• Mesmo sem fazer grande partida, o Tricolor venceu
  • Wellington Rato e Alisson fizeram os gols da partida
  • São Paulo é o líder do Grupo D da Copa Sul-Americana

O São Paulo venceu o Puerto Cabello, da Venezuela, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, na cidade de Valencia, pela quarta rodada do Grupo D da Copa Sul-Americana. O Tricolor do Morumbi nem fez uma grande partida. Com um time misto, o clube brasileiro fez valer a melhor qualidade técnica para sair com a vitória na Venezuela. Wellington Rato marcou de falta, na primeira etapa, enquanto Alisson deu números finais ao confronto, no segundo tempo.

Com o triunfo, o Tricolor do Morumbi chegou aos dez pontos e lidera a sua chave na competição. Na próxima partida, o time treinado por Dorival Júnior encara o Tolima, em casa. Vale lembrar que apenas os primeiros colocados de cada grupo passam para o mata-mata. Os segundos colocados disputam a vaga com os terceiros colocados das chaves da Copa Libertadores.

Primeiro tempo sonolento

O São Paulo começou com um time bastante modificado em relação aos últimos jogos, principalmente nas partidas pelo Campeonato Brasileiro. Mas mesmo assim o time de Dorival Júnior conseguiu se impor nos primeiros minutos de jogo, retendo a bola e circulando na frente da área do Puerto Cabello. Mas sem chutar a gol, o que facilitava a defesa do time da casa.

Foi então que o time da casa passou a marcar mais no campo de defesa do São Paulo. O time brasileiro, então, começou a se defender, mas teve dificuldades de voltar ao seu jogo de posse de bola. Embora tenha passado minutos levando pressão, o time de Dorival Júnior foi o primeiro que acertou o gol. Wellington Rato recebeu na entrada da área e obrigou o goleiro a fazer uma boa defesa.

Aos 20 minutos, o time venezuelano chegou pela primeira vez como resposta ao São Paulo. Lugo chutou de longe, Rafael caiu atrasado e a bola foi na trave. Isso animou o Puerto Cabello, que sempre que tinha a bola, algo raro na primeira etapa, avançava em velocidade e sempre em direção ao gol. Com uma grande limitação técnica, o time não conseguiu assustar novamente.

Foi então que Juan recebeu na entrada da área e foi derrubado. O árbitro marcou a falta. Wellington Rato foi para a cobrança e acertou o ângulo de Luis Romero, que falhou no lance. Mas era o gol do São Paulo, o que fez o clube brasileiro sair para o intervalo com a vantagem no placar. Mesmo sem merecer o resultado, o Tricolor estava com o 1 a 0.

Segundo tempo com gol no fim

Os primeiros minutos do segundo tempo mostraram um time venezuelano com mais atitude. Em busca do empate, Granados conseguiu uma boa finalização de cabeça, Michel Araújo salvou o time. Posteriormente, foi marcado o impedimento. Minutos depois, mais uma chance. Pérez cruzou, a bola surpreendeu Rafael, que fez a defesa. Lugo pegou o rebote, mas Diego Costa mandou para escanteio.

Aos 15 minutos, Danny Pérez foi outro que finalizou com perigo ao gol de Rafael. Naquele momento do jogo, O Puerto Cabello mostrava valentia e vontade para empatar o jogo. O Tricolor do Morumbi por sua vez já tinha uma certa preguiça. A vantagem no placar pode ter influenciado na vontade dos jogadores brasileiros. Mas uma coisa era certa: o entrosamento atrapalhava.

Assim, o jogo entrou em um extremo equilíbrio. Nem mesmo as mexidas dos treinadores deram resultado. O São Paulo mostrava lentidão e satisfação com o resultado no placar e o time da casa muita limitação técnica e tática, o que facilitou durante todo o jogo a defesa do Tricolor. A lentidão do São Paulo só mudou no último lance da partida, quando Luciano puxou um contra-ataque. Ele esperou Alisson passar e tocou. O atacante dominou e tocou na saída de Romero. Era o segundo gol da partida, o segundo do São Paulo para garantir os três pontos.