- Serginho e Guilherme fizeram os gols do jogo em Itu
- Ituano segue na zona de rebaixamento do torneio
- Santos chega aos 62 pontos e abre vantagem na ponta
O Santos venceu o Ituano por 2 a 0 na noite desta segunda-feira, no estádio Novelli Júnior, em Itu, no interior paulista, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Jogando contra um adversário conhecido e do mesmo estado, o time comandado por Fábio Carille não teve dificuldades para vencer a partida. Além de conquistar os três pontos sem maiores problemas, deu mais um enorme passo rumo ao acesso à Elite do futebol nacional para 2025.
Serginho marcou o primeiro gol do Peixe ainda no primeiro tempo. Aos 17 minutos, a surpresa na escalação do técnico santista recebeu um passe dentro da área e tocou com categoria na saída do goleiro Jefferson Paulino. Era o primeiro gol do Santos em Itu. O segundo do líder saiu no início do segundo tempo. Depois, então, da saída errada do time da casa, Guilherme ficou com a bola e também tocou na saída do arqueiro do Ituano.
O Santos, então, chegou a colocar uma bola na trave no segundo tempo, mas depois do segundo gol, o jogo ficou morno. Nem o Santos tinha o interesse em atacar e se expor, muito menos o time do Ituano tinha qualidade técnica para ir à frente para tentar uma reação. Por fim, vitória santista que coloca a equipe com oito pontos de vantagem para o quinto colocado. Ou seja, a vaga para a Série A poderá ser conquistada na próxima rodada.
Classificação e próximos jogos
Com a vitória, portanto, o Santos chegou aos 62 pontos e se isolou ainda mais na ponta. O Sport ainda joga na rodada e poderá alcançar o Peixe em número de pontos. Já o Ituano se mantém com 34 pontos, a apenas dois de sair da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Santos recebe o Vila Nova no sábado, na Vila Belmiro. O Ituano, por sua vez, na segunda-feira, recebe o CRB, no Novelli Júnior.
Primeiro tempo
O primeiro tempo começou com o time da casa tentando ocupar os espaços no campo defensivo do Santos. Aquela pressão inicial quase funcionou, já que o time visitante resolveu esperar para encaixar o jogo. Aos seis minutos, José Aldo recebeu pela esquerda e encontrou Thonny Anderson na entrada da área. O camisa 9 do Ituano dominou e bateu cruzado, com perigo ao gol de Diógenes. O goleiro da base santista fazia a sua estreia no time profissional.
Logo depois da chance, o Ituano conseguiu se manter com a bola e pressionou ainda mais o Santos. Por sua vez, a equipe da Baixada Santista, quando tinha a bola, procurava a velocidade de Serginho e Guilherme. Então, o jogo ficou concentrado no meio campo ou na intermediária do campo defensivo do Peixe. Demorou para o time visitante sair para o jogo. A segunda chance também foi do Ituano.
Thonny Anderson cobrou uma falta e carimbou a barreira. A bola voltou nos pés de José Aldo, que finalizou para o gol. Diógenes fez boa defesa. Depois de duas tentativas do time da casa, o Santos conseguiu encaixar uma jogada e abriu o placar. Wendel Silva dominou a bola na esquerda e passou para Guilherme. O camisa 11 encontrou Serginho dentro da área, que finalizou com categoria na saída de Jefferson Paulino. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Santos, aos 17 minutos.
Logo depois do gol, o Santos passou a dominar as principais ações ofensivas do jogo. Aos 34 minutos, João Schmidt inverteu a bola para Guilherme, que encontrou Escobar pela esquerda. O lateral chutou forte e cruzado para Jefferson Paulino fazer grande defesa. Assim, o árbitro finalizou o primeiro tempo com o Santos em vantagem.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com o Ituano tentando imprimir um novo ritmo no jogo. O empate era a prioridade. Ou seja, por isso o time subiu as linhas e começou a tentar uma pressão para cima do Peixe. Vale lembrar que o primeiro tempo começou da mesma forma. A única diferença foi o resultado final. O time da casa não conseguiu finalizar no momento de domínio.
Como o Ituano deixou a desejar no momento em que atacava, o Santos, da mesma forma que na primeira etapa, encaixou mais um bom contra-ataque. Com a linha avançada, ficou mais fácil de roubar a bola da defesa do Ituano. Aos seis minutos, Claudinho tentou lançar, mas foi travado por Serginho. A bola ficou com Wendel Silva, que passou para Guilherme na área. O camisa 11 bateu rasteiro para marcar o segundo gol do jogo, o segundo do Santos.
A partir daí, o jogo voltou a ficar morno. O Santos não tinha o interesse de atacar, já que tinha o resultado que lhe favorecia em mãos. O Ituano ficou com a bola, mas não teve o ímpeto e qualidade técnica para ir para cima do Peixe tentar uma reação. Por fim. o árbitro finalizou a partida com mais três pontos para o Santos. Vale lembrar que a equipe pode conseguir o acesso na próxima rodada.