• Muñoz e Lerma fizeram os gols colombianos na partida
  • Colômbia fez bom primeiro tempo, mas sofreu no fim
  • Equipe larga na ponta em chave com Brasil e Costa Rica

A Colômbia fez bem o dever de casa e bateu o Paraguai por 2 a 1 na noite desta segunda-feira, em Houston, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo D da Copa América de 2024. A seleção colombiana não teve dificuldades para chegar ao resultado ainda no primeiro tempo. Entretanto, depois de relaxar na segunda etapa, levou um gol e precisou correr um pouco mais para evitar o empate paraguaio.

Pelo lado do Paraguai, o time treinado por Daniel Garnero lutou bastante, mas não foi capaz de segurar os bons atacantes colombianos. Além disso, nem mesmo o ótimo zagueiro do Palmeiras Gustavo Gómez foi capaz de evitar dois gols de cabeça da Colômbia. No primeiro, cruzamento do meia são-paulino James Rodríguez e gol de Múñoz, na segunda trave. Minutos depois, James cruzou novamente. Desta vez, uma falta cobrada na área pela esquerda, Lerma subiu mais do que todo mundo para marcar.

Os paraguaios conseguiram diminuir com Enciso, no segundo tempo. Logo depois do gol, como dito acima, a Colômbia mudou a postura e conseguiu segurar o resultado. Com o resultado, a Colômbia chegou aos três pontos e largou na frente no Grupo D, que ainda tem Brasil e Costa Rica, que ainda se enfrentam. Paraguai está com zero pontos. Os paraguaios enfrentam o Brasil na próxima sexta-feira, Assim como a Colômbia pega a Costa Rica no mesmo dia.

Colômbia domina

Os primeiros minutos do jogo, as equipes se equilibraram e trocaram ataques e finalizações. O Paraguai foi o primeiro a assustar. Arce recebeu em condições de finalizar, mas chutou para fora. Assim como Richard Ríos. O volante do Palmeiras conduziu a bola e também teve uma chance de finalizar. Contudo, como o seu colega de trabalho, a bola não acertou o alvo.

Mesmo trocando ataques, a Colômbia já mostrava melhor o que fazer com a bola. Arce, pelo Paraguai ainda era o mais perigoso. Entretanto, o primeiro a acertar o gol foi Enciso. Aos 16 minutos, Vargas defendeu a finalização do meio-campo paraguaio e evitou o primeiro gol do jogo naquele momento. Logo depois, foi a vez de outro velho conhecido dos brasileiros finalizar. Balbuena, contudo, não acertou o gol.

Os colombianos começaram a mandar um pouco mais no jogo. A seleção do Paraguai começou a ter mais dificuldades de sair jogando, mas seguia com muito perigo. Enciso e Arce continuavam a finalizar para cima do gol de Vargas. Foi então que o talento individual começou a fazer a diferença para o lado da Colômbia.

James Rodríguez, aos 31 minutos recebeu na esquerda, deu um drible bonito no marcador e cruzou na medida para Múñoz cabecear sem marcação e abrir o placar no confronto. Era o primeiro gol do jogo: 1 a 0. Cerca de 10 minutos depois, James cobrou uma falta pela direita na cabeça de Lerma. Era o segundo gol do jogo, o segundo da Colômbia.

Paraguai tenta resistir

O segundo tempo foi um pouco mais tranquilo para a Colômbia. Com os 2 a 0 no placar, os jogadores comandados pelo técnico Néstor Lorenzo relaxaram e passaram a tocar mais a bola. James, capitão do time, distribuía o jogo e cadenciava. Foram, pelo menos, 10 minutos com o jogo completamente nas mãos da seleção colombiana.

Sem sofrer riscos, a Colômbia chegou pela primeira vez aos 13 minutos, com Luis Díaz. O atacante do Liverpool finalizou pela primeira vez no jogo para fora do gol de Morinigo. Foi então que, vendo a necessidade de ir para cima, o Paraguai avançou as linhas e deixou de jogar os contra-ataques. A ordem era tentar diminuir o placar.

Foram, então, duas chances seguidas. Na primeira, Villasanti, jogador do Grêmio, finalizou e não acertou o alvo. Logo em seguida, Matias Espinoza exigiu uma grande defesa de Vargas, que evitou o primeiro gol do Paraguai naquele momento. Esses dois lances era uma clara mostra de que o Paraguai tentaria a todo custo diminuir a o placar.

Foi então que, aos 23, Enciso marcou o gol do Paraguai. Sosa fez a jogada pela esquerda e cruzou para o meio-campista aparecer na segunda trave para marcar o primeiro. O Paraguai ensaiou uma pressão, mas a Colômbia voltou a jogar e evitou o pior. No fim, o VAR ainda anulou uma penalidade em cima de Mina: 2 a 1.