• Alisson e Luciano marcaram os gols do São Paulo
  • Equipe catarinense pressionou o Tricolor no fim
  • São Paulo foi aos 18 pontos e está na sétima posição

O São Paulo venceu o Criciúma por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, no Mormbis, em São Paulo em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Paulista marcou um gol logo aos 59 segundos de jogo, ou seja, gol relâmpago, o que ajudou a construir essa vitória. A equipe de Luis Zubeldía estava há quatro jogos sem vencer, mais precisamente, com duas derrotas seguidas.

Além de Alisson, Luciano também balançou as redes do time carvoeiro para conquistar os três pontos. No segundo tempo, Arthur Caike diminuiu a contagem. No fim do jogo, os catarinenses ainda fizeram uma leve pressão no São Paulo em busca do empate, mas nada que mudasse o placar do jogo. Mas a defesa do time da casa soube se segurar para manter o resultado.

Com a vitória, o São Paulo, como dito acima, pôs fim a um jejum de quatro jogos sem vitória. O s dois últimos, derrotas para Cuiabá e Vasco. A equipe, então, chegou aos 18 pontos e subiu para a sétima posição na tabela. Enquanto isso, o time carvoeiro se manteve com 12 pontos. A equipe treinada por Cláudio Tencati está a apenas dois pontos da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, portanto, os dois times voltam a campo no domingo. O São Paulo recebe o Bahia, que neste momento é o vice-líder da competição, com 24 pontos. Já o Criciúma recebe o Internacional no Heriberto Hülse. A rodada 13 do Campeonato Brasileiro já começa neste sábado.

Gol antes do primeiro minuto

O primeiro tempo mal tinha começado e o São Paulo abriu o placar. Lucas fez boa jogada pela direita, invadiu a área por aquele setor e cruzou para trás. A defesa do Criciúma afastou mal, Alisson pegou na entrada da área e bateu com jeito, no canto de Gustavo. Sem chances para o goleiro do time carvoeiro. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do time da casa.

O gol do São Paulo mudou um pouco o panorama do jogo. Isso porque o técnico Cláudio Tencati havia preparado uma estratégia de jogo que acabou desfeita. A ideia era esperar o Tricolor Paulista em seu campo de defesa e sair nas jogadas rápidas de contra-ataque. Entretanto, o São Paulo seguiu com a bola a permitiu, mesmo que em menor quantidade, que o Criciúma fizesse valer a sua estratégia.

Mas apenas aos 16 minutos que o Criciúma chegou, Em uma boa jogada do Criciúma pela esquerda, Arthur Caike tabelou com Marquinhos Gabriel. Ele entrou na área em seguida e finalizou. A bola desviou e saiu pela linha de fundo. Cinco minutos depois, saiu o segundo gol do time da casa. Em cobrança ensaiada de falta, Lucas rolou e Luciano soltou a bomba. Era o segundo gol da noite, o segundo do Tricolor.

O time de Luis Zubeldía continuou em cima do Criciúma. O terceiro gol, para quem assistia a partida, sairia a qualquer momento. Mas as chances pararam de surgir e o São Paulo parou de procurar construir as jogadas. Ou seja, os dois times foram para o vestiário com o 2 a 0 no placar e muitas expectativas para o segundo tempo.

São Paulo para de jogar

A expectativa para o segundo tempo estava em torno dos dois times. Isso porque o Criciúma perdendo por dois gols, precisava sair para o jogo, tentar agredir o time da casa. Por outro lado, a vitória do São Paulo não estava garantida. Luiz Gustavo foi o primeiro a tentar algo na segunda etapa. O volante, ex-Seleção, chegou ao ataque para testar o goleiro Gustavo, que se saiu melhor do que o são-paulino.

Aos 15 minutos, Ferreira partiu sozinho pela esquerda, deixou dois rivais para trás e bateu cruzado, mas sem força. Gustavo defende. O Tricolor Paulista tinha a bola, era melhor que o adversário, mas dava a impressão de que os ataques serviam mais para o tempo passar do que para alcançar o terceiro gol. A primeira grande chance de gol do segundo tempo veio apenas aos 20 minutos com Luciano, que Gustavo defendeu.

Quatro minutos depois, foi a vez de Luiz Gustavo novamente tentar o gol e assustar o goleiro do time carvoeiro. A equipe treinada por Cláudio Tencati queria o empate, mas até aquele momento não havia nenhuma chegada contundente do Criciúma. Isso ocorreu apenas aos 27 minutos. Quando Barreto deixou Claudinho na cara de Jandrei, ele tocou na saída do goleiro, mas Alan Franco tirou. Na sobra, Barreto, que bateu firme, e Alan Franco, salvou o gol mais uma vez.

O jogo a partir de então passou a ficar mais concentrado no meio-campo. Muita disputa de bola e o São Paulo ganhando tempo. Somente ao 47 minutos, Jandrei cobrou tiro de meta errado e Arthur Caíke fez o gol do Tigre. Depois, não deu tempo para mais nada, o árbitro finalizou a partida: vitória do São Paulo.