• Seleção lusitana faz 4 a 2, nesta terça-feira, em Lisboa
  • Rúben Dias, Diogo Jota e Bruno Fernandes (2) marcam
  • Finlandeses assustam na etapa final com gols de Pukki

Portugal levou um susto, mas venceu a Finlândia por 4 a 2, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, nesta terça-feira. A seleção portuguesa chegou a abrir 3 a 0 , com os gols de Rúben Dias, Diogo Jota e Bruno Fernandes. Contudo, no meio do segundo tempo, os finlandeses conseguiram dois gols em cinco minutos, com Pukki. Na reta final do jogo, Bruno Fernandes aumentou a vantagem e definiu o placar do amistoso.

A Finlândia volta a campo na próxima sexta-feira (dia 7 de junho), às 15h45 (de Brasília), quando visitará a Escócia. Portugal, por sua vez, joga no sábado (dia 8), às 13h45, diante da Croácia.

O time de Roberto Martínez, aliás, está no Grupo F da Eurocopa 2024, ao lado Geórgia, República Tcheca e Turquia. A estreia será na terça-feira, 18 de junho, às 16h (de Brasília), contra o tchecos.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, Portugal começou com tudo e inaugurou o placar logo aos 16 minutos. Vitinha bateu escanteio da esquerda, e Rúben Dias cabeceou de peixinho na segunda trave para balançar a rede: 1 a 0.

Nos acréscimos da etapa, o árbitro da partida marcou falta polêmica de Suhonen em Francisco Conceição. O VAR entrou em ação e avisou que a infração foi cometida dentro da área. Na cobrança do pênalti, Diogo Jota deslocou Hradecky para fazer 2 a 0.

No intervalo, o técnico Roberto Martínez mexeu cinco vezes e tornou a seleção portuguesa ainda mais ofensiva. Aos 9 minutos, então, saiu mais um gol. Dalot foi lançado por Bruno Fernandes na direita da área e cruzou rasteiro. Gonçalo Ramos dominou, tocou de lado, e Francisco Conceição ajeitou para trás. O camisa 8 finalizou colocado, de primeira, no canto esquerdo do gol: 3 a 0.

Com vantagem, os portugueses reduziram e ritmo e viram a Finlândia crescer após a entrada de Pukki. Aos 27 minutos, o atacante diminuiu ao finalizar de cavadinha na saída do goleiro José Sá. Quatro minutos depois, ele fez o segundo dos finlandeses, depois de aproveitar a assistência de Peltola.

Contudo, Portugal seguiu construindo oportunidades e fechou o placar aos 39 minutos. Depois da saída errada da seleção visitante, Bruno Fernandes recebeu de Conceição, bateu no contrapé de Hradecky e fez 4 a 2 no amistoso.

Itália e Turquia não saem do zero

Além disso, em outro amistoso preparatório nesta terça-feira, a Itália recebeu a Turquia no estádio Renato Dall’ara, em Bolonha. Em jogo de muitas faltas (29 no total) e marcação dura, as seleções ficaram no 0 a 0.

Classificadas para a Euro 2024, italianos e turcos fazem suas últimas partidas antes do começo do torneio na semana que vem. Atual campeã e presente no Grupo B, a seleção italiana enfrenta a Bósnia no domingo, às 15h45 (de Brasília). A Turquia, por sua vez, está no Grupo F da Eurocopa e encara a Polônia (que é do Grupo D), na próxima segunda.