- Equipe ucraniana chegou aos sete pontos e está em terceiro
- Grupo H ainda tem Barcelona e Porto que ainda se enfrentam
- Lazio empata com o Celtic e segue na zona de classificação
O Shakhtar Donetsk venceu o Royal Antwerp, da Bélgica, por 1 a 0, na tarde desta terça-feira, em Hamburgo, na Alemanha, em partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Champions League 2023/24. Jogando com o mando de campo, mesmo em terras alemãs por conta da guerra com a Rússia, o Shakhtar treinado por Marino Pusic, teve certa dificuldade para furar a retranca da equipe belga, mas foi voluntarioso e conseguiu marcar um gol, com Matvienko. O suficiente para garantir os três pontos e se manter vivo na disputa por uma vaga na próxima fase.
Com a vitória, o Shakhtar chegou aos nove pontos e ficou empatado no Grupo H com Barcelona e Porto, respectivamente. As duas equipes se enfrentam ainda na rodada. Com mais uma rodada por fazer, a equipe ucraniana, dependendo do resultado da outra partida, poderá depender apenas de suas pernas para seguir para as oitavas de final. Na próxima rodada, o Shakhtar encara o Porto, em Portugal, enquanto o Barcelona encara os já eliminados Royal Antwerp.
O jogo
O primeiro tempo começou com o Shakhtar tomando conta das ações ofensivas do jogo. Logo aos dois minutos, Kryskiv tentou a finalização. Ele até conseguiu, mas não acertou o alvo. Foi então que a equipe mandante começou realmente a mandar no jogo. Contudo, o ataque estava pecando no momento do último passe. Ou seja, nos primeiros dez minutos, houve pelo menos quatro impedimentos de jogadores diferentes.
Mas era apenas um ajuste a ser feito. Isso porque Matvienko, o zagueiro, aproveitou bom ataque ucraniano para abrir o placar. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Shakhtar. Logo depois do gol, os dois times equilibraram o jogo. Os belgas entenderam que precisavam sair para o jogo e saíram. Muja fez o goleiro Riznyk trabalhar por duas vezes antes do primeiro tempo acabar. Então, ficou o 1 a 0 no placar.
No segundo tempo, o Royal tentou sair para o jogo. A equipe belga subiu as linhas e começou a fazer uma certa pressão sobre os ucranianos. Mas esse momento de pressão durou apenas cerca de 10 minutos. Depois disso, por muito pouco o Shakhtar por muito pouco não marcou o segundo. Primeiro, com Newerton, que finalizou para fora. Logo depois, aos 17 minutos, Stepanenko acertou a trave de Butez.
Na parte final do jogo, os dois times trocaram ataques. Janssen e Ejuque tiveram chances para os belgas, assim como Alderweireld, que fez o goleiro Riznyk fazer duas defesas. O Shakhtar também teve as suas chances de ampliar o placar, mas no fim não precisou. Muja acabou expulso e facilitou as coisas para a vitória da equipe ucraniana. Então, apito final do árbitro e vitória do Shakhtar na Alemanha.
Immobile decide, e Lazio vence
A Lazio deu um importante passo rumo às oitavas de final da Champions League. Isso porque a equipe treinada pelo técnico Maurizio Sarri venceu o Celtic, da Escócia, por 2 a 0, na tarde desta terça-feira, em partida válida pela quinta rodada do Grupo E da competição, disputada em Roma. Com um time melhor e duelando com uma equipe praticamente eliminada até da Liga Europa, a Lazio teve certa dificuldade para marcar. Contudo, Immobile, o artilheiro da equipe da capital italiana, deixou a sua marca duas vezes e garantiu a vitória.
Com o triunfo, a Lazio poderá se classificar ainda nesta terça, basta o Atlético de Madrid vencer o Feyenoord nesta terça. Os italianos chegaram aos 10 pontos ganhos e assumiram a liderança da chave. Atlético de Madrid vem logo atrás, com oito pontos. Os holandeses do Feyenoord tem seis pontos. Na próxima rodada, Lazio e Atlético de Madrid se enfrentam em Madrid, enquanto o Feyenoord vai até o Celtic Park encarar o time da casa.
O jogo
Nos primeiros minutos de jogo, o Celtic até que assustou os donos da casa. Com rapidez dos seus atacantes e a linha alta, surpreendeu o goleiro Provedel, que deve de trabalhar. Logo aos quatro minutos, Furuhashi finalizou para a defesa do goleiro. Contudo, aos poucos, sob a tutela de Isaksen e Felipe Anderson, a Lazio foi chegando ao ataque e por pouco não abriu o placar ainda na primeira etapa. Taty Castellanos, que jogou no lugar de Immobile, também apareceu na primeira etapa.
Entretanto, no segundo tempo, com a entrada de Pedro e Immobile, nos lugares de Felipe Anderson e Taty Castellanos, o time de Roma melhorou e chegou ao primeiro gol na reta final do jogo. O primeiro gol saiu aos 36 minutos do segundo tempo. O artilheiro aproveitou boa chegada do ataque e abriu o placar. Três minutos depois, Immobile marcou mais uma vez e decretou a vitória e a liderança do grupo na Champions.