• Tricolor gaúcho abre o placar com Cristaldo, mas Peixe consegue virada por 2 a 1
  • Alvinegro conta com boa atuação de Soteldo e gols de Marcos Leonardo e Furch
  • Equipe santista respira na luta contra o Z-4, e o Imortal desce para o quinto lugar

Em jogo com todos os gols marcados no segundo tempo, o Santos arrancou a virada para cima do Grêmio, por 2 a 1, neste domingo, pelo Brasileirão. O Tricolor gaúcho, que luta pelo G-4, saiu na frente com Cristaldo logo no começo da etapa final. Contudo, o Peixe arrancou a virada com gols de Marcos Leonardo e Julio Furch. Este último já no fim da partida, após cochilo incrível do Grêmio e grande lance de Soteldo. O jogo também marcou o reencontro da torcida santista com o time na Vila Belmiro depois de dois meses por causa de punição.

Com o resultado, o time de Diego Aguirre respira, mas não sai da zona de rebaixamento. Agora, o Santos está empatado em pontos (ambos com 21) com o Bahia, primeiro time fora do Z-4 do Campeonato Brasileiro. Por sua vez, o Grêmio cai para o quinto lugar, com 33 pontos, sendo ultrapassado por Flamengo e Fluminense na rodada.

Primeiro tempo morno na Vila

O primeiro tempo foi bem sonolento na Vila Belmiro. Os donos da casa tiveram presença maior no campo de ataque, mas não chegaram perto de marcar. Por outro lado, o Grêmio conseguiu assustar em alguns lances, como na cabeçada de João Pedro Galvão.

Contudo, a melhor chance da etapa foi com Marcos Leonardo. O centroavante recebeu a bola dentro da área e, livre de marcação, preferiu tocar para ninguém em vez de finalizar. Os gols e as emoções ficaram guardas para os 45 minutos finais.

Grêmio abre o placar, mas cede a virada

Aos dois minutos, após bate e rebate, o Tricolor abriu o placar em chute forte de Cristaldo. A bola desviou em João Basso e matou o goleiro João Paulo: 1 a 0 para a equipe de Renato Portaluppi. No entanto, depois das mexidas de Aguirre e a entrada de Soteldo em campo, o Peixe acordou na partida e buscou a vitória até os instantes finais.

Primeiramente, aos 18 minutos, o camisa 10 avançou com liberdade no meio de campo e serviu Marcos Leonardo. O centroavante, aliás, chutou cruzado para empatar o jogo na Vila: 1 a 1. Porém, o principal lance aconteceu aos 44 minutos, depois do Peixe continuar pressionando o adversário.

Após cobrança de escanteio e bola afastado, os gremistas esperaram a bola sair pela lateral, mas ela tomou o efeito inverso e não saiu. Mendoza aproveitou para partir em direção ao gol e tocou para Soteldo. O atacante venezuelano, então, dominou dentro da área e solou na medida para Julio Furch marcar sem goleiro e virar a partida: 2 a 1 para o Peixe.

Nos acréscimos da partida, Reinaldo levou o segundo cartão amarelo após fazer falta em Dodi no contra-ataque e foi expulso. Grande vitória do Alvinegro Praiano para dar moral na lutar contra o rebaixamento.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Santos visita o Atlético-MG, no domingo que vem, às 18h30 (de Brasília). Por sua vez, o Grêmio recebe o Cruzeiro, no mesmo dia, na Arena, às 16h.