• Edson Carioca fez o gol do Juventude e Payet empatou
  • Souza entra e é expulso logo depois por falta violenta
  • Vasco estacionou na nona colocação depois do empate

Vasco e Juventude ficaram no empate em 1 a 1 na noite deste sábado, em São Januário, em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Em um jogo marcado pela intensidade nos primeiros 10 minutos, os dois times conseguiram liberar o melhor que tinham para movimentar o placar. Edson Carioca fez um bonito gol aos três minutos, quando driblou a defesa do Vasco e tocou na saída de Léo Jardim. Aos 10, em uma roubada de bola, Payet finalizou para empatar o confronto.

Souza, recém-contratado à pedido de Philippe Coutinho, entrou e antes de completar cinco minutos em campo acabou levando cartão vermelho. Embora tenha sido pressionado, o Vasco se segurou com um homem a menos e garantiu o empate em casa, pelo Brasileirão.

Com o resultado, Vasco se mantém na nona posição, com 37 pontos em 28 jogos. O Juventude chega aos 34 pontos, em 29 rodadas, abrindo cinco pontos do Z-4. Vale lembrar que o primeiro time na zona de rebaixamento é o Corinthians, com 28 pontos. Agora o Vasco volta a campo pelo Brasileirão no próximo dia 16 de outubro, contra o São Paulo, em jogo antecipado para a decisão da vaga na semifinal da Copa do Brasil. O Juventude pega o Palmeiras, no domingo.

Primeiro tempo movimentado

O primeiro tempo começou movimentado em São Januário. Logo com um minuto de jogo, Lucas Barbosa fez a primeira chegada com perigo do Juventude. O atacante recebeu em condições de finalizar e chutou para fora a primeira chance do jogo. Mas dois minutos depois, Edson Carioca recebeu de Gilberto, fez jogada individual sobre a defesa vascaína e tocou na saída de Léo Jardim. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Juventude.

O gol do Juvão deixou o ritmo do jogo bastante intenso. No lance seguinte ao gol, Payet teve boa oportunidade de empatar, mas finalizou para fora. Hugo Moura também chutou para fora a chance que teve naquele momento do jogo. Entretanto, no lance seguinte, Dudu Vieira perde a bola e ela fica com Payet. O francês ajeita e chuta forte para empatar o jogo. Depois dos 10 minutos, o jogo ficou brigado e com chances para os dois times, mas sem mais gols.

Segundo tempo truncado

O segundo tempo começou mais lento do que o primeiro. O time da casa tentou se impor e marcar o gol da virada logo no início. Hugo Moura chutou forte de longe e a bola passou muito perto do travessão do goleiro Gabriel. A resposta veio aos quatro minutos, por tanto, um minuto depois. Edson Carioca recebeu pelo lado esquerdo do ataque, ajeitou e chutou de curva. A bola passou muito perto do gol de Léo Jardim.

O Vasco continuou ainda em cima dos gaúchos e Vegetti, pouco acionado na partida, recebeu um bom cruzamento e cabeceou para o gol. Gabriel, seguro, fez ótima defesa. A partir desse momento, o jogo caiu o ritmo e ficou muito picotado, com muitas faltas e pouco progresso no que diz respeito à construção de jogadas. O Cruz-Maltino, através do treinador, teve Phelippe Coutinho no segundo tempo, mas o camisa 11 pouco acrescentou.

Outro que entrou e não foi bem foi o volante Souza. Em menos de dois minutos, acabou expulso. A partir daí, o Juventude, com um a mais, foi para cima do Vasco e por pouco não marcou. Foram três oportunidades para fazer o segundo gol, mas acabou desperdiçando. Então, por fim, empate em São Januário.