- No Luso-Brasileiro vazio, Cruz-Maltino faz 1 a 0 e respira
- Jair cobra penalidade com categoria e garante o triunfo
- Time carioca, portanto, volta a ganhar após dez partidas
O Vasco aliviou a crise ao vencer o Cuiabá por 1 a 0, na noite desta segunda-feira, no estádio Luso-Brasileiro sem torcida, no encerramento da 12ª rodada do Brasileirão. O volante Jair, em cobrança de pênalti, marcou o gol do jogo, no segundo tempo.
Com o resultado, o Vasco chega aos nove pontos, sai do penúltimo lugar, ultrapassa o América-MG e fica a três do próprio Cuiabá. O Dourado, aliás, é o primeiro time do lado de fora da zona de rebaixamento, na 16ª posição do Brasileirão.
O Time da Colina, portanto, encerrou um jejum de 72 dias sem vitórias. Isso porque o Vasco não vencia há dez partidas, tendo seis derrotas seguidas. O último triunfo, inclusive, tinha sido no dia 15 de abril, na estreia pelo Brasileirão, por 2 a 1, sobre o Atlético-MG, no Mineirão. As informações são do site ‘Globo Esporte’.
Primeiro tempo sem muitas emoções
O jogo no Luso-Brasileiro começou morno e sem criatividade das duas equipes. Aliás, os goleiros Walter e Léo Jardim trabalharam pouco na primeira etapa. Pouco inspirado, o Vasco exagerou nos lançamentos longos para o ataque e facilitou a vida do Cuiabá, que estava bem postado no setor defensivo. A equipe visitante, aliás, foi ligeiramente superior e tentou chegar, principalmente, em lances pelos lados do campo.
Wellington Silva, por sinal, deu trabalho para a defesa vascaína. Ele até conseguiu algumas faltas perto da área, mas faltou capricho para deixar Deyverson em boa condição de arrematar a gol. Nos minutos finais, o Gigante da Colina colocou a bola no chão e pressionou o adversário. Aos 48 minutos, Alex Teixeira ajeitou a bola para a chegada de Gabriel Pec na área. No entanto, o jovem completou de primeira à esquerda do gol do Dourado.
Jair marca de pênalti e garante a vitória
No segundo tempo, o Vasco voltou melhor do intervalo e organizado em campo. Assim, conseguiu segurar os contragolpes do Cuiabá. Em lance decisivo da partida, o Cruz-Maltino conseguiu um pênalti a seu favor com o auxílio do VAR. Na jogada, Figueiredo foi derrubado na área ao levar um pisão de Raniele. Na cobrança, aos 32 minutos, Jair bateu no ângulo direito de Walter para garantir a vitória por 1 a 0.
O técnico António Oliveira fez várias mudanças no time do Cuiabá para dar um fôlego, e tentou pressionar nos últimos 15 minutos. No entanto, faltou criatividade ao Dourado, que insistiu demais no ‘chuveirinho’ na área. O treinador do time visitante ainda foi expulso ao levar dois cartões amarelos por reclamação. Após o apito final, os jogadores vascaínos comemoram bastante o resultado em sinal de alívio.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco mede forças com o líder Botafogo às 16h (de Brasília) de domingo, no Nilton Santos. No mesmo dia, às 18h30, o Cuiabá recebe o Santos, na Arena Pantanal.