• Verdão abre o placar, mas o Peixe reage e ganha por 2 a 1
  • Zé Rafael marca, mas Rincón e Marcos Leonardo decidem
  • Alvinegro Praiano termina com o longo jejum em clássicos

O Santos levou a melhor no clássico e derrotou o Palmeiras por 2 a 1, de virada, neste domingo, na Arena Barueri. Portanto, o Peixe encerrou um jejum de mais um ano sem ganhar clássicos e ainda saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Verdão saiu na frente com Zé Rafael, de cabeça, mas o Alvinegro Praiano jogou bem e marcou com Tomás Rincón e Marcos Leonardo.

De acordo com o site ‘Globo Esporte’, o último triunfo contra os rivais tinha sido contra o São Paulo, em agosto do ano passado. Ou seja, o Santos finalizou uma sequência de 12 clássicos sem superar o Palmeiras. O time comandado por Marcelo Fernandes, então, respirou com a terceira vitória seguida, enquanto a equipe de Abel Ferreira, eliminada da Libertadores, perde a terceira consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Santos chegou aos 30 pontos, no 14º lugar e a três pontos de distância para o Vasco, que retornou à zona de rebaixamento. Por sua vez, o Palmeiras continuou com 44 pontos, em quarto lugar, a 11 do líder Botafogo, que derrotou o Fluminense.

Palmeiras sai na frente, mas cede empate

O clássico foi movimentado no primeiro tempo, com o Palmeiras dominando as ações e o Santos tentando buscar o ataque. Novidade no ataque do Verdão, a dupla formada por Endrick e Kevin criou chances pelo lado direito. Primeiramente, Endrick acertou o travessão em chute de longe. Depois disso, Kevin passou por Joaquim e bateu de fora da área para João Paulo fazer grande defesa.

Por outro lado, o Peixe encontrou espaço e explorou o contra-ataque com Marcos Leonardo. No entanto, o centroavante, sozinho, não conseguiu furar a marcação do adversário. Criando chances, o Palmeiras abriu o marcador aos 42 minutos. Gabriel Menino cobrou falta em direção ao gol, e Zé Rafael desviou de cabeça, tirando a possibilidade de defesa de João Paulo: 1 a 0.

Porém, o Santos reagiu rápido e empatou o jogo nos acréscimos explorando a bola aérea. Jean Lucas bateu escanteio no primeiro pau, Joaquim desviou para a segunda trave e achou Tomás Rincón, que cabeceou para o fundo da rede: 1 a 1.

Santos vira o jogo, e Palmeiras perde chances

Na etapa final, o jogo seguiu aberto, com os dois times tentando atacar. No entanto, o Santos teve a melhor oportunidade, com Morelos. Jean Lucas avançou pelo meio-campo e lançou o atacante colombiano, livre na área. Então, o camisa 22 tentou rolar para Marcos Leonardo, mas Weverton salvou o Palmeiras.

Vendo o Santos crescer no jogo, Abel decidiu trocar todo o meio-campo e lançou Fabinho, Richard Ríos e Jhon Jhon. O Palmeiras ganhou em velocidade, mas perdeu o poder de criação. Marcelo Fernandes respondeu com a entrada de Maxi Silvera, que prendeu a marcação de Piquerez na direita. Então, o Peixe conseguiu o gol da virada aos 24 minutos.

João Paulo deu lançamento longo para o ataque, e Marcos Leonardo deu uma casquinha na bola para Maxi Silvera. Então, ele levou para a linha de fundo e cruzou rasteiro para trás. O próprio Marcos Leonardo chegou no meio da área e finalizou para colocar o Santos na frente: 2 a 1. Tentando o empate, Abel lançou Luis Guilherme no lugar de Murilo, mas o Verdão não conseguiu furar a zaga santista.

Aos 44, Flaco López ainda perdeu chance incrível. Cara a cara com João Paulo, o atacante abriu mão do chute e tocou para Gómez, em impedimento, completar para o gol. Nos acréscimos, Rony recebeu o lançamento de Luis Guilherme e chutou da entrada da área, levando perigo. O Peixe segurou a pressão e garantiu uma vitória fundamental na luta contra o rebaixamento.

Agora, os times terão uma pausa de quase duas semanas para a data Fifa e só voltam a jogar no dia 19 de outubro, uma quinta, pela 27ª rodada do Brasileirão. O Santos recebe o Bragantino às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, enquanto o Palmeiras joga contra o Atlético-MG, às 19h, no Allianz Parque.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial