• Carvajal abre o placar, e Vinicius Junior decreta 2 a 0 em Wembley
  • Equipe espanhola conquista seu 15º título de Liga dos Campeões
  • Time alemão domina o primeiro tempo, mas desperdiça chances

O Real Madrid bateu o Borussia Dortmund por 2 a 0, neste sábado, em Wembley, e garantiu mais um título de Liga dos Campeões. O time alemão começou melhor na partida, criou as principais chances do primeiro tempo, mas parou na trave e no goleiro Courtois. Na etapa final, porém, Carvajal abriu o placar de cabeça, aos 29 minutos, após escanteio cobrado por Toni Kroos. Nove minutos depois, então, Bellingham serviu Vinicius Junior na esquerda. O brasileiro finalizou de canhota para ampliar a confirmar a 15ª conquista de Champions League dos Merengues.

Vinicius Junior confirma grande temporada

Vini Jr, que havia sido decisivo em todas as fases de mata-mata, repetiu o nível de desempenho na final em Londres. A equipe de Carlo Ancelotti teve uma partida complicada e atuação, mas o atacante brasileiro foi o que mais tentou e criou jogadas perigosas do lado merengue. Acabou premiado com o gol aos 38 do segundo tempo. Nos acréscimos, ele saiu ovacionado pelos torcedores, que fizeram coro pela Bola de Ouro. Autor do gol do título em 2022, Vinicius Junior se tornou o primeiro brasileiro a marcar em duas finais de Champions League

Recordes do clube e dos jogadores

Com o título, o Real Madrid se isolou como maior campeão europeu. Afinal, o time espanhol ganhou seis das últimas 11 temporadas de Champions League. Então, aumentou a vantagem sobre o Milan, da Itália, segundo maior campeão, para oito taças.

Além disso, Nacho Fernández e Modric alcançaram o 26º título usando a camisa do Real Madrid e se isolaram como maiores campeões da história do clube. Com a conquista da Champions League desta temporada, eles superaram Marcelo e Benzema como atletas mais vitoriosos pelo clube espanhol. Carvajal, Modric, Nacho e Kroos, aliás, conquistaram a sexta taça de Liga dos Campeões e igualaram a marca histórica de Paco Gento.

Como foi o primeiro tempo

O Borussia Dortmund foi amplamente superior na etapa inicial da grande decisão em Londres. Com Vinicius Junior pouco inspirado, Rodrygo bem marcado e Bellingham sem se encontrar em campo, o Real Madrid não ofereceu perigo.

Além disso, viu o time alemão perder ao menos três ótimas chances de marcar. Adeyemi, Fullkrug e Sabitzer conseguiram boas finalizações, mas pararam nas mãos do goleiro Courtois, que fez um jogo seguro na meta merengue.

Aos 21 minutos, Hummels achou lindo passe nas costas da defesa do Real, que estava em linha. Adeyemi saiu na cara do goleiro, cortou para a esquerda, mas Carvajal se recuperou e chegou no carrinho para evitar o gol.

Dois minutos depois, a equipe espanhola saiu jogando errado, Sancho botou Fullkrug na cara do gol e ele tocou na saída do goleiro. Porém, a bola tocou na trave esquerda de Courtois. Aos 40, Sabitzer finalizou no cantinho direito baixo de fora da área, e Courtois se esticou para espalmar.

Como foi o segundo tempo

Após uma etapa apagada, o Real Madrid voltou melhor, mas ainda sem conseguiu assustar o Borussia. O gol saiu só aos 29 minutos, quando Kroos cobrou escanteio da esquerda, e Carvajal desviou de cabeça na primeira trave para fazer 1 a 0 em Wembley.

O Dortmund sentiu o baque, e o segundo gol merengue saiu de uma falha de Maatsen, que deu a bola no pé de Bellingham. O meia inglês, então, serviu Vini Jr, que entrou na área e bateu prensado de canhota, aos 38: 2 a 0. A equipe alemã chegou a diminuir aos 41, mas não valeu.

Haller conduziu pela esquerda e cruzou na área. Fullkrug cabeceou o fundo da rede, mas estava em posição de impedimento. Daí em diante, a equipe alemã não teve mais forças para reagir. A Taça mais importante da Europa vai novamente para o Real Madrid.