• Hugo Moura fez o único gol do jogo em São Januário
  • Cuiabá teve algumas chances, mas pecou em finalizações
  • Vasco chega aos 40 pontos e mira o G-6 do Brasileirão

O Vasco venceu o Cuiabá por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, em São Januário, em jogo atrasado válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O Vasco não fez um bom jogo, mas contou com a sorte e com a má atuação de seu adversário para vencer e garantir mais três pontos no torneio. Hugo Moura, como dito acima, em um lance de sorte, fez o gol do time no segundo tempo. Após a cobrança de escanteio, João Victor cabeceou no braço de Marllon e a bola acabou sobrando para o volante marcar.

O resultado levou o Cruz-Maltino aos 40 pontos. Neste momento, a equipe carioca começa a mirar o G-6. Embora esteja a nove pontos do Internacional, o primeiro do grupo dos seis, há a possibilidade de criar novas vagas, como a de campeão da Copa Libertadores. O Botafogo, que é o líder, está na semifinal e com uma boa vantagem para o segundo jogo. Ou seja, cria uma nova vaga. A esperança vascaína é essa.

O Cuiabá, por sua vez, estacionou nos 27 pontos. O time do Mato Grosso está a cinco pontos do primeiro fora da zona. Portanto, há esperança. Na próxima partida, o Cuiabá recebe o Corinthians, na Arena Pantanal, no sábado. Já na segunda-feira, o Vasco recebe o Bahia, em São Januário.

Primeiro tempo morno

O primeiro tempo começou com o Cuiabá assustando o goleiro Léo Jardim. Lucas Fernandes recebeu em boas condições e arriscou para o gol. O arqueiro vascaíno fez boa defesa. Enquanto o Vasco tinha dificuldades para se organizar, o Cuiabá chegou mais uma vez aos 12 minutos. Filipe Augusto, assim como o seu companheiro, arriscou de fora da área, mas a bola foi para fora.

O jogo era muito truncado e ficou concentrado no meio-campo. Os dois times não levavam vantagem um sobre o outro e, por conta disso, a partida tinha poucos lances de perigo. O Vasco criou pela primeira vez aos 17 minutos. Depois de um cruzamento na área, Vegetti cabeceou muito fraco para fora do gol.

Na parte final do primeiro tempo, os dois times se soltaram mais. Vegetti recebeu um ótimo passe de Paulo Henrique, invadiu a área, mas demorou a finalizar e acabou travado pelo zagueiro. Bruno Alves cedeu o escanteio para o Vasco. Na cobrança, Vegetti escorou e Léo Pelé, da pequena área, chutou por cima do gol de Walter. Foi a melhor chance vascaína no jogo até então.

Antes dos acréscimos, foi o Cuiabá que pressionou o time da casa. Pitta recebeu lançamento, ajeitou para Fernando Sobral. O volante acertou na batida, que passou muito perto do gol de Léo Jardim. No lance seguinte, Isidro Pitta arriscou de fora da área muito longe do gol. Então, os dois times foram para o intervalo com o 0 a 0 no placar.

Hugo Moura decide

O segundo tempo começou com o Vasco tentando sair mais para o jogo. Mas foi o Cuiabá que chegou pela primeira vez com Gustavo Sauer. A finalização foi, contudo, sem perigo para o gol de Léo Jardim. Foi então que o Vasco respondeu e foi para cima do Dourado. Assim, meio que sem querer, o Cruz-Maltino chegou ao primeiro gol do jogo: na cobrança de escanteio, João Victor cabeceia no braço de Marllon, a bola sobra para Hugo Mouram que chuta sem chances para Walter.

O gol do Vasco mudou o semblante dos jogadores do Cuiabá. Mesmo assim, por conta da má partida vascaína, o time do Mato Grosso chegou com uma boa trama do ataque. Isidro Pitta ficou com a bola e arriscou de bico, mas errou o alvo. Minutos depois, Lucas Fernandes, em mais uma boa jogada do Dourado, finalizou para a boa defesa de Léo Jardim.

O Cuiabá era melhor no jogo e por isso começou a criar boas situações de gol. Aos 30 minutos, Gustavo Sauer arrancou com a bola dominada e, de fora da área, chutou para mais uma defesa de Léo Jardim. Embora melhor no jogo, o Cuiabá pecava muito nas finalizações, principalmente de seu principal jogador. Isidro Pitta teve mais uma chance. Desta vez, de cabeça. Mas a bola foi para fora.

A bola rondou a área vascaína nos minutos finais. Entretanto, com uma noite não tão boa dos jogadores de frente do Dourado, ficou mais difícil de levar algum perigo ao gol de Léo Jardim. Vale lembrar ainda que os jogadores desgastados ainda tentaram, mas fizeram muito pouco para chegar ao empate em São Januário.