- Com dois gols de Arrascaeta, a Celeste vence por 2 a 0
- André Ayew desperdiça pênalti para a seleção ganesa
- Uruguaios são eliminados pelo número de gols marcados
Em partida com emoção do início ao fim, o Uruguai venceu Gana por 2 a 0, nesta sexta-feira, no estádio Al Janoub. Porém, o placar não bastou para a classificação da Celeste às oitavas de final da Copa do Mundo de 2022. Os ganeses tiveram um pênalti desperdiçado por André Ayew, e Arrascaeta marcou duas vezes ainda na etapa inicial. Primeiramente, o jogador do Flamengo aproveitou o rebote na área para escorar de cabeça. Depois, o meia acertou belo chute de primeira para ampliar.
No segundo tempo, o Uruguai precisou de mais um gol por causa da vitória da Coreia do Sul sobre Portugal por 2 a 1. Contudo, o time de Suárez, Cavani e Darwin Núñez parou no goleiro Zigi e deu adeus ao Mundial. Com quatro pontos, as duas seleções empataram no saldo de gols, mas os sul-coreanos levaram a melhor pelo número de gols marcados (4 contra 2) nos três primeiros jogos. Os ganeses seguiram com 3 pontos e ficaram em terceiro, enquanto a seleção lusitana, com 6 pontos, terminou na liderança do Grupo H.
Gana perde pênalti, e Arrascaeta faz dois gols
O Uruguai começou melhor nos 15 primeiros minutos, rondou a área adversária, mas não finalizou. Aos 16, Gana chegou pela primeira vez e conseguiu um pênalti. Jordan Ayew recebeu na esquerda, perto da grande área, levou para dentro e bateu. Rochet deu rebote e na sequência pulou para abafar a chegada de Kudus na segunda bola. Contudo, ele atingiu só o jogador de Gana. O árbitro foi ao monitor para rever o lance e marcou a penalidade.
Na cobrança, porém, André Ayew bateu fraco, no canto esquerdo do goleiro uruguaio, que defendeu e evitou o gol dos ganeses. Aos 22 minutos, o Uruguai tratou de responder. Darwin Núñez apertou a marcação, e a bola sobrou para Arrascaeta, que tocou de primeira para o camisa 11. O atacante, então, ficou cara a cara com o goleiro e chutou por cima na saída de Zigi. A bola ia para o gol, mas Salisu salvou em cima da linha.
Aos 25, a equipe celeste abriu o placar. Darwin Núñez surgiu aberto na direita e cruzou buscando Suárez. A dupla de zaga de Gana falhou, não afastou e a bola sobrou para o atacante. Ele ajeitou, chutou forte, e Zigi espalmou para o lado esquerdo. Na sobra, Arrascaeta escorou de cabeça na pequena área para fazer 1 a 0.
Cinco minutos depois, saiu o segundo gol do Uruguai: mais um do meia do Flamengo. No lance, Valverde tocou de frente para Pellistri, que acionou Darwin Núñez. Ele tocou no alto para Suárez, que escorou para Arrascaeta pegar de primeira, forte e rasteiro, sem chances para o goleiro: 2 a 0. Em seguida, Gana tentou pressionar e diminuir o placar, mas os uruguaios seguraram a vantagem na primeira etapa.
Uruguaios reclamam de pênalti não marcado
No primeiro minuto do segundo tempo, Rahman Baba apareceu pela esquerda e cruzou na área. Giménez desviou, e a bola sobrou para Bukari. Então, o atacante chutou cruzado, Kudus tentou desviar de carrinho, mas estava impedido. Aos 11, o Uruguai reclamou de pênalti não marcado. Arrascaeta fez o lançamento para Darwin Núñez, que entrou na área e caiu após disputa de bola com Amartey. O árbitro mandou seguir, foi chamado ao VAR para rever o lance, mas manteve a decisão de campo.
Os uruguaios, então, seguiram em busca do terceiro gol. Aos 18 minutos, Darwin Núñez abriu pela esquerda e tocou para Valverde, que passou a Suárez. O centroavante rolou para trás, e Pellistri bateu forte rente à trave direita do goleiro ganês.
Cinco minutos depois, Valverde mandou chute de primeira da entrada da área sem deixar a tocar no chão. O goleiro Zigi saltou no canto direito, mas a bola quicou e quase o enganou. Aos 30, Valverde viu Zigi adiantado e tentou encobrir o goleiro ganês com um chute do meio de campo. No entanto, ele botou muita força na bola e mandou para fora.
Uruguai busca o gol salvador, mas para no goleiro
Gana respondeu aos 32. Após jogada pela esquerda, a bola passou por Giménez e ficou na medida para Semenyo. O atacante bateu cruzado à esquerda de Rochet. Em seguida, os ganeses perderam outra chance. Kudus recebeu de Rahman Baba, dominou e mandou uma pancada no canto direito de Rochet, que se esticou para defender. Precisando de um gol para avançar por causa da vitória da Coreia do Sul por 2 a 1 sobre Portugal, os uruguaios partiram para cima.
Aos 42, De la Cruz cruzou da esquerda para Cavani, que cabeceou para a defesa de Zigi, mas estava em impedimento. Aos 46, Cavani recebeu de Valverde em contra-ataque, sentiu o contato de Seidu e caiu dentro da área pedindo pênalti. O árbitro mandou o jogo continuar.
O jogo ficou emocionante. Aos 48, Valverde acertou uma bomba de fora da área, e Zigi buscou no cantinho direito. No minuto seguinte, Gana respondeu com Kudus, que bateu cruzado com força e obrigou Rochet a fazer linda defesa. De la Cruz ainda teve uma falta no último minuto, mas o goleiro de Gana defendeu bem. Os uruguaios lutaram até o fim, mas foram eliminados mesmo com a vitória.