• Atacante é o maior artilheiro da história da Celeste
  • Jogador tem 37 anos e está na seleção desde 2007
  • Uruguai encara o Paraguai neste sexta pelas Eliminatórias

A seleção do Uruguai vai perder uma de suas maiores referências dos últimos anos. Nesta segunda-feira, o centroavante Luis Suárez anunciou de forma oficial a sua aposentadoria da equipe. O jogador, chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os confrontos das Eliminatórias para a Copa do Mundo, concedeu uma entrevista coletiva na qual fez o anúncio.

– É algo que vinha pensando, vinha analisando. Acho que é o momento indicado… será minha última partida pela seleção do meu país – disse em tom emocionado.

A declaração ocorre meses depois de seu ex-companheiro de seleção e também centroavante Edinson Cavani anunciar de forma oficial a sua aposentadoria da seleção. Vale lembrar que os dois foram campeões da Copa América de 2011. Suárez ostenta ainda o mérito de ser o maior artilheiro da história da Celeste Olímpica.

– Eu estava analisando isso. É a hora certa, é muito difícil. Posso jogar o último jogo pela seleção com tranquilidade, vou jogar com o mesmo entusiasmo do meu primeiro jogo em 2007 – revelou.

Momentos marcantes

Luis Suárez foi chamado pela primeira vez para a seleção no ano de 2007. Desde então foram 69 gols em 142 jogos. Alguns deles marcantes. Na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o atacante protagonizou um dos lances mais icônicos daquele torneio. Isso porque nas quartas de final, Suárez levou um cartão vermelho ao evitar um gol de Gana com a mão.

Embora tenha deixado a equipe com um a menos, os adversários não converteram a penalidade e a Celeste acabou avançando na disputa por pênaltis. Assim, ao invés de vilão, o camisa 9 do Uruguai se tornou um dos nomes do Mundial e daquele grupo de jogadores, que se tornariam campeões da Copa América no ano seguinte (como dito acima).

– Sempre me ensinaram a me entregar pela minha seleção. Até sexta-feira, darei tudo de mim, não tenho o que me dosar em nenhum momento. Quero agradecer a todos, à torcida, pelas várias mensagens – afirmou.

Nesta sexta-feira, Luis Suárez, então, entrará em campo pela última vez com a camisa da Celeste Olímpica, no confronto contra o Paraguai, em Montevidéu, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Portanto, vale informar que o Uruguai é vice-líder da competição com 13 pontos, dois a menos que a Argentina.