• Rubro-Negro larga na frente, mas Tricolor busca o empate em 1 a 1
  • Bruno Henrique marca para o Fla, e Rodrigo Nestor garante o taça
  • São Paulo fecha campanha histórica no Morumbi com título inédito

Em final equilibrada, o São Paulo empatou com o Flamengo em 1 a 1, na tarde deste domingo, no Morumbi, e garantiu o seu primeiro título da Copa do Brasil – o que faltava em sua galeria. Depois da vitória no jogo de ida por 1 a 0, no Maracanã, o Tricolor saiu atrás quando o Rubro-Negro fez o gol com Bruno Henrique. No entanto, a equipe comandada por Dorival Júnior conseguiu o gol do título no chute de primeira de Rodrigo Nestor, no fim do primeiro tempo. Além disso, administrou a vantagem na etapa final para levantar a taça diante da torcida.

Além de superar o Flamengo na decisão, o São Paulo passou por Ituano, Sport, Corinthians e Palmeiras na campanha histórica da Copa do Brasil 2023. Com a conquista, o Tricolor também se tornou o primeiro clube brasileiro garantido na Copa Libertadores de 2024.

Atual comandante do São Paulo, Dorival Júnior havia sido dispensado pelo Flamengo na temporada passada mesmo após ganhar a Libertadores e a própria Copa do Brasil. Ele chegou ao Tricolor em abril e modificou o destino do clube paulista. Agora, o São Paulo tem três Mundiais de Clubes, três Libertadores, uma Copa Sul-Americana, seis Brasileiros, 22 Campeonatos Paulistas e uma Copa do Brasil.

Fla começa melhor na decisão

No primeiro tempo, o Flamengo começou com a postura de buscar o gol para igualar o confronto. Então, o time de Jorge Sampaoli subiu a marcação e tentou pressionar mais a saída de bola do São Paulo. Com 30 segundos, Pedro teve a primeira chance da partida, entrou na área, mas finalizou em cima de Rafael. Um pouco depois, Arboleda voltou a sentir dores na coxa esquerda e precisou ser substituído por Diego Costa.

Em outro lance de ataque rubro-negro, Gerson recebeu de Pulgar dentro da área, deu o corte em Beraldo, mas chutou fraco para boa defesa de Rafael. O Flamengo diminuiu o ímpeto a partir dos 20 minutos, e o São Paulo conseguiu trabalhar melhor a bola explorando o lado esquerdo de ataque. Naquele setor, aliás, Caio Paulista fez o cruzamento, Calleri disputou com a zaga e assustou o time carioca pela primeira vez.

Bruno Henrique marca, e Rodrigo Nestor empata

Após a parada técnica, o Tricolor melhorou de vez e teve mais duas oportunidades de marcar. Uma delas em finalização de Wellington Rato por cima da trave e outra em voleio de Lucas Moura, que passou raspando a trave direita do goleiro rubro-negro. No momento de domínio são-paulino, o Flamengo tentou responder com Pedro. Mesmo pouco inspirado, o atacante bateu colocado de fora da área, com curva, e quase encobriu Rafael.

Aos 43 minutos, em nova pressão, a equipe visitante abriu o placar no Morumbi. Pedro lançou Pulgar na direita da área, o volante chutou cruzado, Rafael desviou, e a bola bateu na trave. Na volta, então, Bruno Henrique só botou para o fundo da rede com o joelho: 1 a 0.

O São Paulo ficou perdido por alguns minutos, mas fez a torcida explodir nos acréscimos da etapa, com o gol de empate. Após falta de Ayrton Lucas na lateral, Wellington Rato levantou a bola para o meio da área. Rossi rebateu de soco para frente, e Rodrigo Nestor acertou lindo chute de primeira no canto esquerdo do goleiro: 1 a 1.

Fla perde fôlego, e São Paulo segura o resultado

Na etapa final, o Flamengo chegou com perigo logo aos três minutos, numa finalização de longe de Fabrício Bruno. Por sua vez, o São Paulo conseguiu desacelerar o ritmo de jogo e repetiu o que deu certo na vitória no Maracanã. Buscando o ataque, Sampaoli mexeu no time aos 20 minutos, colocando Luiz Araújo na vaga de Thiago Maia. Dorival botou Gabriel Neves no lugar de Alisson e Welington na função de Caio Paulista, que saiu com dores.

Aos 25 minutos, Gabigol entrou na vaga de Pedro, mas o Rubro-Negro não teve forças para sufocar o São Paulo na reta final da partida. Só aos 33 minutos, Luiz Araújo assustou ao finalizar cruzado, e a bola passar perto da trave do Tricolor. Aliás, a principal chance foi com Ayrton Lucas, que saiu da esquerda, cortou para dentro e bateu de direita para a defesa de Rafael. Nos últimos momentos da partida, aconteceu uma discussão e um princípio de briga, com a expulsão de Gabriel Neves. Depois, o árbitro terminou o jogo para o são-paulino comemorar o seu primeiro título de Copa do Brasil.