• Equipe cria muitas chances e domina o jogo
  • Erick Marcus, Pedro Raul, Nenê e Jair marcam
  • Adversário pouco criou e não ofereceu perigo

O Vasco não tomou conhecimento do Trem e passou por cima da equipe adversária aplicando uma goleada de 4 a 0, na noite desta quinta-feira, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela primeira fase da Copa do Brasil. Sem sequer dar chance ao time rubro-negro do Amapá, os comandados de Maurício Barbieri poderiam ter feito muito mais gols, já que criaram muitas chances durante toda a partida.

Erick Marcus foi o grande nome do jogo. Em uma linda jogada individual, marcou o primeiro gol vascaíno e seguiu criando chances. O destaque negativo ficou por conta de Pedro Raul que, embora tenha marcado o segundo gol, recebeu muitas bolas e perdeu um caminhão de gols, que poderiam deixá-lo entre os principais goleadores do momento no futebol brasileiro. Nenê entrou no segundo tempo e marcou um bonito gol. Jair fez, de pênalti, o gol que decretou a goleada.

Gols e chances criadas

O primeiro tempo foi todo de domínio vascaíno, do início ao fim. Criando muitas chances, a equipe de Maurício Barbieri adiantou as linhas e marcou pressão desde os primeiros minutos. Com jogadas em velocidade de um inspirado Erick Marcus, o Cruz-Maltino chegou ao primeiro gol com ele mesmo, aos 12 minutos.

Não demorou muito para o Vasco ampliar, com Pedro Raul, de peito, aos 28. Mas antes disso o time já havia perdido grandes chances na partida. O segundo gol foi um alívio para o centroavante que já havia tentado algumas vezes e, embora tenha marcado o seu quarto gol em sete partidas, o torcedor vascaíno sente que ele está devendo.

O Vasco deveria ter saído do primeiro tempo com um placar muito mais dilatado, mas o grande erro da equipe na partida foram as chances perdidas, principalmente as que foram longe do alvo. Então, os dois times foram para o intervalo com dois gols e a certeza de que a classificação já estava bem encaminhada.

Segundo tempo com mais chances

O segundo tempo foi conforme o primeiro. O Vasco com a bola na maioria do tempo e sufocando o time do Trem, que não tinham alternativa, a não ser se defender. O jogo ainda estava morno, quando Nenê entrou e cinco minutos mais tarde marcou um bonito gol de fora da área. A cobrança de escanteio foi mal batida, mas o meia correu atrás da bola, cortou para o meio e chutou.

O gol de Nenê, então, deixou o time muito mais ligado e com fome de gols. O Trem, por sua vez, cansou e ficou cada vez mais acuado em seu campo defensivo. Por isso, o Vasco passou a criar muitas chances. Pedro Raul seguiu perdendo gols, mas isso não se limitou somente ao centroavante. A parte do ataque vascaíno como um todo decepcionou no quesito finalização. Foram 32 durante os 90 minutos, mas somente 17 foram no gol.

Por fim, Jair se aventurou no ataque e invadiu a área driblando e foi derrubado, o árbitro, que havia ignorado uma mão na bola no lance anterior, deu pênalti. O próprio volante foi para a cobrança de deu números finais ao confronto. O Vasco agora aguarda o vencedor de Tuntum-MA e ABC-RN, que se enfrentam na próxima quarta-feira. Enquanto isso, o Cruz-Maltino recebe a premiação de R$ 1,7 milhão para somar com os R$ 1,4 milhão de participação no torneio.