• Equipe de Dorival Júnior se impõe em casa e vence bem
  • Michel Araújo, Pablo Maia e Luciano marcaram os gols
  • Esta é a terceira derrota seguida do Grêmio na competição

O São Paulo não tomou conhecimento e venceu o Grêmio por 3 a 0 na noite deste sábado, no Morumbi, na capital paulista, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O time treinado por Dorival Júnior surpreendeu ao apresentar James Rodríguez como titular. Foi dele, inclusive, duas assistências para gols do Tricolor Paulista, Pelo lado do Grêmio, este é o terceiro revés seguido, o que complica a situação do clube gaúcho na tabela.

Com a vitória, o São Paulo chegou aos 38 pontos e ocupa a 10ª colocação no campeonato. O Grêmio, por sua vez, ficou com 44 e segue na sexta posição, mas poderá perder ao fim desta rodada. Os gols da partida foram marcados por Michel Araújo, Pablo Maia e Luciano. Este já nos acréscimos do árbitro. Na próxima rodada, o Tricolor visita o Palmeiras e o Grêmio recebe o Flamengo. Os dois jogos serão na quarta-feira.

São Paulo domina o primeiro tempo

O primeiro tempo começou com o São Paulo em cima do Grêmio. Antes mesmo do primeiro minuto, David, então, em sua primeira jogada, recebeu a bola em condições de limpar o zagueiro e chutar a primeira do jogo. Gabriel Grando fez grande defesa. O Tricolor do Morumbi dominou os 10 minutos iniciais do jogo. Contudo, esta foi a única chance neste período.

Logo depois, o Grêmio assustou com uma cobrança de falta de Suárez, mas a bola ainda desviou na barreira e ficou com o goleiro Rafael. Assim, o jogo ganhou um equilíbrio que ainda não tínhamos visto. Isso porque os dois times montaram uma estratégia parecida. Com isso, houve um período sem grandes chances para ambos os lados.

Foi então que aos 20 minutos, depois de uma cobrança de escanteio, James Rodríguez colocou na cabeça de Michel Araújo, que mandou para o gol. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do São Paulo no Morumbi. O gol empolgou o São Paulo, que seguiu atacando o Grêmio. Três minutos depois do gol, David quase ampliou para o time treinado por Dorival Júnior.

O Grêmio não conseguiu atacar e nem chegar perto de fazer o gol de empate. Pelo contrário, o time treinado por Renato Portaluppi se limitou a marcar o São Paulo, que girava a bola de um lado para o outro. O primeiro tempo terminou com o amplo domínio do Tricolor, mesmo com a mudança do técnico gremista, que mexeu no time ainda no primeiro tempo.

São Paulo deslancha no segundo tempo

Assim, o primeiro tempo começou como terminou a primeira etapa. O São Paulo esteve melhor nos primeiros minutos. Logo aos três minutos, James Rodríguez arriscou de fora da área. Entretanto, na primeira finalização do colombiano, a bola passou longe do gol. David foi outro que teve chance nos primeiros minutos, assim como Wellinton Rato. Todos eles desperdiçaram a finalização.

Conforme ocorreu no primeiro tempo, na segunda etapa os times equilibraram o jogo e disputaram muitas bolas no meio-campo. O que facilitou para as defesas, que não tinham muito trabalho, assim como os goleiros também. Foi então que Alisson tocou para James. O colombiano enfiou para Pablo Maia, que driblou Bruno Uvini e tocou na saída de Gabriel Grando. Era o segundo gol do jogo, o segundo do São Paulo.

Depois do segundo gol, Dorival Júnior promoveu algumas mudanças no time. Inclusive, colocou Luciano em campo. E o camisa 10 do Morumbi chegou perdendo oportunidade de casa. Após receber de Nestor, o atacante finalizou, mas foi travado por duas vezes. Assim, perdeu mais uma grande chance de ampliar o placar que já era favorável.

Alisson, Luciano e Rodrigo Nestor chegaram perto do terceiro gol no tempo normal. Entretanto, o gol saiu apenas nos acréscimos. Wesley Costas recuou mal para o goleiro Gabriel Grando e Luciano conseguiu alcançar a bola e tocar na saída do goleiro do Grêmio. Era o terceiro gol do jogo, o terceiro do São Paulo. Então, sem mais lances, o árbitro finalizou a partida com vitória tricolor.