• Jair entra no segundo tempo e faz o gol da vitória no Independência: 1 a 0
  • Coelho perde várias chances e ainda tem Maidana expulso na etapa inicial
  • Cruz-maltino joga a segunda etapa com um jogador a mais e vence outra

O Vasco sofreu, mas venceu o América-MG por 1 a 0, na noite desta segunda-feira, no Independência, em partida adiada da 15ª rodada do Brasileirão. Jair, aos 45 minutos do segundo tempo, marcou o gol do triunfo cruz-maltino. O Coelho dominou o primeiro tempo, com 13 finalizações contra nenhuma do time carioca, que contou com grandes defesas de Léo Jardim. No final da etapa inicial, porém, o lateral Maidana foi expulso após acertar o rosto de Vegetti com o cotovelo. A equipe de Ramón Díaz aproveitou a vantagem numérica na etapa final para pressionar. O bom volume ofensivo deu certo, com Jair desviando de calcanhar na falta cobrada por Paulinho.

Com o resultado, então, o Vasco chegou aos 26 pontos, saiu da zona de rebaixamento e subiu três posições na tabela. Ou seja, pulou do 18º para o 15º lugar na tabela de classificação. Então, Santos (24 pontos), Bahia (25) e Goiás (26, mas com uma vitória a menos) foram ultrapassados.

A equipe cruz-maltina, vale lembrar, estava na zona de rebaixamento do campeonato desde a sétima rodada, quando perdeu para o São Paulo fora de casa. Naquela ocasião, aliás, o time ainda era comandado por Maurício Barbieri. O Coelho, por outro lado, permaneceu no 19º lugar, com 17 pontos e a nove do Goiás, o primeiro time fora do Z-4 do Brasileirão.

América é superior, mas Maidana é expulso

Jogando em casa, o América-MG dominou as ações no primeiro tempo. Mesmo tendo menos posse de bola, o Coelho foi superior e criou mais oportunidades para abrir o placar no Independência. Do outro lado, o Vasco teve um desempenho apagado e saiu para o intervalo sem finalizar. A melhor chance da equipe mineira, aliás, aconteceu aos 30 minutos. Rodrigo Varanda recebeu na área e chutou cruzado na trave. A bola sobrou para Juninho, que cruzou, e Martínez finalizou para a grande defesa de Léo Jardim.

Além de desperdiçar oportunidades, o América perdeu Maidana expulso aos 50 minutos. Após a revisão do árbitro no monitor do VAR, o jogador do Coelho levou o cartão vermelho por dar uma cotovelada no rosto de Vegetti em disputa na linha lateral. Ao todo, foram 13 finalizações do time da casa, que parou em seis defesas de Léo Jardim, o melhor jogador vascaíno na etapa inicial. O time carioca teve muita dificuldade de superar a marcação adversária e pouco produziu na primeira etapa.

Vasco marca o gol da vitória no fim do jogo

Com um jogador a mais em campo durante toda a etapa final, o Vasco melhorou o rendimento e tomou conta da partida. A equipe de Ramón Díaz conseguiu finalizar 15 vezes após não chutar nenhuma bola no primeiro tempo. Explorando as bolas aéreas, o Cruz-Maltino pressionou o América em busca da vitória. No fim do jogo, depois de acertar a trave na cabeçada de Vegetti, o Gigante da Colina chegou ao gol salvador, aos 46 minutos. Paulinho cobrou a falta fechada da ponta esquerda, Jair se esticou para desviar na primeira trave e utilizou a parte externa do pé para balançar a rede. Assim, garantiu importante vitória vascaína fora de casa por 1 a 0.

Na próxima rodada, portanto, o Vasco visita o Santos, no domingo, em outro confronto direto na luta contra o rebaixamento. Já o América disputa o clássico mineiro contra o Cruzeiro.