• Cruz-Maltino ganha por 2 a 0 em São Januário nesta quarta
  • Vascaínos ganham a terceira seguida e se afastam do perigo
  • Em crise, Timão joga mal, perde mais uma e continua no Z4

O Vasco, empurrado pela torcida, venceu o Corinthians em São Januário por 2 a 0, nesta quarta-feira, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lucas Piton e Sforza, de falta, marcaram os gols. Aliás, a última vitória vascaína sobre o Timão havia sido em 2010. Aliás, eram 22 partidas seguidas sem vitória no confronto, com 14 triunfos dos paulistas e oito empates.

Com o resultado, então, o Vasco acaba com um jejum que já durava 14 anos e ainda conquista sua terceira vitória seguida na competição. Assim, chega ao 10° lugar, com 20 pontos. O Corinthians, por sua vez, continua na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O time paulista é o 17º, com 12, e ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético-GO, que enfrenta o Palmeiras nesta quinta.

Na próxima rodada, o Vasco joga só na quarta-feira, dia 17 de julho, às 19h (de Brasília), para enfrentar o Atlético-GO em Goiânia. Já o Corinthians recebe o Criciúma, na Neo Química Arena, um dia antes, na terça (dia 16), às 21h.

Como foi o jogo

Em primeiro tempo equilibrado, o Vasco teve mais posse de bola ofensiva, mas esbarrou na falta de pontaria de seu ataque. Adson, aliás, chutou mal demais nas oportunidades que criou na partida. O Timão também chegou com perigo, principalmente em falta cobrada por Igor Coronado, que Léo Jardim se esticou todo para fazer grande defesa.

Na segunda etapa, o Vasco voltou superior e abriu o placar aos 9 minutos. E foi com na base da ‘Lei do Ex’. O lateral-esquerdo Lucas Piton recebeu a bola no bico da área, dominou escapando de Romero e bateu cruzado, mandando na bochecha da rede: 1 a 0.

Daí em diante, o Corinthians se lançou ao ataque para tentar o empate, na base da vontade, mas sem organização. Ao mesmo tempo, os vascaínos falhavam em matar a partida e cometeram muitos erros nas vezes que tinham campo para acelerar o jogo.

Contudo, p Cruz-Maltino sacramentou a vitória aos 49 minutos. Em cobrança parecida com a de Coronado no primeiro tempo, o volante Sforza mandou falta direito para o gol e superou Donelli, que saltou e não conseguiu defender: 2 a 0 para o Vasco, fazendo a festa da torcida em São Januário. O Timão praticamente não levou perigo após o intervalo e perdeu mais uma no Brasileiro.