- Com a derrota por 3 a 1, os anfitriões estão eliminados do Mundial
- Boulaye Dia, Diédhiou e Bamba Dieng marcam para os senegaleses
- Muntari faz o gol do Catar, que parou nas defesas do goleiro Mendy
Em jogo movimentado, Senegal venceu o Catar por 3 a 1, nesta sexta-feira, no estádio Al Thumama, pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo. Boulaye Dia, Diédhiou e Bamba Dieng marcaram os gols do triunfo africano, e Muntari descontou para a seleção anfitriã. Aliás, o goleiro senegalês Édouard Mendy, com grandes defesas, garantiu o resultado.
Após a vitória, Senegal chegou aos três pontos. Porém, no complemento da rodada, Equador e Holanda empataram por 1 a 1 e lideram o grupo A, com quatro pontos. As três seleções, portanto, disputam duas vagas para as oitavas de final na última rodada da chave. O anfitrião Catar, por sua vez, não pontuou e está eliminado da Copa.
Na terceira rodada do Grupo A, o Catar enfrenta a Holanda, no estádio Al Bayt, às 12h (de Brasília). Por sua vez, Senegal encara o Equador, no estádio Internacional Khalifa, no mesmo dia e horário.
Catar reclama de pênalti, e Senegal abre o placar
Com a bola rolando, Senegal criou a primeira oportunidade logo aos três minutos. Ismaila Sarr dominou na ponta direita, entrou na área, passou no meio da zaga do Catar e chutou na rede pelo lado de fora. A seleção catari entrou com uma postura diferente em relação ao jogo de estreia. Então, se posicionou mais recuada e tentando acelerar nos contra-ataques. Porém, tinha dificuldades para segurar o ataque adversário.
Aos sete minutos, Sarr cruzou rasteiro, Dia dominou a bola na área e tentou fazer o giro. O catar afastou o perigo, mas na sobra Nampalys Mendy chutou para fora. O anfitrião da Copa só chegou com perigo aos 14 minutos. Após cruzamento da direita, a zaga de Senegal afastou, Afif pegou de primeira, mas a bola subiu demais. Porém, Senegal estava melhor.
Em seguida, Diatta roubou a bola na esquerda, invadiu a área e finalizou. O goleiro Barsham, então, pulou para espalmar. Os africanos seguiram pressionado. Aos 23, Gana Gueye dominou a bola na intermediária, levou para o lado direito e chutou para fora. Aos 32, porém, o Catar pediu pênalti em lance polêmico. Afif recebeu na área pela esquerda e foi derrubado após contato com Sarr. A bola saiu pela linha de fundo, e o árbitro mandou o jogo seguir.
Aos 39 minutos, enfim, saiu o primeiro gol da partida. Senegal avançou bem pela esquerda e tocou na área. Contudo, o zagueiro Khoukhi falhou na hora de cortar a bola. Assim, Boulaye Dia aproveitou a sobra para chutar no canto direito do goleiro e abrir o placar: 1 a 0.
Senegal amplia, leva susto e marca no fim
Na etapa final, Senegal ampliou aos dois minutos. Após cobrança de escanteio da direita na primeira trave, Diédhiou cabeceou para trás e a bola encobriu o goleiro para entrar no meio do gol: 2 a 0. Atrás no placar, a seleção do Catar se lançou ao ataque e perdeu chances. Aos 15, Hassan dominou no lado esquerdo e bateu forte direita para fora. Na sequência, Ali chutou da entrada área e obrigou o goleiro Mendy a se esticar para espalmar.
O Catar, então, continuou pressionando. Aos 20, Mohammed completou de joelho na pequena área, mas Mendy saltou para tirar com um tapa na bola em defesa incrível. A pressão dos donos da casa surtiu efeito aos 33 minutos. Após lançamento longo de Hassan para o lado direito de ataque, Mohammed levantou na área, e Muntari cabeceou no canto direito de Mendy para diminuir o placar: 2 a 1.
A alegria, porém, durou pouco. Afinal, Senegal chegou ao terceiro gol e selou a vitória. Com 37 minutos, N’Diaye carregou a bola pela direita e tocou para o meio da área. Então, Bamba Dieng pegou de primeira, sozinho, no canto direito do goleiro: 3 a 1 para os africanos, que seguem vivos na Copa.