• Bruno Fernandes marcou o único gol da partida fora de casa
  • Cristiano Ronaldo foi titular e teve ba participação no jogo
  • Portugal assumiu a liderança do Grupo J das Elimintórias

Portugal venceu a Eslováquia por 1 a 0 na tarde desta sexta-feira, no Estádio Nacional de Bratislava, em partida válida pela quinta rodada do Grupo J das Eliminatórias da Eurocopa de 2024. Nem mesmo o clima desfavorável fora de casa foi capas de impedir a vitória da seleção portuguesa. Embora pressionada em alguns momentos da partida, a seleção treinada pelo espanhol Roberto Martínez foi bem nos lances cruciais e saiu de campo com os três pontos e com a liderança de sua chave.

Bruno Fernandes decidiu o jogo no fim do primeiro tempo. Foi o suficiente para chegar aos 15 pontos e manter os 100% de aproveitamento na competição. São ao todo cinco jogos e cinco vitórias. A Eslováquia, por sua vez, tem o mesmo número de jogos, mas estacionou nos 10 pontos. Neste momento, encontra-se na segunda colocação do Grupo J. As duas seleções voltam a campo na próxima segunda-feira. Portugal recebe Luxemburgo, enquanto a Eslováquia pega Liechtenstein.

https://twitter.com/selecaoportugal/status/1700247980597752083

Primeiro tempo tem gol no fim

O primeiro tempo começou com Portugal criando a primeira chance antes mesmo do primeiro minuto de jogo. Vitinha aproveitou o cruzamento e chutou de primeira. Contudo, o atacante pegou mal e mandou para fora. A resposta não demorou muito a acontecer. Polievka recebeu um cruzamento de Pekarik da direita. De primeira, o atacante chutou, mas a bola foi fraca nas mãos de Diogo Costa.

O lance de Polievka levantou o ânimo do time da casa, que seguiu em cima de Portugal. Dessa vez, a finalização veio dos pés de Haraslin. Entretanto, o atleta eslovaco mandou em cima da defesa portuguesa. Com Cristiano Ronaldo no comando do ataque, a seleção de Portugal saiu da pressão do time da casa. Vitinha fez a jogada e deixou para o CR7. O astro tentou, mas a bola foi muito para fora.

No jogo, parecia que um ataque puxava o outro. Depois da tentativa de Cristiano Ronaldo, o ataque de Portugal chegou novamente. O capitão português puxou a marcação e tocou para o livre Bruno Fernandes arriscar. O arqueiro Dúbravka fez boa defesa. O jogo, então, passou a ficar mais equilibrado. Sem nenhum lance de perigo para nenhum dos lados.

Foi então que a seleção portuguesa passou a pressionar no fim do primeiro tempo. Primeiro, com Vitinha que arriscou um chute de fora da área, mas mandou para fora. Logo depois, foi a vez de Bruno Fernandes. O jogador do Manchester United abriu o placar com uma jogada individual aos 42 minutos. O atacante foi para cima da defesa pela meia direita e chutou cruzado sem chances para Dúbravka. Portugal foi para o intervalo em vantagem.

Portugal administra o segundo tempo

O segundo tempo começou com Portugal, mesmo em vantagem, pressionando os donos da casa. Dessa vez, João Cancelo finalizou para mais uma boa defesa de Dúbravka. Esse lance foi logo aos cinco minutos da etapa final. Minutos depois, quase o empate da Eslováquia. Schranz recebeu um lindo passe e chegou antes de Diogo Costa, mas na intenção de tirar do goleiro, o atacante mandou para fora a chance de igualar o placar.

O jogo passou a se concentrar mais na seleção portuguesa. Isso porque Cristiano Ronaldo passou a ser mais acionado. Com isso, o astro português arriscou duas jogadas, mas a bola foi para fora nas duas. Restou ao time da casa tentar jogadas de bola parada e usar seus jogadores altos. Aos 27 minutos, quase deu certo. Skriniar subiu mais do que todo mundo em uma falta para desviar e quase empatar a partida.

Essa tentativa da Eslováquia não ficou sem resposta. Logo em seguida, o ataque português criou grande jogada e deixou CR7 na cara do gol. O atacante chutou forte e cruzado, mas Dúbravka fez grande defesa. O goleiro pulou no canto esquerdo para evitar o segundo gol. Depois, foi só esperar o tempo passar já que a defesa de Portugal vivia uma tarde de destaque. Assim, apito final e vitória portuguesa.