- São Paulo perde pênalti e Léo Jardim brilha em São Januário
- Resultado não é bom para nenhuma das equipes no Brasileiro
- Empate tira o Vasco da zona de rebaixamento momentaneamente
Vasco e São Paulo empataram sem gols na tarde deste sábado, em São Januário, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo teve oscilações das duas equipes, mas o São Paulo teve mais chances de sair da partida com os três pontos. Isso porque Wellington Rato perdeu uma cobrança de pênalti. No rebote, James Rodríguez perdeu grande chance.
No fim, o resultado não foi bom para nenhuma das equipes. Talvez, um pouco para o time carioca. Com 27 pontos, o Cruz-Maltino saiu de forma momentânea da zona de rebaixamento. Contudo, poderá voltar ao fim da rodada. Já o São Paulo, chegou aos 35 pontos e atingiu a 10ª colocação na tabela. Os dois times voltam a campo pela competição somente no dia 18. O Vasco recebe o Fortaleza, enquanto o São Paulo visita o Goiás.
São Paulo é melhor, mas perde pênalti
O primeiro tempo começou equilibrado. O Vasco mostrou a sua habitual velocidade para chegar no ataque. Logo aos dois minutos, Marlon Gomes cobrou o escanteio curto e lançou na área em seguida. Vegetti pegou de primeira, mas a bola foi para fora. Era a primeira chegada do Vasco. O São Paulo, por sua vez, demorou para armar alguma jogada de ataque. Naqueles primeiros minutos, o Cruz-Maltino dominou as ações.
Ao ficar mais com a bola, o Tricolor do Morumbi equilibrou as ações, mas isso não significou boas jogadas de ataque. Pelo contrário, nenhuma das equipes viviam uma noite inspirada no ataque. As equipes até tentavam progredir nos lances de ataque, mas sempre que qualquer jogador passava pela intermediária, alguma falta era marcada. Ou seja, o jogo se concentrava no meio-campo.
O São Paulo, então, começou a colocar a bola no chão e a levar vantagem sobre o Vasco na partida. Lucas Moura sofreu uma falta na intermediária. Wellington Rato cobrou por baixo e por pouco não saiu o primeiro gol do jogo. Léo Jardim fez grande defesa. O Tricolor Paulista se animou e começou a trabalhar a bola e a rondar a área da defesa vascaína.
Foi então que James Rodríguez tentou tabelar com Lucas, mas Léo Pelé colocou a mão na bola dentro da área. O árbitro marcou. Wellington Rato foi para a cobrança, mas Léo Jardim pegou. Na sobra, James Rodríguez chutou para fora. Sem desanimar, o São Paulo ainda perdeu outra grande chance antes de terminar a primeira etapa. Lucas Moura recebeu bom passe e chutou cruzado, Léo Jardim salvou o Vasco novamente.
Vasco oscila e não marca
O Vasco começou melhor o segundo tempo. Desde os primeiros minutos, pressionou o São Paulo e não deixou a equipe treinada por Dorival Júnior respirar. Assim, aos oito minutos, saiu a melhor chance do Vasco no jogo. Paulinho enfiou a bola para Gabriel Pec, que finalizou na trave de Rafael. No rebote, Praxedes, na marca do pênalti, errou o gol e mandou para fora.
Depois da pressão inicial, o jogo voltou a ter baixa velocidade e muitas faltas. A chuva começou a cair com intensidade, o que também ajudou nesse período com poucos lances de perigo. Então, restou ao Vasco continuar tentando armar as jogadas de ataque. Marlon Gomes saiu e deu lugar ao francês Payet. Ramón Díaz desfez as jogadas em velocidade pelos lados.
E foi com o francês que o time cruz-maltino chegou ao ataque novamente. Depois de uma boa trama pelo lado direito, aos 26, Payet apareceu livre para cabecear. Contudo, a finalização foi no meio do gol e não saiu forte. Rafael fez a defesa sem maiores problemas. O São Paulo respondeu em uma cobrança de falta sofrida por Luciano. Lucas Moura cobrou sobre o gol de Léo Jardim.
Aos 32, o Vasco foi perigoso novamente. Payet roubou a bola na intermediária e avançou, chegou na frente de Rafael e tentou o drible. A defesa do São Paulo chegou e o francês recuou a jogada. Mais um lance de perigo. Mas quem passou a dominar o jogo no fim, foi o São Paulo. Embora não tenha criado nenhum lance de perigo, a não ser em um chute de Michel Araújo, o Tricolor pressionou o Vasco, mas o jogo não teve alteração de placar.