• Cruz-Maltino marca com Matheus Carvalho e Vegetti
  • Fortaleza tem um homem expulso no primeiro tempo
  • Vasco chega aos 14 pontos e está em 14º lugar na tabela

O Vasco venceu o Fortaleza por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, em São Januário, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O Vasco vinha bem, mas dava espaços até que uma falta de Hércules em Adson, aos 39 do primeiro tempo, mudou a história do jogo. O cartão vermelho ao jogador do Fortaleza facilitou a vida do Cruz-Maltino, que aproveitou.

Matheus Carvalho marcou o primeiro gol ainda no primeiro tempo. Depois da jogada de David, a bola sobrou para o volante que soltou a bomba, sem chances para João Ricardo. O segundo gol saiu apenas na segunda etapa. Depois de uma grande pressão vascaína, Vegetti completou o cruzamento de Piton em um escanteio para fazer o segundo gol.

Com a vitória, o Vasco chegou aos 14 pontos e aparece em 14º na classificação geral. Vai precisar aguardar o fim da rodada para saber a sua real posição. Enquanto isso, o Leão do Pici tem 20 pontos e é o oitavo. Assim como o Vasco, vai precisar esperar o fim da jornada do Brasileirão neste meio de semana. Na próxima rodada, os dois times jogam no domingo. Enquanto o Vasco visita o Internacional, o Fortaleza recebe o Fluminense.

Vasco na frente

O primeiro tempo começou com os dois times se movimentando bastante. Vale lembrar que Vasco e Fortaleza protagonizaram uma grande disputa pela terceira fase da Copa do Brasil. As equipes empataram em 3 a 3 e o Cruz-Maltino levou a melhor nas penalidades máximas. Assim, com esse jogo ainda na cabeça dos jogadores, o confronto foi ficando disputado logo nos primeiros minutos.

Logo aos dois minutos, Vegetti finalizou pela primeira vez, mas sem força, a bola ficou com João Ricardo. Na resposta, Breno Lopes apareceu na segunda trave para chutar, mesmo quase sem ângulo e ganhar um escanteio. Após a cobrança, Britez fez o cabeceio correto e a bola passou muito perto do travessão de Léo Jardim.

Os minutos foram passando e o jogo seguia equilibrado. Foi então que, minutos depois de outra chegada de Vegetti, Lucero finalizou pela primeira vez no jogo. A bola foi com bastante perigo ao gol de Léo Jardim. O camisa 99 do Vasco ainda perdeu uma boa oportunidade aos 17 minutos de jogo. Contudo, o confronto mudou de direção quando Adson recebeu falta violenta de Hércules. O árbitro deu cartão vermelho direto, aos 39 minutos de jogo.

Aproveitando o homem a mais, o time vascaíno foi para cima com a missão de marcar antes do fim do primeiro tempo. E aconteceu. Aos 47 minutos, David recebeu na entrada da área, tentou limpar marcador, acabou caindo. A bola sobrou com Mateus Carvalho, que chutou forte, rasteiro e acertou o cantinho de João Ricardo para abrir o placar antes do intervalo.

Vegetti amplia

O segundo tempo começou com o Vasco partindo para cima do Fortaleza. Antes do primeiro minuto de jogo, Paulo Henrique fez a jogada pela direita e cruzou rasteiro, na medida para Vegetti finalizar. A bola passou por baixo de João Ricardo, mas bateu na trave. Depois do lance, o árbitro marcou o impedimento na jogada.

Aos cinco minutos, Vasco puxou o contra-ataque com David. O atacante limpou o marcador na entrada da área e tocou mais atrás para JP, que arriscou o chute de longe, mas João Ricardo defendeu. O Vasco era soberano na partida, mas não conseguia ser contundente em seus ataques. Girava a bola de um lado para outro.

Até que depois dos 15 minutos, a pressão aumentou e o ataque vascaíno passou a dar mais trabalho à defesa do Laion. Paulo Henrique, aos 16 minutos, chutou forte e no canto do goleiro Jão Ricardo, que fez a defesa. Na cobrança de escanteio, a bola veio do lado esquerdo. Assim saiu o segundo gol do Vasco. Vegetti não precisou nem pular para finalizar de cabeça e ampliar o marcador.

O Fortaleza ainda tentou fazer algo, mesmo com o 2 a 0 no placar. Mas Marinho e Breno Lopes não conseguiram finalizar com boas condições em suas chances. Erick Marcus, pelo lado do Cruz-Maltino, desperdiçou uma boa chance de ampliar. João Ricardo fez a defesa. Foi então que os dois times diminuíram o ritmo do jogo e esperaram o apito final.