• Messias marcou o gol salvador do Peixe que luta para não cair
  • Botafogo chegou ao oitavo jogo sem vitória e pode cair na tabela
  • Na próxima rodada, o Botafogo encara o já rebaixado Coritiba

O Botafogo tinha tudo para retomar a liderança do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo. Entretanto, o Glorioso, que já teve 14 pontos de vantagem na ponta da tabela, só empatou com o Santos em 1 a 1, no Nilton Santos, em partida válida pela 35ª rodada do principal torneio do futebol nacional. Danilo Barbosa abriu o placar ainda no primeiro tempo para o Glorioso. A vantagem se sustentou até os 45 minutos do segundo tempo, quando Messias empatou.

Com o empate, o Botafogo chegou aos 62 pontos, empatando, assim, com o líder Palmeiras. O Verdão, contudo, supera a equipe carioca nos critérios de desempate. O Santos, com o importante ponto que conseguiu em solo carioca, foi para 43 pontos e se manteve na 14ª colocação. Na próxima rodada, o Santos recebe o Fluminense na Vila Belmiro, enquanto o Botafogo visita o Coritiba. Os dois jogos estão marcados para quarta-feira.

Botafogo abre o placar cedo

O primeiro tempo começou com o Botafogo tomando conta das ações desde o primeiros minutos. Com uma rotação alta, pressionou o Santos. Contudo, o time comandado por Tiago Nunes, com formação nova, não conseguiu criar chances de perigo ao gol de João Paulo. Mesmo assim, manteve a posse de bola e rondava a área do Peixe.

Até que aos 10 minutos, o Botafogo abriu o placar. Eduardo cobrou uma falta pelo lado esquerdo dentro da área. Danilo Barbosa subiu mais do que todo mundo e desviou de cabeça para marcar o primeiro gol do jogo, o primeiro do Botafogo. Naquele momento, o Botafogo voltava a ser líder do Campeonato Brasileiro. A luta pelo título estava aberta novamente.

Depois do gol, o Glorioso melhorou no duelo. A posse de bola seguiu, assim como as ações ofensivas. Mas a diferença dessa vez eram as chances criadas. Dois minutos após o gol, Marlon Freitas arriscou o chute da entrada da área e a bola passou muito perto do gol de João Paulo. Aos 18 minutos, foi a vez de Eduardo tentar. Os jogadores do Santos chegaram a pedir falta no lance anterior, mas a finalização saiu à direita do goleiro santista.

Na parte final do primeiro tempo, o jogo passou a ficar um pouco mais equilibrado. Tanto é que Lucas Perri fez a primeira defesa difícil aos 37 minutos. Jean Lucas fez a jogada e chutou da entrada da área. Perri fez boa defesa e evitou o empate. Antes mesmo do fim da primeira etapa, o Botafogo ainda teve uma última chance em uma falta cobrada por Gabriel Pires, que João Paulo fez a defesa.

Segundo tempo com gol no fim

Marcelo Fernandes fez mudanças no Santos para a segunda etapa. Então, o time da Baixada Santista foi melhorando com o passar dos minutos. O Botafogo, por sua vez, demorou um pouco para voltar a mesma rotação do início do primeiro tempo. Por conta disso, a primeira chance da segunda etapa foi do Santos. Lucas Lima, após jogada de Marcos Leonardo. Mesmo com a defesa de Perri, o lance havia parado pouco antes.

O Glorioso só conseguiu chegar com perigo aos 14 minutos de jogo. Depois de uma falta cobrada por Júnior Santos, a bola bateu na defesa e sobrou para Eduardo. O meia botafoguense finalizou de dentro da área em cima de João Paulo. Foi então que na sobra o mesmo Júnior Santos cabeceou e Messias tirou em cima da linha. Ou seja, o Glorioso por muito pouco não fez o segundo gol.

Foi então que a partir daí, os times começaram a fazer um jogo mais equilibrado, com troca de posses de bola e chances criadas. Nenhuma com perigo, é verdade, mas os times estavam tentando. Os dois técnicos também mexeram novamente nas equipes com o intuito de tentar algo diferente. Naquele momento, mesmo em vantagem no placar, o Botafogo sabia que o jogo estava em aberto.

Aos 30 minutos, Janderson recebeu um cruzamento de Tchê Tchê e quase marcou. Entretanto, gol mesmo saiu do outro lado. Aos 45 minutos, aproveitando uma falta cobrada de forma curta e ensaiada. Soteldo faz a jogada e cruza. Messias subiu mais do que todo mundo e cabeceou para o gol. Lucas Perri nada pôde fazer. Era o gol de empate, o gol que decretou o placar no Nilton Santos.