• No Porto, seleção lusitana ganha por 3 a 2 e se classifica
  • CR7 (2) e Gonçalo Ramos marcam os gols portugueses
  • Time de Roberto Martínez vive grande fase no torneio

Portugal derrotou a Eslováquia por 3 a 2, nesta sexta-feira, no Estádio do Dragão, e confirmou presença na Eurocopa 2024. Cristiano Ronaldo marcou dois gols (um de pênalti), e Gonçalo Ramos também balançou as redes. Hancko e Lobotka fizeram para o time visitante. A boa campanha dos portugueses nas Eliminatórias rendeu uma classificação com antecedência.

Com o triunfo, então, a seleção lusa manteve os 100% de aproveitamento no Grupo J, com sete vitórias em sete partidas (21 pontos). Além disso, o time chegou a 27 gols marcados e levou os seus primeiros gols na competição. Dessa forma, Portugal garantiu matematicamente ao menos a vice-liderança da chave.

Atualmente, a segunda posição do grupo está com a própria Eslováquia, que tem 13 pontos. Luxemburgo, que tem 11 pontos e é o terceiro colocado, não pode mais alcançar a equipe do técnico Roberto Martínez. Os dois primeiros colocados da chave estarão na Eurocopa do ano que vem.

Portugal começa bem e abre vantagem

Com a bola rolando, Portugal construiu a vitória de forma tranquila no primeiro tempo. Afinal, a seleção lusa partiu para o ataque, abriu 2 a 0 e perdeu várias oportunidades para ampliar o placar. O primeiro gol, então, saiu aos 17 minutos. Bruno Fernandes fez boa jogada na entrada da área, driblou o marcador e cruzou para Gonçalo Ramos cabecear para o fundo da rede: 1 a 0.

Dez minutos depois, Portugal obteve um pênalti a seu favor. Rafael Leão avançou pela esquerda e cruzou na área. A bola tocou no braço de Vavro, e o árbitro marcou a penalidade. Na cobrança, CR7 bateu no no canto esquerdo de Dúbravka, que caiu para a direita.

Eslováquia diminui, e CR7 faz mais um

No segundo tempo, a Eslováquia conseguiu diminuir, aos 23 minutos. Hancko arriscou o chute de fora da área, a bola desviou em António Silva e tirou o goleiro Diogo Costa da jogada: 2 a 1. A alegria durou pouco, pois os portugueses fizeram o terceiro gol cinco minutos depois.

E foi de novo com Cristiano Ronaldo. Bruno Fernandes recebeu de Gonçalo Ramos pela direita e cruzou na segunda trave, encontrando CR7 livre para empurrar para o fundo do gol: 3 a 1. Aos 34, a equipe visitante marcou o segundo gol. Lobotka arriscou o chute de fora da área e mandou uma bomba no canto de Diogo Costa: 3 a 2.