• Suíços têm o controle da partida e ganham por 2 a 0
  • Seleção passa pelas oitavas de final pela segunda vez
  • Adversária sai do duelo entre Inglaterra e Eslováquia

A Suíça venceu a Itália por 2 a 0, neste sábado, no Estádio Olímpico de Berlim, e avançou às quartas de final da Eurocopa pela segunda vez em sua história. Freuler e Vargas marcaram os gols da vitória dos suíços, que dominaram a partida desde o começo. Atua campeã, a Azzurra dá adeus ao torneio com só uma vitória em quatro jogos. A seleção suíça, portanto, vai enfrentar Inglaterra ou Eslováquia na próxima fase. O jogo será disputado neste domingo, às 13h (de Brasília), na Arena Schalke.

De acordo com o ‘Ge’, a Suíça não derrotava a Itália há 31 anos, desde maio de 1993. Na ocasião, bateram os italianos pelas eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 94. O outro tabu que foi quebrado está no placar, pois a última vitória dos suíços por mais de um gol de diferença contra os italianos havia acontecido em 1954.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, a Suíça mostrou que estava disposta a atacar a Itália desde o início do jogo. Atuando de forma organizada, os suíços ficaram com a bola e não deixaram a Azzurra jogar. Com alguns erros de passe e tomadas de decisão, a Seleção Nacional levou perigo ao gol de Donnarumma aos 23 minutos. O goleiro italiano fez grande defesa e evitou o gol de Embolo.

Aos 38 minutos, então, os suíços abriram o placar. Ndoye apareceu pelo meio, e fez o toque para Vargas na esquerda. O camisa 17 deu passe forte para o meio da área e encontrou Freuler, que dominou com a direita e chutou forte de esquerda cara a cara com o goleiro: 1 a 0.

A Itália não conseguiu se encontrar em campo, abusou dos erros de passe e ficou perto de levar o segundo gol. Afinal, Donnarumma pegou a cobrança de falta de Rieder, e a bola tocou na trave antes de sair. Se não fosse pelo goleiro, a desvantagem no placar seria ainda maior.

Aos 28 segundos da etapa complementar, a Suíça ampliou o placar. Afinal, a Itália falhou na saída de bola e entregou para a equipe adversária. Depois da troca de passes, Vargas recebeu a bola e chutou no ângulo de Donnarumma. Um golaço: 2 a 0. O gol deixou os Suíços em situação tranquila dentro de campo diante de uma seleção italiana que não teve poder para reagir.