• Atacante dos Reds decide clássico movimentado
  • Goleiros brasileiros tiveram muito trabalho no jogo
  • Salah quebrou jejum de cinco partidas sem marcar

O Liverpool deixou de lado a má fase e a derrota no último domingo para o Arsenal e venceu seu maior rival no momento, o Manchester City, por 1 a 0, na tarde deste domingo, pela Premier League, o Campeonato Inglês. Em um jogo muito movimentado, no qual os goleiros da Seleção Brasileira Ederson e Alisson, este último teve participação fundamental no gol, tiveram grande destaque em Anfield Road, casa dos Reds. A estrela egípcia Mohamed Salah fez o único gol da partida.

A primeira etapa começou com o Liverpool em cima do City, mesmo que com muito respeito. Embora favorito pela pontuação e por sustentar uma invencibilidade dentro deste campeonato, o City foi melhorando de acordo com a passagem dos minutos.

Então, a partir do momento em que se sentiu menos pressionado no jogo, o time treinado por Pep Guardiola conseguiu ser melhor do que o adversário. Contudo, por mais oportunidades que tenha criado, não foi capaz de superar Alisson, que fez uma boa partida, principalmente ao intervir em jogadas de Haaland. Assim como Ederson, que foi muito bem nas bolas que cruzaram a sua área. O primeiro tempo terminou com sete finalizações do City, enquanto o Liverpool só finalizou três.

O segundo tempo começou com as duas equipes mais abertas, em busca do gol. Os Cityzens ainda eram melhores, mas viam os donos da casa sendo cada vez mais perigosos, principalmente nas escapadas de Firmino e Salah. Entretanto, Haaland ainda era o jogador mais perigoso da partida. Os 15 gols na Premier League assustavam os torcedores e, principalmente, a defesa dos Reds em jogadas pelo alto.

Gol anulado, Alisson brilha e gol de Salah

Com o jogo mais aberto, as chances claras começaram a aparecer em demasia. Por outro lado, as equipes de Guardiola e Jürgen Klopp, que primam pela organização tática e ocupação de todos os espaços do campo, passaram a jogar de forma mais bagunçada. O que se via eram duas equipes em busca do gol de qualquer forma, sem a habitual tranquilidade e primor em jogar futebol.

Enquanto o City pressionava, o Liverpool achou um contra-ataque. Firmino lançou Salah, que foi avançando com liberdade e, ao finalizar colocado, Ederson fez a defesa, embora a arbitragem tenha dado tiro de meta. Os jogadores do Liverpool ainda lamentavam o lance, quando Haaland ganhou a disputa com Fabinho e avançou. Ao tabelar com Bernardo Silva, se chocou com Alisson, que deu rebote. Folden marcou. Entretanto, ao consultar o VAR, o árbitro viu falta de Haaland no brasileiro Fabinho.

Aos 30, jogada parecida. Enquanto o City pressionava, Alisson cortou um cruzamento. O arqueiro brasileiro arrumou um lançamento longo para Salah, que ganhou a disputa com Cancelo, e avançou. Desta vez, a estrela do Liverpool conseguiu vencer o goleiro Ederson e abrir o placar. A partir daí começou o desespero do City. Afinal, a equipe de Manchester sustentava uma longa invencibilidade fora de casa. Além disso, era o único invicto desta edição da Premier League.

Mas, por mais que tentasse pressionar, o City ainda escapou de levar mais gols. O Liverpool criou pelo menos três chances para ampliar o placar, com Arnold e Darwin Nuñes. Sem mais lances para mexer no placar, destaque para a expulsão de Klopp no final da partida por não concordar com a não marcação de uma falta. Fim de jogo e vitória dos Reds em Anfield Road.