• Vasco sai perdendo, vira, mas cede o empate no fim da partida
  • GB e Adson (Vasco) e Jhon Jhon e Helinho (Bragantino) marcaram
  • Os dois times ocupam o meio da tabela de classificação do torneio

Vasco e Red Bull Bragantino ficaram no 2 a 2 na noite deste sábado, em São Januário, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O técnico do Vasco recheou o time de reservas por conta das oitavas de final da Copa do Brasil no meio de semana. Embora o Red Bull Bragantino e seu técnico Pedro Caixinha tenha pensado mais ou menos parecido, o time de Bragança Paulista jogou melhor nos 90 minutos.

Logo aos quatro minutos abriu o placar com Jhon Jhon em falha de Léo Pelé. O Vasco foi melhorando ao longo dos minutos, mas só demonstrou ímpeto nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, quando virou o jogo com GB e Adson. Logo depois, o jogo se equilibrou e, no fim, em mais uma falha da defesa cruz-maltina, Helinho fez o gol de empate: 2 a 2.

Com o resultado, o Bragantino chegou aos 26 pontos e está na 10ª colocação. O Vasco tem 24 e está colado com o clube paulista. Vale lembrar que os dois times podem perder posições na rodada. Agora, as equipes se preparam para o jogo do meio de semana pela Copa do Brasil. O Vasco recebe o Atlético-GO e uma vitória simples é o suficiente. Já o Massa Bruta, recebe o Athlético e vai precisar vencer por três ou mais gols de diferença.

Defesa falha, Bragantino marca

O primeiro tempo começou equilibrado, com os dois times se estudando. O Vasco optou por uma formação com jogadores reservas por conta das oitavas de final da Copa do Brasil. Com um time que não está acostumado a jogar junto, demorou um pouco para os donos da casa se acertarem. O Red Bull Bragantino hesitou um pouco na hora de atacar nos primeiros minutos. Mas isso não demorou muito.

Logo aos quatro minutos, Gustavinho ganhou a jogada de Léo Pelé pela direita e invadiu a área. No cruzamento, encontrou Jhon Jhon, que completou para as redes. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro gol do Bragantino. Após o gol, o Vasco pediu uma penalidade em uma jogada dentro da área com Payet, mas a arbitragem mandou o jogo seguir. O Bragantino esperou o Vasco, mas a equipe de Rafael Paiva não conseguiu penetrar na defesa adversária.

Aos 19 minutos, o Cruz-Maltino balançou as redes com Adson. Payet recebeu em posição de impedimento e passou para Adson, que faz o gol. Mas o árbitro assina condição irregular. O lance animou os donos da casa. A partir de então a equipe passou a criar lances de perigo. Logo após o gol anulado, Adson chutou forte de fora da área e assustou o goleiro Lucão.

Aos 31 minutos, Léo Pelé quase se redimiu da falha no gol do Massa Bruta. Payet pegou o rebote de um escanteio e cruzou para o zagueiro Léo, que finalizou de cabeça bem, mas Lucão fez boa defesa em dois tempos. Adson ainda tentou de cabeça que foi para fora e o placar seguiu em vantagem para o time de Bragança Paulista.

Vasco vira o jogo

A postura do Vasco mudou completamente no segundo tempo. O técnico Rafael Paiva mexeu no time e colocou Vegetti para dar mais poder de fogo dentro da área. A ideia surtiu efeito rapidamente. Com um jogador a mais dentro da área, a defesa do Massa Bruta demorou a acertar a marcação. Por isso, na primeira descida de Victor Luís na segunda etapa, ele cruzou na medida para GB marcar o gol de empate. Era o 1 a 1 no placar de São Januário.

A pressão do Vasco continuou e as jogadas aéreas passaram a ocorrer de forma sistemática. Vegetti começou, inclusive, a ganhar a maioria das bolas vindas pelo alto. Ou seja, não demorou muito para o argentino fazer a jogada aos 14 minutos para sair a virada vascaína. Payet encontrou o atacante dentro da área e ele preparou para Adson finalizar de primeira e marcar o segundo do Vasco: 2 a 1.

Quatro minutos depois, a sequência de bons ataques cruz-maltinos acabou com um bonito chute de Pumita Rodríguez de fora da área. Lucão foi na bola, mas ela foi para fora. Somente aos 23 minutos de jogo na etapa final que o Bragantino voltou a assustar o Vasco. Após cobrança de escanteio, Vitinho acertou a bola dentro da área. Ninguém completou para o gol.

O tempo foi passando e as equipes equilibraram o jogo. O Vasco diminuiu o ritmo avassalador dos primeiros 15 minutos, enquanto o Massa Bruta não conseguia chegar para tentar o empate. Até que aos 43 minutos, Lincoln escapou pela esquerda e, com liberdade, cruzou. A bola passou por toda defesa do Vasco e Helinho completou de cabeça. Era o empate dos visitantes. Por fim, 2 a 2 foi o placar da noite.