• Cruz-Maltino anuncia contratação do atleta de 32 anos
  • Aston Villa empresta o brasileiro por um ano ao clube
  • Após longa negociação, jogador voltará à São Januário

Philippe Coutinho é jogador do Vasco novamente. Isso porque o clube carioca anunciou nesta quarta-feira a contratação do meia de 32 anos. Revelado pelo Gigante da Colina, ele será emprestado pelo Aston Villa, da Inglaterra, por um ano.

O anúncio da contratação começou às 11h com um vídeo mostrando imagens de Coutinho desde o seu início no Vasco. Às 11h11, em referência ao número que ele vestirá no Vasco, o Cruz-Maltino oficializou a volta do jogador, que deixou o Brasil há 14 anos. Coutinho, portanto, concederá entrevista coletiva nesta quinta-feira, na sede da Lagoa.

– Todo mundo já sabe. O mágico voltou. Coutinho é Vasco! – escreveu o clube, em post nas redes sociais.

Como foi a negociação

Conforme noticiou o site ‘Globo Esporte’, a negociação foi longa até as partes envolvidas chegarem a um acordo. Após atuar por empréstimo no Al-Duhail, do Catar, Coutinho chegou ao Rio de Janeiro no final de maio de férias. Na época, o atleta revelou que tinha conversas para seu retorno ao Vasco. Aliás, o desejo do jogador pesou para o acerto.

No período, Coutinho e seus agentes receberam sondagens de clubes como Cruzeiro, Botafogo, Fluminense e Grêmio. Todos, no entanto, ouviram do meia que a sua preferência era voltar à São Januário. O atleta, vale lembrar, tem contrato com o Aston Villa até julho de 2026.

Carreira de Coutinho

Joia da base vascaína, Coutinho se destacou no clube em 2009, quando marcou cinco gols em 43 partidas pelo profissional. Depois disso, ele saiu para defender a Inter de Milão, da Itália. Além disso, Coutinho atuou pelo Espanyol, da Espanha, por empréstimo. O melhor momento da carreira do jogador, contudo, foi pelo Liverpool.

No clube inglês, ele marcou 54 gols em 201 jogos entre 2012 e 2018. O brasileiro ainda passou por Bayern de Munique e Barcelona até acertar com o Aston Villa em 2022. Coutinho foi campeão da Copa América de 2019 pela seleção brasileira e disputou a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.