• Time de Pep Guardiola abre dois de vantagem, mas fica no 2 a 2 dentro de casa
  • Grealish e Rico Lewis marcam para o City, e Mateta e Olise garantem igualdade
  • Artilheiro Haaland desfalca os Citizens novamente e preocupa para o Mundial

O Manchester City dominou o jogo contra o Crystal Palace, mas levou o gol de empate nos acréscimos do segundo tempo. Pela 17ª rodada da Premier League, na última partida antes do Mundial de Clubes, o time de Pep Guardiola ficou no 2 a 2 mesmo atuando no Etihad Stadium. Grealish e Rico Lewis abriram vantagem para os Citizens, e Mateta e Olise, de pênalti no fim, igualaram o marcador na etapa final.

Com o resultado, então, o City continua longe da liderança, a três pontos do Liverpool, que ainda joga nesta rodada. O Crystal Palace, por sua vez, permanece na 15ª colocação, mas com 17 pontos.

Aliás, este foi o terceiro jogo seguido que o Manchester City não contou com o centroavante Haaland. Isso porque o artilheiro norueguês, com estresse ósseo no pé, não foi relacionado para a partida. Ele deve viajar com o time para o Mundial de Clubes, mas ainda é dúvida para a semifinal.

Além de Kevin de Bruyne, que vem se recuperando de lesão muscular, Doku não jogou, também por problema muscular. Ainda assim, ambos também devem ir à Arábia Saudita com o restante do elenco do City.

Na próxima rodada da Premier League, só o Crystal Palace entra em campo, contra o Brighton, na quinta-feira, no Selhurst Park. Enquanto isso, o Manchester City, rumo ao Mundial, teve o jogo diante do Brentford adiado. O primeiro adversário será o Urawa Red Diamonds, do Japão, às 15h (de Brasília) de terça, pela semifinal.

Grealish coloca o City na frente

No primeiro tempo, o Manchester City dominou as ações e expôs as fragilidades do Crystal Palace, que não conseguiu chutar a gol. No placar, contudo, os mandantes só marcaram uma vez, com Grealish, aos 24. Depois de longa troca de passes na intermediária do adversário, Rúben Dias achou Foden, que acionou Grealish na entrada da área. O inglês, então, arrumou o corpo e chutou de chapa no canto esquerdo de Henderson: 1 a 0.

Depois disso, aos 36 minutos, Gvardiol aproveitou bola espirrada após cruzamento de Bernardo Silva e chutou firme na rede pelo lado de fora. Cinco minutos depois, após sobra da cobrança de falta, Gvardiol tocou para Foden na intermediária e o inglês mandou a bomba à esquerda do gol. O Crystal Palace, aliás. só chegou com perigo em falta venenosa cobrada por Olise, que passou rente ao travessão do goleiro Ederson.

City amplia, mas cede empate no fim

Na segunda etapa, o City seguiu controlando a partida e teve um gol anulado aos 8 minutos. Álvarez cobrou falta da esquerda a meia altura para a entrada da pequena área, a bola passou por Rúben Dias, enganou Handerson e entrou no canto esquerdo. Porém, após revisão do VAR, o árbitro marcou impedimento do defensor do time de Manchester. Um minuto depois, contudo, saiu o segundo dos mandantes.

Grealish fez o passe para dentro da área, Foden tentou ajeitar e, após bate e rebate, a bola se ofereceu para Rico Lewis, que pegou de voleio no canto direito do gol: 2 a 0. No entanto, quando o resultado parecia garantido, os comandados de Guardiola tiraram o pé do acelerador cedo demais e acabaram punidos por isso. Afinal, aos 31, o Palace iniciou a reação e diminuiu o placar.

Schlupp dominou lançamento longo na esquerda da área, nas costas de Rúben Dias, venceu a marcação e cruzou rasteiro para Jean-Philippe Mateta se esticar no carrinho para conferir: 2 a 1. Aos 48, o próprio Mateta sofreu o pênalti ao se antecipar a Foden e ser derrubado pelo atacante do City com um chute na canela. Na cobrança, Olise esperou a definição de Ederson, deslocou o brasileiro e mandou a bola no canto direito: 2 a 2.

Outros jogos da rodada

Também neste sábado, o Chelsea bateu o Sheffield United por 2 a 0, no Stamford Bridge, e se recuperou na tabela. A equipe de Mauricio Pochettino, portanto, subiu para a 10ª posição, com 22 pontos. O Sheffield, por outro lado, permaneceu em último, com oito pontos. Além disso, o Newcastle venceu o Fulham por 3 a 0, no St. James Park, e interrompeu sua série ruim no Premier League. O time alvinegro, aliás, ficou em sexto, com 29 pontos, enquanto o clube de Willian e Andreas Pereira está na 11ª posição, com 21.