• Suárez marca no fim, faz 2 a 2 e leva decisão para os pênaltis
  • Alphonso Daves perde última cobrança canadense na decisão
  • Uruguaios convertem todas, e Rochet pega a batida de Koné

O Uruguai venceu o Canadá nos pênaltis por 4 a 3, após empate por 2 a 2 no tempo normal. O centroavante Suárez, que entrou no segundo tempo, marcou aos 46 minutos para deixar tudo igual no marcador e levar a decisão para as penalidades. A seleção celeste converteu todas as suas batidas, enquanto Koné e Alphonso Davies, de cavadinha no travessão, perderam para os canadenses.

Portanto, os uruguaios garantiram o terceiro lugar da Copa América 2024. A decisão do torneio será neste domingo, às 21h (Brasília), em Miami. Argentina x Colômbia se enfrentam na busca pela taça. O Brasil, vale lembrar, foi eliminado nas quartas de final pelo Uruguai, nos pênaltis, após 0 a 0 no tempo normal.

Como foi o jogo

Com a bola rolando, o Uruguaio deu a entende que ganharia com certa folga quando inaugurou o marcador aos 7 minutos. Após escanteio cobrado na área canadense, Cáceres ganhou no alto e cabeceou sem direção. A bola parou nos pés de Betancur, que chutou forte e no alto: 1 a 0.

No entanto, o Canadá segurou o ímpeto adversário ao colocar a bola no chão e atacar. Aos 21 minutos, empatou o jogo em lindo gol. Após escanteio, Bombito ganhou no alto e escorou para Koné. O volante, de costas para o gol, deu toque de primeira e sutil para encobrir Rochet, que parou no meio do caminho e estava adiantado: 1 a 1. Além disso, os canadenses pressionaram e perderam chances no fim da etapa, com Oluwaseyi e Osorio.

No segundo tempo, o jogo ficou morno, dando a impressão de que iria para os pênaltis, pois os times criavam poucas chances. Até que o Canadá desempatou a partida aos 34 minutos. Koné chutou forte de fora da área, e Rochet espalmou. Jonathan David pegou o rebote e chutou no canto para fazer 2 a 1.

O Uruguai, então, se lançou ao ataque, desorganizado, e o Canadá perdeu chances de matar o jogo nos contra-ataques. Nos acréscimos, porém, a Celeste arrancou o empate. Giménez recebeu ba área e cruzou rasteiro. Suárez apareceu livre e bateu no alto e forte: 2 a 2.

Uruguai brilha nos pênaltis

Nos pênalti0s, Valverde, Bentancur, Arrascaeta e Suárez marcaram para os uruguaios. Pelo Canadá, Jonathan David, Bombito e Choinière balançaram a rede. Já Koné, um dos destaques do time na partida, parou nas mãos de Rochet, enquanto Alphonso Davies cobrou de cavadinha e acertou o travessão.