• Centroavante é o segundo maior artilheiro da Celeste
  • Ele é o terceiro jogador com mais partidas pela seleção
  • Atleta não esteve presente nas listas do técnico Bielsa

Antes de mais nada, vamos falar sobre o atacante Edinson Cavani, que confirmou a aposentadoria da seleção do Uruguai. Em postagem nas redes sociais, o jogador de 37 anos, atualmente no Boca Juniors, comunicou que não jogará mais pela Celeste. O centroavante é o terceiro atleta com mais jogos pela equipe sul-americana na história.

– Fui e sempre serei abençoado por ter usado essa camisa para representar o que mais amo no mundo, meu país – escreveu Cavani, em trecho do texto em seu perfil.

De acordo com o site ‘Globo Esporte’, a última partida de Cavani pelo Uruguai foi na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Na ocasião, a Celeste venceu Gana por 2 a 0, na última rodada da fase de grupos do torneio. Desde então, o atacante ficou ausente das listas do técnico Marcelo Bielsa.

Ao todo, Cavani tem 136 jogos com a camisa uruguai, 58 gols marcados e o título da Copa América de 2011 conquistado. Em número de partidas, ele fica atrás só de Godín (161) e Luis Suárez (138). Ele também é o segundo maior artilheiro da seleção, que tem Suárez na liderança, com 68 gols.

O centroavante, aliás, disputou pelo Uruguai as Copas de 2010, 2014, 2018 e 2022, além das Olimpíadas de Londres-2012. No Mundial da África do Sul, Cavani fez parte da campanha que levou a Celeste à semifinal e ao quarto lugar. Os últimos gols do ídolo uruguaio saíram na goleada por 5 a 0 sobre o Panamá, em amistoso antes do Mundial do Catar.