foi então que Bruno Henrique foi acionado pela esquerda. Ao disputar a bola com Calegari, o atacante foi derrubado pelo lateral e o árbitro marcou a penalidade máxima. Após muita reclamação e o pênalti confirmado, Pedro foi para a cobrança. Na batida, a bola foi no meio do gol. Era o gol do Flamengo, o primeiro do jogo. O gol da vitória e da garantia da liderança: 1 a 0.